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sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O Desenvolvimento Motor da Criança.


O amadurecimento do sistema nervoso e os estímulos ambientais permitem que o bebê vá, ao longo do primeiro ano, adquirindo um progressivo domínio do seu corpo e se comece a relacionar com o meio que o rodeia.
Um bom desenvolvimento motor repercute na vida futura da criança nos aspectos sociais, intelectuais e culturais, pois ao ter alguma dificuldade motora faz com que a criança se refugie do meio o qual não domina, conseqüentemente deixando de realizar ou realizando com pouca freqüência determinadas atividades.
Rápidas mudanças no desenvolvimento ocorrem durante os primeiros 24 meses após o nascimento e influenciam dramaticamente por toda a vida. As mudanças evolutivas que ocorrem durante esse período são resultado de complexo desenvolvimento neurológico, o qual é influenciado por fatores genéticos e ambientais.
Cada criança apresenta seu padrão característico de desenvolvimento, pela influência sofrida em seu meio. Durante os primeiros anos de vida os progressos em relação ao desenvolvimento costumam obedecer a uma seqüência ordenada, mas existe considerável variabilidade individual, de acordo com cada criança.
Do ponto de vista motor, quase tudo o que um adulto necessita para viver será adquirido durante o primeiro ano de vida. São doze meses em que a criança vivencia as origens dos movimentos. Entre 1 e 3 meses, ela começa a sorrir e imita alguns movimentos e expressões faciais dos adultos. Entre 4 e 7 meses, consegue sentar. De pé, se apoiada, sustenta o peso do corpo com as pernas e consegue transferir objetos de uma mão para outra. Até 1 ano, fica em pé e pode dar alguns passos sem apoio. A partir daí, só aprimora o que já sabe: correndo, chutando bola, subindo e descendo escadas, vestindo-se, levando o garfo à boca, para citar algumas das habilidades motoras mais comuns.


Na ausência de sinais severos, como nos casos de paralisia cerebral e retardo mental, um número significativo de crianças com história de prematuridade vem apresentando sinais de distúrbios de aprendizagem, dificuldades de linguagem, problemas de comportamento, déficits de coordenação motora e percepção viso-espacial na idade escolar. De acordo com isso, foram constatados em estudos que a estimulação sensório motora em recém-nascidos de risco favoreceu a adequação de seus padrões motorestrazendo grandes benefícios para o desenvolvimento global dessas crianças.
Devemos estimular o bebê por meio de movimentos globais para que role para ambos os lados. Oferecemos brinquedos grandes, simétricos, cores intensas ou que provoquem contrastes intensos e de diferentes texturas para podermos desenvolver a linha média corporal e as vias sensoriais das mãos e dos pés.
Utilizamos também brinquedos sonoros para percepção de lateralidade. No entanto, todo e qualquer brinquedo deverão ser interagidos com o bebê e não apenas demonstrados para que observe, pois desta forma não ganharão desenvolvimento motor de elevação de braços e pernas. O ambiente e o espaço são primordiais para que o bebê possa se movimentar globalmente sem barreiras que geralmente os berços oferecem, por isso o indicado são os tapetes no chão.
Com a estimulação precoce previnem-se deformidades e atrasos que influenciarão no futuro de uma criança. 

A Fonoaudiologia traz benefícios para o desenvolvimento Infantil

A  fonoaudiologia traz benefícios ao desenvolvimento infantil, porque engloba o desenvolvimento (motor, oral, cognitivo e lingüístico) normal e patológico da criança, que são noções importantes para a estimulação correta em cada idade. Além disso, auxilia na prevenção do aparecimento de problemas que possam surgir e no tratamento precoce de um bebê.  
Através de avaliações com técnicas especializadas se detecta a etapa do desenvolvimento que o bebê ou criança se encontra.  A partir da avaliação, se necessário, pode-se iniciar o atendimento fonoaudiológico com o objetivo de estimular as funções não adquiridas detectadas na avaliação. Nesta fase, os pais são orientados em como lidar com o problema encontrado e a forma na qual eles irão auxiliar durante todo o processo de aquisição e/ou reestruturação funcional.  

Objetivo da estimulação sensório motor precoce:

  • Estimular o desenvolvimento sensório motor da criança;
  • Estimular o desenvolvimento motor da criança de acordo com sua idade;
  • Prevenir a instalação de deformidades na coluna vertebral e membros;
  • Prevenir a perda de massa óssea, massa muscular e atrofias;
  • Estimular o desenvolvimento da fala e linguagem da criança;
  • Estimular o desenvolvimento da musculatura responsável pela deglutição e mastigação;
  • Desenvolver pratica de hábitos de vida diária como higiene pessoal, alimentação, vestuário e locomoção.


Dúvidas? Procure um Fonoaudiólogo. Nós podemos lhe ajudar!

Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 / ID:14*12367
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