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terça-feira, 18 de setembro de 2012

Triagem Auditiva Escolar


A audição exerce papel fundamental nas etapas do desenvolvimento infantil, garantindo informações que propiciam a aquisição da linguagem oral, assegurando a integridade do desempenho educacional, além de preservar os aspectos individuais, sociais e psíquicos da criança.
Alterações auditivas nesta fase podem acarretar muitas dificuldades no desenvolvimento global da criança, porque interferem na sua capacidade de perceber a fala, o que, por sua vez, pode resultar na deficiência do desenvolvimento da sua fala e linguagem, na redução do aproveitamento escolar e em distúrbios no seu desenvolvimento social e emocional, mas o quanto antes forem detectadas, melhores serão as condições de reabilitação para a normalização de suas potencialidades, já que um tratamento precoce pode ser realizado antes de maiores prejuízos.
 A deficiência auditiva mínima que não trás praticamente nenhum prejuízo a um adulto, pode representar dificuldades importantes para as crianças, como não perceberem todos os fonemas igualmente e não ouvirem a voz fraca ou distante. Geralmente estas crianças são consideradas desatentas e costumam pedir para que os outros repitam o que disseram. Além disto, uma perda leve trás o handicap de se perder alguns sons da fala, como as consoantes surdas (/s/, /p/, /t/, /k/, /f/, /th/, /sh/), que precisam de um mínimo de energia, onde em conversação rápida, caem abaixo do limiar de audição normal.

Crianças com perda auditiva leve a moderada podem apresentar:

- atrasos em termos de rendimento escolar, tais como: repetência, desatenção
as aulas, hiperatividade gerando dificuldades na aquisição de habilidades de
novos conhecimentos;
- problemas significativos de capacidade verbal, leitura globalizada, matemática e síntese fonêmica;
- dificuldade de discriminação auditiva na presença de ruído-fundo competitivo;
- quanto ao desenvolvimento mental Q.I. levemente rebaixado;
- diminuição da capacidade de concentração em um determinado som na
presença de outros (atenção seletiva);
- déficit quanto as habilidades fonológicas e articulatórias, realizando na fala
várias omissões e substituições fonêmicas;
- retardo na aquisição da linguagem com incidência duas vezes mais em
crianças com perda auditiva leve em comparação com crianças de audição
normal;
- diferenças de localização da fonte sonora, bem como de lateralidade;
- inadaptação social, agressividade ou retração de comportamento ou
hiperatividade.




A IMPORTÂNCIA DA TRIAGEM AUDITIVA ESCOLAR E O PROGRAMA DE SAÚDE AUDITIVA NAS ESCOLAS:

A detecção e identificação precoce da deficiência auditiva leve permite um trabalho imediato, oferecendo condições para o desenvolvimento da fala adequada, linguagem social estruturada. A triagem auditiva escolar tem o objetivo principal não de diagnosticar a perda auditiva, mas sim examinar um grande número de indivíduos, sem sintomas aparentes, no sentido de identificar aqueles que possam ter a perda, para com isto encaminhá-los a realizar procedimentos mais elaborados, a fim de alcançar diagnósticos precisos e tentar sanar ou minimizar os efeitos que a perda auditiva pode acarretar  nos processos de aprendizagem. A triagem deve ser feita em crianças na  pré-escola até o 5º ano (antiga 4ª série).
É possível realizar as avaliações audiométricas através da implantação de um Programa de Saúde Auditiva na própria escola, o que facilita aos responsáveis que não precisam se deslocar com as crianças para a realização do exame e garante uma assessoria especializada nos moldes do Sistema Americano (onde a triagem auditiva é obrigatória na rede escolar desde 1927). A implantação desse Programa de Saúde Auditiva em Escolas faz com que a Escola que adota esse Programa tenha um diferencial das outras, permitindo assim que haja um menor número de dificuldades no aprendizado e logo um menor número de repetência escolar. O Programa de Saúde Auditiva nas Escolas identifica precisamente e eficientemente alunos com dificuldade auditiva. Além disso, após a realização de exames mais detalhados e a identificação da perda o Fonoaudiólogo desenvolve um trabalho de orientação aos pais e professores.
Toda deficiência auditiva que não é detectada e tratada a tempo, faz com que o desenvolvimento educacional, intelectual, lingüístico, cognitivo e principalmente social da criança seja bastante prejudicado.

Para que seu filho tenha um bom desenvolvimento no aprendizado escolar, é necessário que ele escute bem!


Dra. Roberta Pereira - Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 /ID:14*12367
dra.robertapereira@hotmail.com




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