Google+

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A Fonoaudiologia e a sua voz. Dúvidas?


Própolis e gengibre fazem bem para a voz?

Própolis e gengibre têm efeito anestésico, mascarando a dor na garganta e dando uma sensação de alívio. Durante esta sensação, há redução da sensibilidade e não sentimos o esforço que estamos fazendo ao falar. Dessa forma, acabamos cometendo mais abusos vocais e piorando a rouquidão. Esses produtos também alteram a viscosidade e a quantidade de saliva, podendo dificultar a articulação dos sons da fala.


Mel, chá e gargarejo de folha de romã fazem bem para a voz?

Não há comprovação científica de que mel, chá e folha de romã tragam benefícios para a voz. Fazer gargarejo com limão e vinagre melhora a voz? Tanto o limão quanto o vinagre irritam a mucosa do trato vocal (caminho percorrido pela voz) e, portanto, não devem ser usados para fazer gargarejo.



Beber água faz bem para a voz?

Um corpo permanentemente hidratado significa pregas vocais hidratadas e com melhor flexibilidade e vibração. É indicado beber em média dois litros (8 a 10 copos) de água ao longo dia.



A ingestão de bebidas alcoólicas faz mal para a voz?

A ingestão de bebidas alcoólicas causa irritação em todo o trato vocal. Uma pequena dose de bebida alcoólica provoca, aparentemente, uma sensação de melhora da voz em decorrência da anestesia da região da faringe. Como há a redução da sensibilidade, não percebemos os abusos vocais que são cometidos.





Fumar prejudica a voz?

A fumaça agride todo o sistema respiratório, trato vocal e principalmente as pregas vocais, o que pode levar a uma irritação da mucosa, edema em pregas vocais e ao aparecimento de pigarro e de tosse em decorrência do aumento de secreção. Além disso, o cigarro é altamente nocivo à saúde.



 Tossir ou pigarrear “limpa” as pregas vocais?

A prática constante de tossir ou pigarrear pode causar lesões nas pregas vocais. Como reação ao atrito constante e buscando se protegerem do impacto, há um aumento da produção de muco na região das pregas vocais, o que atrapalha a emissão vocal e faz com que o indivíduo tenha vontade de pigarrear ou tossir novamente, tornando-se um ciclo vicioso. Para reduzir a produção de muco e assim eliminar a vontade de pigarrear ou tossir, é recomendada a ingestão de muito líquido e a inalação com vapor d’água para lubrificar as secreções. Engolir a saliva com força ou tomar vários goles de água também é uma boa estratégia para evitar o ato de pigarrear ou tossir.





Bebida gelada e sorvete fazem mal para a voz?

A maior parte das pessoas não sofre nenhum impacto ao ingerir bebidas geladas e/ou sorvete. Algumas pessoas têm mais sensibilidade às alterações de temperatura e, portanto, devem evitar o choque térmico. Se você não sente nenhum problema com alimentos e bebidas frias, pode ingeri-los sem preocupação. Os sorvetes que são derivados do leite aumentam a produção de secreção e devem ser evitados caso você necessite usar muito a voz após o consumo.



Dormir bem melhora a voz?

Ao dormir recarregamos as energias e a voz também depende dessa “bateria” para funcionar com mais potência. Quando acordamos a voz está um pouco diferente, geralmente, mais fraca, mais grave e a fala mais lenta. Após 15 a 45 minutos que estamos acordados, a voz já deve estar em seu padrão habitual. Quando temos uma noite de sono inadequada, a voz pela manhã fica mais “pesada”, grave e até mesmo rouca, demorando mais para retornar ao seu padrão habitual.




As roupas podem atrapalhar a qualidade vocal?

Roupas apertadas na região do pescoço e do abdome podem dificultar o movimento respiratório e restringir a movimentação muscular das estruturas, forçando o mecanismo da produção vocal. Saltos muito altos também podem induzir uma postura corporal mais tensa e, de modo indireto, tensão na produção da voz.




A voz envelhece?

Assim como todos os tecidos do corpo, a mucosa das pregas vocais também envelhece. Essas modificações ocorrem com a idade e são mais evidentes a partir dos 60 anos, com grande variação de pessoa para pessoa. A voz pode ficar mais fraca, mais trêmula, mais grossa nas mulheres e mais fina nos homens. Sendo assim, é importante a realização de atividades físicas, uma boa alimentação e exercícios vocais.

 A exposição ao ar condicionado prejudica a vibração das pregas vocais?

 O ar condicionado não prejudica a vibração das pregas vocais. Em geral, o ar condicionado resseca a mucosa do trato vocal, porque diminui a umidade do ar. Há pessoas que sentem mais os efeitos que outras, o que depende das características individuais de cada organismo, assim como do tempo de exposição. É recomendado ingerir bastante água e respirar exclusivamente pelo nariz.



