* Dislalia é um distúrbio da fala, caracterizado pela dificuldade em articular as palavras. Basicamente consiste na má pronúncia das palavras, seja omitindo ou acrescentando fonemas, trocando um fonema por outro ou ainda distorcendo-os ordenadamente. A falha na emissão das palavras pode ainda ocorrer em fonemas ou sílabas. Assim sendo, os sintomas da Dislalia consistem em omissão, substituição ou deformação dos fonemas. É uma patologia que deve ser tratada o quanto antes principalmente quando relacionada com crianças na fase escolar, pois pode vir a prejudicar a criança no desempenho escolar principalmente no período de alfabetização. É um distúrbio que atinge tanto as crianças quanto os adultos.
* Disgrafia é o transtorno da escrita, de origens funcionais, chamada normalmente de letra feia. A criança disgráfica é vítima de transtornos que provém ora do plano motor, ora do plano perceptivo, ora do plano simbólico. A dificuldade de integração visual-motora dificulta a transmissão de informações visuais ao sistema motor. A criança vê o que quer escrever, mas não consegue idealizar o plano motor. Sua escrita é nitidamente diferente da escrita da criança normal.
A escrita disgráfica pode observar-se através das seguintes manifestações:
• Os traços pouco precisos e incontrolados;
• O falta de pressão com debilidade de traços ou traços muito fortes que vinquem o papel;
• As letras não diferenciadas nem na forma nem no tamanho; Letras ilegíveis;
• A escrita desorganizada engloba não só as irregularidades e falta de ritmo das letras, mas também toda a escrita
• A realização incorreta dos movimentos de base que iniciam a escrita de uma letra, podendo ter ligação com alterações espaciais.
Mas atenção o Disgráfico não apresenta somente uma das características citadas isoladamente, mas sim um conjunto contendo algumas delas!!
*Disortografia é um distúrbio da escrita na qual a mesma se apresenta com diversos erros ortográficos repetidamente em séries escolares nos quais esses erros já não são mais comuns de ocorrer.
Exemplos de casos de disortografia:
• Troca de letras que se parecem sonoramente: faca/vaca, chinelo/jinelo, porta/borta.
• Confusão de sílabas como: encontraram/encontrarão.
• Adições: ventitilador.
• Omissões: cadeira/cadera, prato/pato.
• Fragmentações: en saiar, a noitecer.
• Inversões: pipoca/picoca.
• Junções: No diaseguinte, sairei maistarde.
*Discalculia é definida como uma desordem neurológica específica que afeta a habilidade de uma pessoa de compreender e manipular números. A discalculia pode ser causada por um déficit de percepção visual. O termo discalculia é usado frequentemente ao consultar especificamente à inabilidade de executar operações matemáticas ou aritméticas. Crianças ou adolescentes portadoras de discalculia são incapazes de identificar sinais matemáticos, montar operações, classificar números, entender princípios de medida, seguir sequências, compreender conceitos matemáticos, relacionar o valor de moedas entre outros.
Algumas manifestações apresentadas pela pessoa com discalculia:
• Lentidão extrema na realização das atividades aritméticas;
• Dificuldades de orientação espacial;
• Dificuldades para lidar com operações matemáticas (adição, divisão, subtração, multiplicação);
• Dificuldade de memória de curto e longo prazo;
• Dificuldades em seguir ordens ou informações simultaneamente;
• Dificuldades com a contagem através de cardinais e ordinais;
• Problemas em visualizar um conjunto dentro de um conjunto maior, entre outras.
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