Google+

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Fonoaudiologia & Odontologia – Juntas para o benefício de todos.


Problemas como falta de dentes, restaurações incorretas, próteses mal adaptadas ou com volume alterado, problemas na articulação têmporo-mandibular (ATM), provocam modificações adaptativas dentro de toda cavidade bucal do indivíduo repercutindo diretamente na fala. A articulação dos sons depende da posição da língua e da sua capacidade de se movimentar, da presença e da posição dos dentes, da movimentação dos lábios e das bochechas. Tendo-se o conhecimento da íntima relação entre a fonoaudiologia e a odontologia uma vez que ambas atuam diretamente sobre o sistema estomatognático, os motivos de encaminhamentos para tratamento fonoaudiológico estão mais relacionados às questões funcionais, nos casos das recidivas ortodônticas, na sua grande maioria a causa destas é decorrente da falta de acompanhamento fonoaudiológico.

O significado da palavra parceria é reunião de pessoas para um fim comum. Na parceria Odontologia e Fonoaudiologia a meta é a resolução dos problemas das pessoas que procuram o tratamento, especificamente, do sistema estomatognático. A terapia miofuncional (orofacial e cervical) é útil em muitas especialidades odontológicas e visa à correção das alterações motoras e sensoriais do sistema estomatognático, das funções de respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala, quando alteradas. A Fonoaudiologia tem como um de seus objetivos o restabelecimento destas funções visando o equilíbrio miofuncional e sobre tudo prevenir, habilitar ou reabilitar as funções estomatognáticas.

A Fonoaudiologia é, realmente, uma grande

aliada da Odontologia!


Dentre os tratamentos fonoaudiológicos realizados pela Dra. Roberta, os que tem maior inter-relação com a odontologia são:
  • Ações preventivas, especialmente no controle dos hábitos deletérios, incluindo desde a conscientização da necessidade da amamentação para o desenvolvimento da sucção até a intervenção na respiração oral. Em parceria com a Odontopediatria.
  •  Em parceria com os Cirurgiões Buco-Maxilo-Faciais, com a intervenção fonoaudiológica nos períodos pré e pós cirúrgico da cirurgia ortognática, atuando sobre as alterações da motricidade orofacial (e cervical).
  • Tratando a pressão incorreta da língua contra os dentes que pode comprometer a saúde do periodonto, demonstrando a ação da terapia junto à Periodontia.
  •  Reabilitação Oral, por meio de ajustes de mastigação e disfunções da articulação temporomandibular (ATM), bem como na musculatura para-protética.
  •  Em conjunto com a Ortodontia visando à correção das alterações motoras e sensoriais do sistema estomatognático, das funções de respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala, quando alteradas.


“Acreditando na conscientização de nós profissionais em relação às possibilidades e limitações de nossas especialidades, buscamos ajuda em outras, para melhor tratar os nosso pacientes. Dra. Roberta Pereira - Fonoaudióloga.”


Dra. Roberta Pereira - Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ

Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900

Nextel: 21 7712-4670 /ID:14*12367

dra.robertapereira@hotmail.com


terça-feira, 27 de novembro de 2012

Cuide da audição de seu bebê!!

Cuide da audição de seu bebê: esteja com sua vacinação em dia ao engravidar. A vacina da rubéola deve ser tomada pelo menos 6 meses antes de engravidar; realize as consultas e os exames do pré-natal; faça o teste da orelhinha no seu bebê logo após o nascimento: antes da alta da maternidade ou durante o primeiro mês de vida; amamente o bebê. Procure uma posição confortável, posicione a barriga do  bebê encostada à sua e procure deixá-lo o mais inclinado possível, para que não mame deitado; acompanhe o desenvolvimento do bebê, especialmente como ele está reagindo aos sons; mantenha a vacinação do bebê em dia e leve-o ao médico se ocorrerem inflamações no ouvido, nariz ou garganta; evite barulhos fortes perto dele. 


Dúvidas? Procure um Fonoaudiólogo. Nós podemos lhe ajudar!

Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 / ID:14*12367
Homepage: http://fonoaudiorj.wix.com/fonoaudiologia







segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Dúvidas? Procure um Fonoaudiólogo!


Dúvidas? Procure um Fonoaudiólogo. Nós podemos lhe ajudar!

Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 / ID:14*12367
Homepage: http://fonoaudiorj.wix.com/fonoaudiologia

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

E o que a Fonoaudiologia tem haver com o AVC?


Dependendo da localização da lesão o paciente que teve um AVC pode vir a ter sequelas que são da competência do fonoaudiólogo tratar, tais como: perda da capacidade de compreender ou formular a linguagem, dificuldade de articular bem as palavras, dificuldade para falar porque lhe faltam as palavras, fala fluente mas sem sentido para quem ouve, perda total da capacidade de falar, compreender, ler e escrever. Essas alterações caracterizam quadros de Afasias que é apenas uma das várias alterações tratadas pelos fonoaudiólogos nestes casos, considerando o alto comprometimento das funções neuromuscular, motora, sensorial, perceptiva e cognitivo-comportamental, o fonoaudiólogo irá propiciar a reabilitação das funções comprometidas parcialmente ou totalmente, dependendo do grau de comprometimento da área afetada. Vale lembrar que nestes casos o tratamento sempre é multidisciplinar, ou seja, com o envolvimento de vários outros profissionais também, cada um cuidando da sua área de competência em benefício do paciente.




Dúvidas? Procure um Fonoaudiólogo.
Nós podemos lhe ajudar!
Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 / ID:14*12367

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Comunicação eficiente a chave do seu sucesso


Saber comunicar bem é crucial para o seu sucesso pessoal e profissional. Aumente o seu poder pessoal com a sua comunicação, amplie a sua inteligência e use melhor os seus recursos para alcançar melhores resultados.

Uma comunicação eficaz é a ferramenta essencial para o seu sucesso.
Uma boa comunicação gera entendimento, aproxima pessoas e facilita a compreensão das mensagens. Já quando existe dificuldade em comunicar, o cenário é completamente diferente, surgem imensos problemas, tais como, desentendimentos entre pessoas, maus ambientes, tanto de trabalho como familiares, discussões e geralmente a dificuldade em comunicar é associada à falta de competência profissional, por isso é fundamental investirmos e valorizarmos a nossa comunicação.
Invista na sua comunicação e alcance os seus objetivos!!!



MANTENHA UMA POSTURA CORRETA
A postura utilizada é a primeira informação que passamos para os outros. É fundamental manter uma postura correta que transmita segurança. Evite andar com os ombros caídos porque transmite a ideia de ser uma pessoa tímida e pouco segura de si. Evite andar com a cabeça muito levantada porque irá transmitir a ideia de uma pessoa extremamente arrogante e com ar de superioridade. Mantenha uma postura o mais natural possível.
COMUNIQUE DE FORMA OBJETIVA
O discurso tem princípio, meio e fim, por isso é importante ter as suas ideias organizadas e manter o foco no tema central.

MANTENHA O OLHAR CONCENTRADO

É importante não desviar o olhar quando estamos a comunicar. Um olhar concentrado, para além de transmitir segurança, também demonstra atenção e entusiasmo. Se estiver a comunicar para uma plateia é importante que veja e seja visto por todos.

APRENDA A OUVIR
Saber ouvir é o fator mais importante para o sucesso na comunicação . Desenvolva a escuta ativa, porque a escuta ativa é a expressão de uma atitude de abertura ao diálogo, de respeito e consideração pelo interlocutor. Dê oportunidade aos outros de exporem as suas ideias e alcance a plenitude do relacionamento humano.
EXPESSE-SE COM CLAREZA

Seja você mesmo. A naturalidade acima de tudo. Ao comunicar seja natural, não existe melhor técnica do que a sua própria naturalidade. Utilize sempre um vocabulário adequado à pessoa ou ao publico em questão e preocupe-se em prenunciar bem as palavras, além disso também é importante discursar sempre a um ritmo adequado, nem muito lento, nem acelerado demais.