Sprays e pastilhas melhoram a voz?

Cuidado com a utilização de sprays e pastilhas sem orientação médica! Assim como o álcool, eles têm efeito anestésico, reduzindo a sensibilidade e mascarando a dor e a sensação de esforço vocal, o que permite que abusos vocais sejam cometidos sem serem percebidos.






Alimentação mais adequada ajuda na saúde vocal?

A regularidade e o equilíbrio da alimentação ajudam na saúde como um todo e, consequentemente, na saúde vocal. Alimentos pesados e condimentados devem ser evitados, pois podem prejudicar a digestão, favorecer o refluxo gastroesofágico, provocar rouquidão e limitar a respiração necessária para o uso vocal.



O chocolate faz mal para a voz?

O chocolate e outros derivados do leite (queijos, iogurtes, etc.) aumentam o muco do trato vocal, atrapalhando a vibração das pregas vocais. Portanto, devem ser evitados caso você necessite usar muito a voz após o consumo. A competição sonora prejudica a voz? Com o ruído perdemos o controle da voz pela audição e, instintivamente para sermos entendidos, aumentamos o volume da voz e falamos com mais esforço.





É normal a voz mudar durante o dia?

A voz está intimamente ligada a nossa personalidade e expressa sentimentos, desejos e emoções. Do mesmo modo que a tensão do nosso corpo varia durante o dia, a voz também varia acompanhando nosso estado físico e emocional.





Devo sussurrar quando estou rouco para poupar a voz?

O sussurro em excesso pode prejudicar a laringe pela tensão necessária para bloquear o som natural da voz. Quando estamos sem voz o ideal é evitar falar e, se isso não for possível, procurar falar baixo abrindo bem a boca.



A voz que eu ouço quando falo é diferente da minha voz em uma gravação?

Quando escutamos a nossa voz no dia-a-dia, recebemos informações por via aérea (som da voz pelo ar) e por via óssea (vibração dos ossos do corpo), o que torna o som mais grave. A voz que ouvimos em uma gravação ocorre somente pela via aérea e se aproxima mais de como os outros nos escutam.





Mudanças bruscas de temperatura interferem na produção da voz?

As mudanças bruscas de temperatura - tanto do quente para o frio como do frio para o quente - causam uma alteração na vascularização e como defesa, as mucosas do trato vocal reagem ficando edemaciadas e aumentando a produção de muco.




Problema no estômago interfere na qualidade da voz?

Algumas pessoas sentem que após as refeições a voz piora, aumenta o pigarro e há retorno de líquido do estômago para cima. Estas pessoas independentemente de terem azia ou queimação, podem sofrer da doença do refluxo gastroesofágico. Como a laringe não está preparada para receber os líquidos do estômago, ela pode ficar inflamada ou irritada, prejudicando a voz e provocando rouquidão. Algumas estratégias para evitar o refluxo são comer pequenas porções de alimentos ao longo do dia e não dormir logo após alimentar-se, mantendo um jejum de 3 horas antes de deitar. Caso o refluxo seja constante, é recomendado procurar orientação médica.




Alergias, asma e bronquite podem causar rouquidão?

Toda e qualquer alteração das vias aéreas, dos pulmões ao nariz podem prejudicar a voz. A respiração está diretamente relacionada com a produção da voz, por isso é importante que o fluxo respiratório esteja livre e equilibrado. O ar que sai dos pulmões é o “combustível” (energia) responsável pela vibração das pregas vocais e produção da voz. Alergias nasais incham os tecidos do nariz e da garganta e podem exigir mais esforço para falar e controlar a instabilidade na voz. Asma e bronquite descontrolam a respiração e dificultam a coordenação da fala, assim como a projeção da voz no ambiente.





O estresse pode prejudicar a voz?

Quando estamos passando por situações de estresse físico e/ou mental, temos a tendência de enrijecer a postura e aumentar a tensão muscular de várias regiões do corpo. Uma das regiões mais afetadas é a cervical e, consequentemente, a musculatura que está envolvida na produção da voz. O estresse pode tornar a emissão vocal mais tensa e menos resistente quando se tem que falar por muito tempo.


 Problema na tireóide pode afetar a voz?

 A glândula tireóide fica sobre a laringe, logo abaixo da pele do pescoço. Os nervos que enviam estímulos para a movimentação das pregas vocais, a fim de controlar sua vibração e os ajustes de tom (fino ou grosso) passam por essa região. Nódulos na glândula tireóide podem comprimir os nervos e comprometer a atividade dos músculos responsáveis pela voz. O desequilíbrio dos hormônios produzidos por essa glândula também pode afetar a voz, deixando-a mais instável, rouca e grossa.

