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segunda-feira, 30 de julho de 2012

Atraso de Linguagem

É um distúrbio de linguagem na criança pequena, em geral é determinado comparando-se o funcionamento de linguagem desta com o da mesma idade com desenvolvimento "normal". Os sinais de um distúrbio de linguagem mudam ao longo do tempo, uma vez que levamos em consideração o crescimento e desenvolvimento das crianças. O atraso de linguagem é o problema de desenvolvimento mais comum em pré-escolares e pode se correlacionar com distúrbios posteriores de aprendizagem.
Entre outras provas, é identificada via avaliação do número de palavras faladas e compreendidas, já que aos 2 anos o vocabulário expressivo mínimo é de 50 palavras com combinações de 2-3 palavras. Metade das crianças com atraso de fala aos 24-30 meses podem apresentar atraso severo entre 3-4 anos.
Caracteriza-se pela ausência ou retardo no aparecimento da linguagem oral. Crianças que até um ano e meio não dizem palavras isoladas ou que aos dois anos não formam frases devem ser avaliadas. O Atraso de linguagem pode ser sinal de algum problema como deficiência mental, deficiência auditiva, falta de estímulos, problemas psicológicos, problemas neurológicos ou uma superproteção dos pais adiantando ou adivinhando a vontade da criança fazendo com que ela não tenha necessidade de se comunicar. Ele pode gerar transtornos cognitivos, sociais e emocionais que repercutem no processo escolar e na vida da criança.
Essas crianças devem ser encaminhadas à avaliação fonoaudiológica, para definição das categorias lingüísticas em déficit, orientação familiar e possíveis encaminhamentos para otorrinolaringologista, neurologista, psicólogo ou outros profissionais que se façam necessários.
Os atrasos de linguagem podem acarretar dificuldades em toda a vida do sujeito, pois a aquisição de linguagem acontece como uma continuidade durante todo o desenvolvimento.


Principais características das etapas do desenvolvimento da Linguagem:

Idade (meses)
Aspectos gerais do desenvolvimento
0-6
Vocalizações sem a intenção do uso da fala
6-9
Vocalizações com características de fala - utiliza entoação, ritmo e tom.
9-10
Pré-conversação - sua fala já imita o diálogo do adulto com pausas para a resposta
11-12
Compreende algumas palavras, agrupa sons e sílabas.
12-18
Primeiras palavras funcionais
18-24
Aparecimento de frases com duas palavras, frases negativas e interrogativas, utilização do plural.
24-30
Frases com 3 elementos: nenê come pão
30-36
Frases com 4 elementos, utilizando conjunções, flexões de gênero, número e pronomes...
36-42
Já é capaz de fazer um dialogo estruturado, utilizando frases subordinadas (porém e porque) e comparativas como mais que. Começam a aparecer frases no futuro.
42-54
As estruturas gramaticais utilizadas nas frases ficam mais complexas e parecidas com o discurso do adulto
54
Seu discurso é igual ao do adulto utilizando estruturas gramaticais complexas. Apreciação de piadas e adivinhações e a utilização de palavras com duplo significado: manga da camisa e a fruta.







Segue aqui dicas para ajudar na estimulação da criança que podem ser feitas nas atividades do dia a dia:

•Use frases curtas e palavras de fácil compreensão para a criança. Garanta uma plena compreensão para só depois exigir um expressão oral. Primeiro ela compreende para depois começar a se expressar. 

•Aguarde, observe e as intenções que a criança está manifestando. Dê oportunidade e tempo para estas manifestações e procure não agir antes dela.

•Mantenha a proximidade física e o contato face a face. Abaixe-se para ficar de frente para a criança.

•Dê nome aos objetos e as ações realizadas. Não dê apelidos às pessoas e/ou objetos, e não repita os "apelidos" que a criança inventa para denominar o que está ao seu redor. Não fale no diminutivo.

•Dê valor às brincadeiras de imitação e faz de conta.

•Crie situações nas quais a criança necessite falar.

•Proporcione convívio com os outros grupos sociais, escolas, clubes e parques.

•Tenha brinquedos apropriados para a idade da criança e que favoreçam as interações.

•Conte histórias curtas. Utilize livros com figuras bem representativas.

  • Brinque bastante com a criança e divirta-se!

Procure a opinião de um fonoaudiólogo, caso a criança esteja apresentando dificuldades. A prevenção é o ideal. Se a criança for muito novinha, nem sempre é preciso um tratamento sistemático. Neste caso, poderá ser feito um acompanhamento (de tempos em tempos).

 Tudo depende das características do quadro. Cada caso é um caso, mas orientação é fundamental!!


Dúvidas? Procure um Fonoaudiólogo. Nós podemos lhe ajudar!

Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 / ID:14*12367
Homepage: http://fonoaudiorj.wix.com/fonoaudiologia



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