Google+

domingo, 20 de julho de 2014

Mastigação e seu desenvolvimento



A mastigação é uma função condicionada e aprendida e, conseqüentemente, necessita de treino. Este treino deve ser iniciado logo que o pediatra começa a introduzir alimentos na dieta do bebê.


  
Nas sopinhas, os legumes devem ser amassados com garfo e oferecidos na colher. Engana-se quem pensa que quanto mais facilitar a consistência dos alimentos que oferece ao seu filho mais o estará ajudando. Ao contrário, quanto mais os pais puderem oferecer alimentos com sabores e consistências variadas, melhor poderá ser o desenvolvimento dos músculos, ossos e dentes de seus filhos.
A criança necessita, fundamentalmente, mastigar para continuar tendo um bom desenvolvimento das suas estruturas orais. Aos dois anos, a sucção deixa de ter total importância para este desenvolvimento, podendo prejudicá-lo.


É fundamental que a criança possua os dente em bom estado de conservação e que não haja alterações quanto ao encaixe dos dentes superiores com os inferiores. Tudo isso favorece e é indispensável para que a criança consiga mastigar adequadamente.


Algumas vezes, a criança pode evitar comer algum tipo de alimento porque sente dor ou algum desconforto, ou ainda porque seus dentes não conseguem triturar bem o alimento. É importante que os pais saibam que isso pode ocorrer para ficarem atentos, e não simplesmente substituírem um alimento por outro, mais fácil de ser mastigado.*

O crescimento do osso é conseqüência de manifestações funcionais e do crescimento de outros tecidos circundantes. O osso se modifica conforme as cargas mecânicas e, portanto, sua forma é um diagrama de forças.
A pressão mastigatória condicionando padrões fisiológicos é um dos estímulos para o crescimento harmonioso e para a manutenção da saúde oral durante a vida.

Fonte: * Livro Amamentação, Hábitos Orais e Mastigação – Patrícia Junqueira ** Livro Ortopedia Funcional dos Maxilares – Wilma Simões

Dúvidas? Procure um Fonoaudiólogo!
Nós podemos lhe ajudar!
Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga e Consultora em Comunicação
Crfa.10822/RJ
Fonoaudiologia Clínica (Avaliações, Diagnósticos e Tratamentos) Consultório: 21 2143-3451
Blog: http://www.fonoaudiologarj.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Por favor aguarde a liberação do mesmo.