Google+

sábado, 18 de janeiro de 2014

DESVIO FONOLÓGICO

É um distúrbio na comunicação humana, caracterizado pela dificuldade em usar adequadamente os sons da fala, com ocorrência de erros na seleção, produção ou articulação dos sons. Os desvios mais comuns são omissões, substituições e distorções dos sons da fala.

São características de uma criança com desvio fonológico:

. Fala apresentando erros resultantes, principalmente, de desvios consonantais quando comparados à pronúncia adulta;

. Limiares tonais dentro dos padrões de normalidade;

. Compreensão adequada da linguagem oral;

. Capacidade intelectual adequada para o desenvolvimento da linguagem falada;

. Ausência de anormalidade anatômica ou fisiológica no mecanismo de produção da fala.

Perguntas Frequentes:

Quais as implicações de um Desvio Fonológico para a criança?

As dificuldades na produção dos sons da fala interferem no desempenho escolar ou profissional e na comunicação social.
Os desvios fonológicos podem trazer dificuldades para as aquisições futuras. Estudos recentes revelam que, mesmo ocorrendo melhoras com a idade, alguns destes indivíduos têm futuramente um desempenho inferior em tarefas que envolvam fala, leitura, soletração e consciência fonológica.

Como é a terapia para os Desvios Fonológicos?

Neste tipo de desvio, o Fonoaudiólogo aplica princípios fonológicos ao tratamento da criança com dificuldades. Tendo como base a natureza sistemática da fonologia, a terapia é caracterizada por atividades conceituais que facilitam a apropriação dos padrões fonológicos por parte da criança.

Como identificar as crianças com Desvios Fonológicos no ambiente escolar? 

São crianças com dificuldade em usar os sons da fala esperados para o estágio do desenvolvimento, apropriados para a idade e dialeto do indivíduo (por ex.: erros na produção, uso ou organização dos sons, tais como, mas não limitados a, substituições de um som por outro ou omissões de sons, tais como consoantes finais).


No Transtorno Fonológico severo, a fala da criança pode ser relativamente ininteligível até mesmo para os membros de sua família. Formas menos severas do transtorno podem não ser percebidas até que a criança ingresse na Educação Infantil ou nas primeiras séries escolares, onde provavelmente terá dificuldade para ser entendida por pessoas fora de sua família. 

Fonte:www.fonologica.com.br



Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 / ID:14*12367
Homepage: http://fonoaudiorj.wix.com/fonoaudiologia
Blog: http://www.fonoaudiologarj.blogspot.com.br/ —
em Rua Manuela Barbosa n 01 sala: 401 - Méier - RJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Por favor aguarde a liberação do mesmo.