UTILIZE GESTOS ADEQUADOS
É importante usar sempre gestos moderados e adequados à linguagem. Utilize os gestos como complemento da sua mensagem.
CRIE EMPATIA
Habitue-se a sorrir, desenvolva o bom-humor e assim crie um agradável ambiente de interelação.
Alcance o seu sucesso!!!
Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 / ID:14*12367

terça-feira, 13 de novembro de 2012

A Fonoaudiologia no Tratamento do Ronco e Apnéia do Sono


O ronco é um ruído predominantemente inspiratório produzido pela vibração das partes moles da orofaringe . Normalmente a inspiração é iniciada pelos músculos da asa do nariz e propaga-se pela faringe , laringe e parede toráxica até alcançar o diafragma. E pode estar relacionado à obesidade, hábitos alimentares, cansaço e flacidez da musculatura que encontra-se na região de boca e pescoço.
Sabe-se que a flacidez de língua é uma das maiores responsáveis pelo barulho do ronco que ocorre a partir da vibração de estruturas amolecidas, podendo ser a língua, o palato mole (úvula) ou a musculatura existente no interior da garganta.


A Fonoaudiologia vem a cada dia contribuindo cada vez mais com o tratamento indicado ao paciente roncador.
Os exercícios fonoaudiológicos objetivam fortalecer a musculatura da garganta envolvendo a língua e o palato mole (parte posterior do céu da boca) podendo reduzir em até 40% a gravidade e os sintomas da apneia do sono -distúrbio que tem como características ronco alto e interrupções da respiração durante o sono.
Os exercícios devem ser feitos com a orientação de um fonoaudiólogo, em frente a um espelho. Para manter os resultados conseguidos na fase inicial, em que os exercícios são mais intensos, eles devem ser continuados todos os dias. Se forem interrompidos, os músculos voltam ao estado de fraqueza e flacidez, permitindo que a apnéia e o ronco retornem.
Ainda que esses exercícios não sejam uma solução definitiva para estes problemas, podem aliviar bastante o incômodo e melhorar a saúde de quem sofre com o ronco e a apnéia. Em alguns casos, os exercícios deverão ser feitos como um complemento a outros tratamentos (como o uso de placas para o maxilar, o CPAP ou a perda de peso).



Dicas da Fono:
  •        Ao deitar-se para dormir evite ficar de barriga para cima, prefira dormir na posição “de lado”. Ao deita-se de barriga para cima, você favorecerá para que sua língua ao relaxar durante o sono, “caia” para o fundo da boca, facilitando sua vibração e produção do ronco ao respirar. Com o tempo e o aumento da flacidez da língua, isto pode provocar a Apnéia do Sono, fazendo com que você tenha pequenas paradas respiratórias à noite, devido a língua “cair” muito ao fundo da boca.
  •          Abra sua boca na frente do espelho e tente enxergar sua “campainha” ( úvula) ao fundo da garganta. Se não conseguir é sinal de que sua língua está muito alta...este é o primeiro sinal que de a língua está em processo de flacidez. É comum neste caso, você ter a sensação que ela está maior, ocupando muito espaço na boca.
  •          Se não conseguir enxergar sua campainha naturalmente, comece diariamente a forçar baixar a língua na frente do espelho e deixá-la bem encaixadinha dentro da arcada dentária inferior, para que assim consiga ver a campainha ao fundo.
  •          Enquanto estiver com a boca fechada, deixe a ponta da língua sempre em contato com o céu da boca, logo atrás dos dentes centrais superiores, onde existem pequenas rugosidades no palato.
  •          Evite álcool, tranqüilizantes ou soníferos, pois, favorecem deixar a musculatura da língua muito relaxada e assim ficará mais vulnerável durante o sono à vibração excessiva provocando o ronco ou facilitará a ocorrência da Apnéia durante o sono.
  •          Lembre-se que a língua só possui músculos, e para mantê-la forte e bem posicionada na boca é fundamental fazer exercícios, colocá-la para trabalhar.


