Google+

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Afasias

Afasia é a perda da função da linguagem tanto falada quanto escrita, após aquisição de maneira normal das mesmas. Ela normalmente aparece como seqüela de um AVC, quando este se localiza próximo a área da linguagem, mas também pode ter como causas: doenças infecciosas como a meningite, tumores, doenças degenerativas como a esclerose múltipla, epilepsia, traumatismo cranioencefálico entre outras.

As afasias se diferenciam pela localização da lesão e apresentam características distintas. Sendo elas:

Afasia de Broca – com lesão localizada próxima a área do processamento da linguagem, onde ocorre a produção da fala e sua compreensão.
Suas características são: dificuldade em falar, entonação vocal prejudicada, ritmo lento e articulação tensa, escrita comprometida, porém a compreensão da linguagem encontra-se preservada. Essa síndrome é também dita como afasia não fluente, de expressão ou motora. Os pacientes têm consciência do seu problema. Aqui a o que é prejudicada é a expressão (a articulação das palavras faladas) e não a compreensão. Pois corresponde a área motora da linguagem.
O prognóstico é bom quanto à recuperação de parte da linguagem falada, que ocorre lentamente.

Afasia de Wernicke – com lesão localizada na área do conhecimento, interpretação e associação das informações.
Suas características são: dificuldade na compreensão da linguagem, a fala é fluente e faz pouco sentido, mas sua maior dificuldade está na compreensão. Apresenta dificuldade na memória, em narrar fatos, em alguns casos pode ocorrer perda da escrita e da leitura compreensiva, dificuldade para nomear objetos, animais, cores entre outros e pode ocorrer parafasias que é a troca dos nomes dos objetos de sons parecidos ou semelhança nas funções. Essa síndrome é também denominada afasia fluente, de recepção ou sensorial.
O prognóstico da Afasia de Wernicke é grave, principalmente quando ocorrem também alterações da compreensão somadas a um jargão não semântico.

Afasia de Condução - a expressão espontânea, oral ou escrita acontece de forma natural, porém, com muitas parafasias e dificuldade para repetir as palavras que lhe são propostas. A compreensão da linguagem oral e escrita tem poucas alterações.

Afasia Global – é a total perda da capacidade lingüística por conseqüência de lesão na área da linguagem. Apresenta perda da compreensão, fala leitura e escrita. Pode ocorrer em pacientes com demência de Alzheimer e nas demências vasculares.
O prognóstico é bem mais delicado.




O Tratamento Fonoaudiológico

Consiste na estimulação das capacidades da linguagem oral e escrita através de exercícios que são elaborados em plano terapêutico conforme a necessidade de cada indivíduo. O tempo de tratamento depende da extensão das lesões e da freqüência com que acontecem as sessões.

É sempre possível melhorar a afasia, embora o nível dos resultados possa depender de alguns fatores como extensão da lesão, motivação e idade do doente e de suas condições gerais de saúde. Portanto não desanime! 


Dúvidas? Procure um Fonoaudiólogo. Nós podemos lhe ajudar!

Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 / ID:14*12367
Homepage: http://fonoaudiorj.wix.com/fonoaudiologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Por favor aguarde a liberação do mesmo.