Google+

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Rouquidão: perda da qualidade vocal, esforço na voz, disfonia, perda de voz.

Na maioria das vezes, rouquidão é causada por problemas nas cordas vocais, com mudanças no tom ou na qualidade da voz, ou a dificuldade de produzir som ao tentar falar, e a voz pode soar fraca, muito ofegante, estridente ou áspera.
Como ocorre?

Pequenas alterações nas cordas vocais prejudicam sua vibração normal, que produz o som. Estas alterações podem ser causadas pelo uso excessivo ou abuso da voz, como gritar ou cantar; por gripes e resfriados; tosse crônica; alergias; inalação de substancias irritantes; consumo combinado de bebidas alcoólicas e cigarros; e câncer da garganta ou laringe. A rouquidão pode ser de aguda (curto prazo) ou crônica (longo prazo).


Cuidados

É necessário o descanso das cordas vocais. Ações como chorar, gritar, falar ou cantar em excesso podem piorar o problema. O processo de cura pode levar dias ou até semanas. Sussurrar pode pressionar ainda mais as cordas vocais, então só fale o necessário.
Não use medicamentos sem prescrição médica. A ingestão de líquidos pode oferecer um alivio, além de hidratar.


Diagnóstico

Quando a rouquidão persiste ou ocorre frequentemente é necessário procurar um médico, que se orienta pela história clínica do paciente e pela realização de exames complementares e específicos, como a estroboscopia.


Marque um exame e saiba o estado de suas cordas vocais. 

Dependendo do problema o fonoaudiólogo deverá ser consultado.

Cuide-se bem!!

Fonte: Ceol - Otorrinos.




Dra. Roberta Pereira - Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ


Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 99926-9900


E-mail: dra.robertapereira@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Por favor aguarde a liberação do mesmo.