Dúvidas? Procure um Fonoaudiólogo. Nós podemos lhe ajudar!

Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 / ID:14*12367
Homepage: http://fonoaudiorj.wix.com/fonoaudiologia



segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O que a Fonoaudiologia pode fazer por você?


Veja como nós Fonoaudiólogos podemos lhe ajudar...


Se você se encaixa em alguma das questões apontadas procure um fonoaudiólogo e tire suas dúvidas!!!


Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451
Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 /ID:14*12367
dra.robertapereira@hotmail.com 

Homepage:fonoaudiorj.wix.com/fonoaudiologia
Blog:Fonoaudiologarj.blogspot.com.br




Sintomas das Doenças Degenerativas


Nas doenças degenerativas todos os tratamentos são importantes e fazem a diferença.
A equipe multidisciplinar composta na maioria das vezes de : Neurologista, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo entre outras especialidades que podem vir a complementar o quadro de profissionais que trabalham para amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida desses pacientes.

Um bom acompanhamento ajuda muito em todos os sentidos.

CUIDE-SE!!!






Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451
Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 /ID:14*12367
dra.robertapereira@hotmail.com 

Homepage:fonoaudiorj.wix.com/fonoaudiologia
Blog:Fonoaudiologarj.blogspot.com.br

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Fonoaudióloga RJ - Dra. Roberta Pereira.


*** Fonoaudiologia Clínica ***

*Avaliação, Diagnóstico, Tratamento e Prevenção na área Clínica. (Atendimento em consultório particular de diversas patologias fonoaudiológicas para todas as faixas etárias, Realização de atendimentos domiciliar para crianças e adulto com patologias neurológicas).  Para avaliação e tratamento, agende sua consulta!!






*** Fonoaudiologia Estética ***

*Avaliação, Tratamento e Prevenção na área de Estética 

Facial.
.

*** Fonoaudiologia Educacional ***

*Consultoria / Assessoria na área Educacional ( Realização 

de Palestras em Escolas, Triagens e Prevenção).



*** Fonoaudiologia Empresarial ***

*Consultoria na área Empresarial (Consultoria para Call 

Center, Assessoria para Profissionais da Voz e Executivos, 

Coaching em Comunicação)




*** Audiologia Ocupacional ***

*Consultoria na área Ocupacional
(Realização de palestras de apoio ao programa de prevenção e conservação auditiva em empresas e ou indústrias, Exames audiométricos ocupacionais).

Atendimento a todas as faixas etárias e com hora marcada.



Obtenha nossas propostas de serviços: Consultoria Escolar,

Consultoria em Call Center, Saúde Ocupacional e Consultoria 

Empresarial.


sábado, 3 de novembro de 2012

Reabilitação Vestibular (tonturas e desequilibrios)


Reabilitação Vestibular (tonturas e desequilibrios)

Quando uma pessoa apresenta dificuldade de equilíbrio, tonturas e ou vertigens  com ou sem mudança de posição, temos ai  alterações no labirinto (responsável pelo nosso equilíbrio)que são as Labirintopatias. Essas alterações acometem paciente de diversas faixas etárias, porém com incidência maior entre os 40 e 60 anos e com uma maior demanda no sexo feminino.


Suas principais características são: ao se levantar ou ao movimentar a cabeça sente tontura, com ou sem náuseas, zumbido, dor de cabeça, enxaqueca entre outros.
Essa alteração pode ocorrer inclusive em crianças que podem apresentar: enjôo em veículo em movimento, enxaqueca, baixo rendimento escolar por problemas de equilíbrio e muitas vezes esses problemas não são percebidos pelos pais como um problema vestibular. Seria de fundamental importância que os pais estivessem atentos à esses comportamentos infantis e que essas crianças fossem submetidas à uma avaliação otonoeurológica. Se constatado o problema deveriam ser encaminhados para a reabilitação vestibular o quanto antes melhor.

