Os distúrbios de aprendizagem manifestam-se
como dificuldade para integrar os elementos simbólicos percebidos na unidade de
uma palavra ou frase. Alterações no aprendizado da linguagem escrita,
relaciona-se com os aspectos morfossintáticos e semântico da língua (Disortografia) e ainda a alteração se relaciona com o traçado ou gestos
gráficos (Disgrafia).
Requisitos para a escrita:
- Desenvolvimento da inteligência
- Desenvolvimento da linguagem
- Desenvolvimento neurológico
- Desenvolvimento sócio afetivo
- Desenvolvimento sensório motor
DISGRAFIA
A Disgrafia é uma alteração na escrita
normalmente ligada a problemas
perceptivos motores, caracteriza-se pela dificuldade motora, letra ilegível
(letra feia, irregular) má organização da escrita, ou seja, ocorre uma incoordenação dos movimentos gráficos,
levando a um transtorno no ato motor que afeta a forma da escrita. Leva a
formação de uma letra feia, difícil de
ser compreendida, as vezes não podendo ser lida pela própria pessoa que a escreve.
Características:
- Incoordenação de movimentos
- Repasses, Traços, Rasuras, Cadernos sujos, Letras de difícil compreensão
- Orelhas nos cadernos e livros, Mau uso do espaço gráfico, Traçados fortes
- Escrita desorganizada, Páginas amassadas, furadas por tentar apagar erros
- Insegurança, Isolamento ou perfil hiperativo, Agressividade
- Cai e tropeça muito, Deixa objetos cair com facilidade
- Dificuldade para vestir–se e calçar–se
- Imagem corporal deficiente entre outras.
DISORTOGRAFIA
“Disortografia - Perturbação que afeta as
aptidões da escrita e que se traduz por dificuldades persistentes e recorrentes
na capacidade da criança em compor textos escritos. As dificuldades centram-se
na organização, estruturação e composição de textos escritos; a construção
frásica é pobre e geralmente curta, observa-se a presença de múltiplos erros
ortográficos e má qualidade gráfica.” (Pereira, 2009).
A Disortografia consiste em uma escrita não
necessariamente disgráfica, mas com numerosos erros ortográficos, que se manifestam
logo que tenham adquirido os mecanismos
da leitura e escrita. É um distúrbio no qual a criança escreve de forma errada
devido a um déficit que a mesma apresenta na via fonológica.
A consciência fonológica é deficitária e por
isso apresenta muita dificuldade em associar o grafema (letra) com o fonema (som).
Características:
- Erros ortográficos
- Representações múltiplas
- Omissões, Substituições, Acréscimos, Inversões de grafemas (letras)
- Confusões entre letras parecidas
- Problemas de ligações lógicas de idéias ( subordinação e coordenação)
- Erros na percepção visual
- Falhas na atenção, não permitindo a fixação do grafema (letras) e fonemas (som)
Tratamento
Depois de uma avaliação fonoaudiológica o profissional
irá traçar um plano de tratamento para que a disortografia e /ou a disgrafia
não se torne uma vilã na aprendizagem. É importante que haja uma intervenção
fonoaudiológica o quanto antes, evitando-se assim o fracasso escolar.
O fonoaudiólogo poderá desenvolver um
atendimento preventivo antes mesmo do terceiro ano (antiga 2ª série). Quanto antes o tratamento com um fonoaudiólogo
melhor será o prognóstico!
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Nós podemos
lhe ajudar!
Dra. Roberta
Pereira
Fonoaudióloga
- Crfa.10822/RJ
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