  


 Problema de audição pode prejudicar a voz?

Nós monitoramos a nossa voz por meio da audição. Ouvir bem é fundamental para controlar o tom, esforço e qualidade da voz. As pessoas com dificuldade de audição, ao falar, aumentam o volume da voz e muitas vezes, não percebem o esforço, apresentando maior risco de desenvolverem um problema vocal.



A voz pode mudar no período pré-menstrual?

Algumas mulheres sofrem da chamada síndrome de tensão pré-menstrual (TPM), com oscilação de humor (maior irritabilidade e sensibilidade) e inchaço corporal. Destas, uma porcentagem percebe que a voz fica mais instável, grossa e menos limpa nesse período. Observe no próximo ciclo menstrual, se sua voz altera nos 3 dias que antecedem o fluxo e logo após o início da menstruação. Se isso ocorrer, redobre a atenção para o uso correto da voz e não deixe de fazer seus exercícios vocais.





Dúvidas? Procure um Fonoaudiólogo. Nós podemos lhe ajudar!


Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 / ID:14*12367
Homepage: http://fonoaudiorj.wix.com/fonoaudiologia

A Fonoaudiologia na sua Qualidade de Vida.


Programe-se para ter algum tempo para cuidar de si: acordar e perceber seu corpo, respirar, alongar e hidratar-se pode ajudar a despertar e aumentar sua disposição. Uma boa estratégia é antecipar o horário do seu despertador.
Alimente-se com intervalos mais curtos, não esquecendo o café da manhã. Cuidar da alimentação prepara o seu corpo para enfrentar as atividades diárias.
Procure inserir algum exercício físico durante o seu dia: ele auxilia diretamente a sua respiração e pode afetar positivamente o seu humor, principalmente se for realizado com prazer. Nos outros momentos opte sempre por movimentar o seu corpo, evitando o sedentarismo.
Não se esqueça da hidratação! Andar com uma garrafa de água pode ser uma boa dica. Assim você se lembrará e controlará a quantidade de líquido ingerido.
Busque falar de frente para as pessoas, articulando os sons da fala. Assim, sua comunicação se tornará mais efetiva e não sobrecarregará a sua voz.
Reserve um tempo para fazer o que você gosta. Momentos de lazer, relaxamento ou qualquer outra atividade prazerosa podem auxiliar o autoconhecimento e tornar a rotina mais fácil de ser encarada.



Dúvidas? Procure um Fonoaudiólogo. Nós podemos lhe ajudar!


Dra. Roberta Pereira

Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 / ID:14*12367

Você já parou para pensar se...


- Sua voz fica ruim após um dia de trabalho?
- Fala competindo com o ruído durante seu trabalho?
- Sente falta de ar durante a fala?
- Ao falar nota a região do seu pescoço tensa?
- Tem o hábito de falar de costas para os alunos?
- Tem o costume de gritar para que outras pessoas te escutem?
- Bebe água durante o trabalho?
- Usa a voz frequentemente por períodos prolongados sem descanso?




FIQUE ALERTA E CUIDE DE SUA SAÚDE

SUA VOZ É MUITO IMPORTANTE!

Dúvidas? Procure um Fonoaudiólogo. Nós podemos lhe ajudar!

Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 / ID:14*12367



quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Fonoaudiologia Estética


As tão indesejadas marcas de expressão do rosto também podem ser alvo do trabalho de fonoaudiólogos. Ao fazer exercícios para modificar o uso da musculatura facial, é possível deixar o rosto mais jovem. Além de combater as linhas de expressão, esses exercícios ajudam a melhorar a aparência flácida, o olhar caído e os lábios frouxos. A contração exagerada dos músculos é responsável pelo aparecimento das marcas ao redor da boca. A tensão muscular marca e pele e, conseqüentemente, facilita o aparecimento das rugas. Mas ao mesmo tempo, algumas regiões deixam de ser trabalhadas porque mastigamos, respiramos, engolimos ou até falamos errado. O grande objetivo das sessões é harmonizar o rosto, aumentando ou ativando certos músculos por meio do alongamento ou relaxamento facial.

A Fonoaudiologia Estética destina-se aos indivíduos que evitam procedimentos que causam dor, alergia ou problemas de coagulação, aqueles que fizeram cirurgia bariátrica (redução do estomago) e atletas. Preventivamente pode iniciar-se aos 20 ou 30 anos e como tratamento a partir dos 40 anos. Pessoas mais velhas que queiram diminuir rugas ou linhas de expressão ou até mesmo para complementar o tratamento dermatológico ou plástico também podem se beneficiar do tratamento.
Existem algumas contra-indicações como: pele com acnes, quem fez ou faz tratamento a base de isotretinoina via oral, durante os primeiros 6 meses após cirurgia da face, bioplastia.

