Google+

sábado, 31 de agosto de 2013

GAGUEIRA

Gagueira é uma perturbação da fala, de origem psicomotora, que se caracteriza por repetição de sons e sílabas ou paradas involuntárias, ou seja, por interrupção da fala por inseguranças, excitações e bloqueios em todas as situações de comunicação, inclusive na leitura.  
A gagueira é um distúrbio multifatorial. Pode ter origem genética, orgânica, psicológica e/ou social.
Sempre é possível melhorar da gagueira, não importando a idade do paciente ou a gravidade da gagueira. Apesar de a gagueira ser um distúrbio de fluência, as consequências da gagueira vão além da fala. A relação com os familiares, o convívio social, o desempenho escolar, o desempenho profissional e a saúde emocional podem ficar muito comprometidos devido à gagueira. Por isso, a gagueira é um problema sério e deve ser tratada.


Somente quando o falante assume a gagueira, consegue enfrentar suas limitações e tirar o melhor proveito possível de suas capacidades. Muitas vezes, a vida de uma pessoa que gagueja se concentra em torno de seu distúrbio de fluência, o que faz com que sua auto-estima seja muito baixa. Para se sentir melhor, o indivíduo se sente encorajado a negar a gagueira.

A gagueira é feita por um conjunto de fatores que formam um iceberg, não conseguir falar fluentemente é só a ponta do iceberg, por isso, o tratamento para a gagueira muitas vezes é feito com psicanálise, onde o gago aprende mais sobre si mesmo e passa a sentir-se melhor com a sua dificuldade.

Alguns casos de gagueira podem ser curados em semanas, outros podem demorar meses ou anos, tudo vai depender de quanto tempo o indivíduo é gago e da sua gravidade.


Estratégias para melhorar a fala:

 - Diminuição da "velocidade de fala"
Diversos estudos já comprovaram que a redução da "velocidade de fala" diminui a ocorrência da gagueira. Para aprender a falar mais devagar, é necessário treinar a diminuição da "velocidade de fala" na leitura e na fala espontânea. No início, a diminuição da velocidade de fala é voluntária, mas, com o treino, vai se tornando cada vez mais automática.

- Aumento no uso de pausas silenciosas
A utilização de um maior número de pausas na fala também é uma estratégia eficiente para diminuir a ocorrência da gagueira. Entretanto, se as pausas forem muito numerosas, muito frequentes ou muito longas, a fala também vai soar pouco fluente. Por isso, o treino é organizado para que a pessoa que gagueja aprenda a utilizar mais pausas na fala, mas em quantidade, frequência e duração adequadas.

- Suavização
A pessoa que gagueja, muitas vezes, utiliza um excesso de tensão muscular para articular os sons da fala. Quando isso ocorre, percebe-se que há excesso de esforço físico para falar, que se manifesta principalmente nos bloqueios, nas repetições e nos prolongamentos. A suavização consiste em aprender a articular os sons da fala com menor tensão muscular.
Treinar para automatizar o uso de uma menor tensão muscular durante a fala. No início, a diminuição da tensão muscular é voluntária, mas, com o treino, vai se tornando cada vez mais automática. O treino envolve a prática da suavização na leitura e na fala espontânea.


É de grande importância salientar que a pessoa que possui gagueira precisa de ajuda profissional e normalmente iniciando através do tratamento fonoaudiológico que procura enfocar a aprendizagem motora de técnicas a serem usadas durante a fala. Algumas pessoa também necessitam de  tratamento psicológico que  tende a enfocar os aspectos emocionais que interferem na fala da pessoa que gagueja e ainda há aqueles que podem vir a precisar de tratamento medicamentoso. Todos são considerados tratamentos complementares.

Dúvidas? Procure um Fonoaudiólogo.
Nós podemos lhe ajudar!

Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 / ID:14*12367
Homepage: http://fonoaudiorj.wix.com/fonoaudiologia
Blog: http://www.fonoaudiologarj.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Por favor aguarde a liberação do mesmo.