Google+

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Paralisia Facial - Esclarecendo dúvidas!

O que causa a paralisia facial?
Há dois tipos de paralisia facial: a periférica, que atinge o nervo facial (lesão fora do cérebro) e pode ser causada por traumas, tumores, infecções ou fatores desconhecidos; e a central (lesão no cérebro), causada por acidente vascular cerebral (derrame), traumatismos cranianos e tumores cerebrais.


Como podemos diferenciar os dois tipos de paralisia facial?
Na paralisia facial periférica, apenas um lado da face ou toda a face é afetada. Na paralisia facial central, só a região inferior da face (região da boca e do nariz) fica paralisada. Na presença de uma paralisia facial, é importante procurar o médico para que sejam realizados o diagnóstico e o tratamento adequados.


Como o fonoaudiólogo atua na Paralisia Facial?
O fonoaudiólogo atua nos dois tipos de paralisia facial. O trabalho é feito em equipe, com médicos otorrinolaringologistas e neurocirurgiões. O principal objetivo do fonoaudiólogo é reabilitar as funções de fala, mastigação, deglutição, sucção e expressão facial (essencial para a comunicação humana). Os músculos da face são manipulados para que consigam “reaprender” as funções desempenhadas por eles antes da lesão. O trabalho fonoaudiológico deve ser iniciado o mais precocemente possível, com o objetivo de evitar a atrofia muscular.


www.sbfa.org.br




Dúvidas? Procure um Fonoaudiólogo.
Nós podemos lhe ajudar!
Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 / ID:14*12367

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Por favor aguarde a liberação do mesmo.