Tendo como base a Motricidade Orofacial, ela objetiva:

• Harmonizar o estético e o funcional;
• Adequar a postura, a respiração, a mastigação, a deglutição e fala;
• Equilibrar as forcas musculares da face e pescoço;
• Minimizar ou eliminar as mímicas faciais exacerbadas ou inadequadas;
• Fortalecer e sustentar a face;
• Proporcionar aquisição de hábitos saudáveis orofaciais e cervicais.




"A abordagem terapêutica da Fonoaudiologia é voltada para quem busca rejuvenescimento facial"


A idéia das sessões de Fonoaudiologia Estética, portanto, é ensinar a relaxar os músculos, bem como tonificar aqueles que não são tão usados, para que escapem da flacidez. Assim como no resto do corpo, não é bom que a musculatura do rosto fique fortalecida ou flácida demais. A escassez ou o excesso de mímica facial pode provocar o desgaste de fibras elásticas e colagenas, o que leva ao aparecimento de marcas de expressão. Por isso, é preciso buscar equilíbrio.



Alguns movimentos que podem causar o envelhecimento precoce:

Sucção: Está diretamente relacionada com a respiração e mastigação. O desvio nessas áreas pode causar flacidez na face. Comum em fumantes.
Respiração: A forma errada como respiramos pode trazer alterações em toda face, principalmente, na região das maçãs do rosto e nariz. Pessoas com rinite, que respiram pela boca precisam também de tratamento médico.

Fala: É relacionada com linhas ao redor dos lábios e testas. Quem faz caretas ou franze a testa ao falar pode causar essas marcas de expressão.


É importante enfatizar que é feita uma avaliação detalhada do paciente e em cima desta é formulado um plano terapêutico individual. Por essa razão, tenha cuidado! Não faça exercícios indicados a uma amiga, eles podem fortalecer uma musculatura que você precisa relaxar, por exemplo, acentuando ainda mais as marcas de expressões tão indesejadas.


O tratamento consiste em sessões semanais de 45 minutos à uma hora, na qual são feitos movimentos para soltar, alongar e aquecer a musculatura facial, seguidos de manipulação e exercícios indicados para cada caso. Mulheres e homens com idade a partir dos 25 anos podem procurar esse procedimento, já que a partir dessa idade a pele começa a diminuir a produção de colágeno e elastina, o que compromete o fortalecimento e a sustentação da face. Ainda assim, a fonoaudiologia estética garante resultados para pessoas de qualquer idade.

Dúvidas? Procure um Fonoaudiólogo. Nós podemos lhe ajudar!

Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 / ID:14*12367
Homepage: http://fonoaudiorj.wix.com/fonoaudiologia



quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Disglossias



A Disglossia consiste em uma dificuldade na fala ocasionada por alterações anatômicas e/ou fisiológicas dos órgãos fonoarticulatórios (língua, palato, arcada dentária ou nos lábios).

Algumas das causas de disglossia:

  •   Malformações congênitas craniofaciais
  •   Transtornos do crescimento que afetam diretamente os órgãos da fala
  •  Anomalias adquiridas como conseqüência de lesões na estrutura orofacial ou extirpações cirúrgicas.
  •  Má oclusão por malformações;
  •  Atresia ou ressecção mandibular;
  •  Lábio leporino com ou sem fissura palatina; Traumatismos craniofaciais;
  •  Véu palatino paralisado, alongado ou fissurado; anquiloglossia; glosectomia; 
  • Paralisia da língua e alterações na cavidade nasal.





Determinadas situações podem estar associadas ao quadro de disglossia acentuando-o como déficit intelectual e hipoacusia.

O Fonoaudiólogo faz a verificação das estruturas relacionadas a fala , analisando sua competência, considerando sua forma, tamanho e inter-relação entre elas assim como seu funcionamento durante a articulação.
A Disglossia por apresentar variadas causas por consequência também apresenta diversos tratamentos adequados as características de cada caso. Podendo assim, necessitar de um tratamento multidisciplinar ou não.
Profissionais que podem estar envolvidos no tratamento dependendo de cada caso: Cirurgião Plástico e Reconstrutivo, Ortodontista, Fonoaudiólogo, Pediatra, Otorrinolaringologista e Psicólogo.
Mas em todos os tipos de tratamento o objetivo principal é sempre melhorar a produção da fala, corrigindo cirurgicamente ou não os órgãos articulatório alterados, suas causas e consequências.

Dúvidas? Procure um Fonoaudiólogo. Nós podemos lhe ajudar!

Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 / ID:14*12367
Homepage: http://fonoaudiorj.wix.com/fonoaudiologia

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013