Google+

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Fonoaudiologia & Odontologia – Juntas para o benefício de todos.


Problemas como falta de dentes, restaurações incorretas, próteses mal adaptadas ou com volume alterado, problemas na articulação têmporo-mandibular (ATM), provocam modificações adaptativas dentro de toda cavidade bucal do indivíduo repercutindo diretamente na fala. A articulação dos sons depende da posição da língua e da sua capacidade de se movimentar, da presença e da posição dos dentes, da movimentação dos lábios e das bochechas. Tendo-se o conhecimento da íntima relação entre a fonoaudiologia e a odontologia uma vez que ambas atuam diretamente sobre o sistema estomatognático, os motivos de encaminhamentos para tratamento fonoaudiológico estão mais relacionados às questões funcionais, nos casos das recidivas ortodônticas, na sua grande maioria a causa destas é decorrente da falta de acompanhamento fonoaudiológico.

O significado da palavra parceria é reunião de pessoas para um fim comum. Na parceria Odontologia e Fonoaudiologia a meta é a resolução dos problemas das pessoas que procuram o tratamento, especificamente, do sistema estomatognático. A terapia miofuncional (orofacial e cervical) é útil em muitas especialidades odontológicas e visa à correção das alterações motoras e sensoriais do sistema estomatognático, das funções de respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala, quando alteradas. A Fonoaudiologia tem como um de seus objetivos o restabelecimento destas funções visando o equilíbrio miofuncional e sobre tudo prevenir, habilitar ou reabilitar as funções estomatognáticas.

A Fonoaudiologia é, realmente, uma grande

aliada da Odontologia!


Dentre os tratamentos fonoaudiológicos realizados pela Dra. Roberta, os que tem maior inter-relação com a odontologia são:
  • Ações preventivas, especialmente no controle dos hábitos deletérios, incluindo desde a conscientização da necessidade da amamentação para o desenvolvimento da sucção até a intervenção na respiração oral. Em parceria com a Odontopediatria.
  •  Em parceria com os Cirurgiões Buco-Maxilo-Faciais, com a intervenção fonoaudiológica nos períodos pré e pós cirúrgico da cirurgia ortognática, atuando sobre as alterações da motricidade orofacial (e cervical).
  • Tratando a pressão incorreta da língua contra os dentes que pode comprometer a saúde do periodonto, demonstrando a ação da terapia junto à Periodontia.
  •  Reabilitação Oral, por meio de ajustes de mastigação e disfunções da articulação temporomandibular (ATM), bem como na musculatura para-protética.
  •  Em conjunto com a Ortodontia visando à correção das alterações motoras e sensoriais do sistema estomatognático, das funções de respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala, quando alteradas.


“Acreditando na conscientização de nós profissionais em relação às possibilidades e limitações de nossas especialidades, buscamos ajuda em outras, para melhor tratar os nosso pacientes. Dra. Roberta Pereira - Fonoaudióloga.”


Dra. Roberta Pereira - Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ

Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900

Nextel: 21 7712-4670 /ID:14*12367

dra.robertapereira@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Por favor aguarde a liberação do mesmo.