Google+

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

A Audiometria e o Audiograma






A audiometria é um exame que avalia a audição das pessoas e deve ser realizado  pelo profissional especializado: o Fonoaudiólogo. Quando detecta qualquer anormalidade auditiva permite medir o seu grau e tipo de alteração, assim como orienta as medidas preventivas ou curativas a serem tomadas, evitando assim o agravamento.

Os resultados do exame de audiometria são inseridos e ilustrados num tipo de gráfico, chamado AUDIOGRAMA.
O Audiograma irá nos fornecer a leitura do nível de audição e tipo de perda auditiva da pessoa, levando em consideração qual é o nível mínimo audível (limiar auditivo) que a pessoa escuta e em qual frequência (graves, médias ou agudas).
No Audiograma ilustrado, pode – se observar que do lado esquerdo estão as frequências graves (mais grossas; 250Hz, 500Hz), no meio estão as frequências médias (1000Hz, 2000Hz, 3000Hz) e do lado direito as frequências agudas (finas; 4000Hz, 6000Hz e 8000Hz). Para cada tipo de som, existe um nível mínimo de audição, que é medido em Decibel (dB).

Para uma audição ser considerada dentro de um padrão de limiares auditivos normais, é preciso que esteja ouvindo todos os sons (graves, médios e agudos) num nível mínimo de 20dB em todas essas frequências.

Quando traçamos a curva audiométrica mediante o resultado da audiometria, todos os sons que estão abaixo da curva, podem ser percebidos pelo indivíduo, porém todos, os sons que estiverem acima da curva, não serão ouvidos. É exatamente nessa região (acima do gráfico audiométrico) que está concentrada a perda auditiva da pessoa, consequentemente todos os sons que estão aí concentrados e ilustrados neste audiograma não serão ouvidos.


Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 / ID:14*12367
Homepage: http://fonoaudiorj.wix.com/fonoaudiologia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Por favor aguarde a liberação do mesmo.