Algumas das causas de alteração vestibular: infecção, inflamação, neoplasia, doenças degenerativas, auto-imunes, vasculares, reumáticas, hormonais, psicogênicas, genéticas, metabólicas, iatrogênicas e posturais. Em função destes inúmeros fatores causadores de alteração no sistema vestibular é que, nos dias de hoje, encontramos em nossa população tantas pessoas com o principal sintoma que é a tontura.




A Reabilitação Vestibular / Tratamento e Fonoaudiologia

É feita através de exercícios para estimulação do sistema vestibular, com o objetivo de  reduzir os sintomas de desequilíbrio e tontura associado com patologia vestibular (doença ou desordem). Uma conduta muito comum é prescrever medicamentos para suprimir a função vestibular. Entretanto, em longo prazo, estes supressores podem interferir na habilidade de realizar adaptações necessárias. Além do mais, estas medicações podem causar cansaço extremo e limitar a capacidade do indivíduo de se manter ativo. A Reabilitação Vestibular fornecerá ao paciente exercícios adequados ao seu problema (terapia individualizada) que irão estimular e acelerar estes mecanismos de compensação, propiciando o restabelecimento do equilíbrio de forma mais rápida e ajudando o paciente a retornar as suas atividades diárias.
O tratamento de Reabilitação Vestibular dever ser acompanhado por um médico otorrinolaringologista. Quando o tratamento é baseado apenas em um único tipo de tratamento, seja ele etiológico (descobrir a causa do problema), medicamentoso (somente com o remédio antivertiginoso), dietético (dieta balanceada) ou somente de reabilitação por meio de exercícios individualizados os insucessos são muito frequentes. Daí a importância do acompanhamento de um otorrinolaringologista associado ao trabalho fonoaudiológico de Reabilitação Vestibular. As propostas de Reabilitação Vestibular podem ser aplicadas para qualquer faixa etária, inclusive para crianças portadoras de quadros labirínticos, havendo necessidade de adequar os exercícios à faixa etária.
Após ser feita uma avaliação otorrinolaringológica inclusive com o exame otoneurológico ou VECTOELETRONISTAGMOGRAFIA, inicia-se uma avaliação fonoaudiológica e um programa realizado por exercícios e manobras associados a um conjunto de medidas relacionadas a: mudança de hábitos, esclarecimentos sobre os sintomas e as alterações do equilíbrio. O tratamento dura de 2 a 3 meses, no início o paciente poderá sentir tonturas ou outros sintomas geralmente de leve intensidade na realização dos exercícios. Essas tonturas e esses sintomas com o tratamento tendem a desaparecer. É importante ressaltar que o paciente precisa ser disciplinado realizando inclusive os exercícios em casa.




ORIENTAÇÕES:

- Procurar evitar movimentos corporais bruscos e rápidos. O labirinto precisa do movimento do corpo para retomar seu funcionamento normal. Deve-se evitar passar a maior parte do tempo deitado ou sentado;

- Não suspender os exercícios se sentir tontura. No início, pode ser pior, melhorando com o passar do tempo;

- A melhora começa a surgir, em média, com um mês a um mês e meio de tratamento;

- As crises vertiginosas, embora desagradáveis, usualmente não são graves e não representam risco de vida;

- A disciplina e a tolerância na execução dos exercícios são fundamentais para a melhora. Quanto maiores à insistência e a regularidade, mais rápida a recuperação;

- Não sentir medo da tontura e sim, enfrentá-la;

- Atividades esportivas, como: nadar, jogar tênis, caminhar, hidroginástica e jogos de bola, favorecem a melhora;

- Os exercícios deverão ser repetidos 10 vezes cada, três vezes ao dia;

- Os exercícios que provocarem tontura terão que ser repetidos até não sentir mais tontura;

- A mudança no estilo de vida, como parar de fumar, não ingerir bebidas alcoólicas, diminuição da dose diária de café, evitar situações de estresse, ajudam significativamente na melhora.


Dúvidas? Procure um Fonoaudiólogo. Nós podemos lhe ajudar!

Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 / ID:14*12367
Homepage: http://fonoaudiorj.wix.com/fonoaudiologia