Google+

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Dispraxia




É uma disfunção motora neurológica que impede o cérebro de desempenhar os movimentos corretamente. É a chamada "síndrome do desastrado". 
A criança "dispráxica" tem uma falta de organização do movimento. É possível confundir-se, às vezes, com a debilidade motora, pelo qual é necessário um bom diagnóstico. Não há lesão neurológica.

As áreas que sofrem mais alterações são as do esquema corporal e a orientação temporo-espacial. Em alguns casos a linguagem não é afetada, a criança com dispraxia apresenta fracasso escolar, pois a escrita é a área mais comprometida.

Crianças com dispraxia podem aprender a digitar com destreza e rapidez, assim, com o uso do computador, o fracasso escolar pode ser superado, considerando que a parte cognitiva não é afetada.

Existem experiências em andamento que jogos com a tecnologia kinect possam ajudar muito, pois em alguns casos, a falta de progresso pode estar mais relacionada com a baixa auto-estima e o receio de exposição ao fracasso, assim, o treinamento com esses equipamentos tem trazido algum resultado.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dispraxia


Alguns tipos de dispraxia são:



  • Dispraxia motora – Incluem dificuldades ao nível do esquema corporal e atraso na organização motora (vestir, comer, etc.). Pode, igualmente, estar associada à lentidão, imprecisão e dificuldades de planificação de movimentos simples: quando se chama vulgarmente uma criança de desajeitada ou atrapalhada;
  • Dispraxia espacial - Caracterizada por uma desorganização do gesto, do esquema corporal e das relações com o espaço. Podem surgir, dificuldades de seriação e classificação, bem como de utilização de conceitos (ex: alto, baixo, etc.);
  • Dispraxia postural - Dificuldades na postura, que se refletem num movimento realizado sem ritmo e com pouco controle;
  • Dispraxia Verbal: perturbação do desenvolvimento da linguagem que se caracteriza por um déficit da fala: déficit fonológico, fonético e na implementação do programa motor da fala.
 


Os sintomas de dispraxia geralmente são:


·        problemas de equilíbrio,

·        falta de coordenação motora,

·        dificuldade em se orientar em determinado espaço,

·        dificuldades de aprendizagem,

·        entidão na hora de falar e

·        falta de força muscular.





Várias são as causas atribuídas a dispraxia, como a hereditariedade, traumas ou lesões sofridos pelo cérebro, que o impedem de funcionar de maneira normal.

Tratamento para dispraxia:

O tratamento para dispraxia é feito através de terapia ocupacional, fisioterapia e fonoaudiologia. Essas técnicas irão melhorar tanto os aspectos físicos da criança, como a força muscular e o equilíbrio, e também os aspectos psicológicos, proporcionando mais autonomia e segurança.  Deste modo, a criança terá um melhor desempenho nas atividades diárias, relações sociais e saberá lidar com as limitações impostas pela dispraxia.


 
Dúvidas? Procure um Fonoaudiólogo.

Nós podemos lhe ajudar!

Dra. Roberta Pereira

Fonoaudióloga e Consultora em Comunicação

Crfa.10822/RJ

Fonoaudiologia Clínica (Avaliações, Diagnósticos e Tratamentos) Consultório: 21 2143-3451

Blog: http://www.fonoaudiologarj.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Por favor aguarde a liberação do mesmo.