Entre outras provas, é identificada via avaliação do número de palavras faladas e compreendidas, já que aos 2 anos o vocabulário expressivo mínimo é de 50 palavras com combinações de 2-3 palavras. Metade das crianças com atraso de fala aos 24-30 meses podem apresentar atraso severo entre 3-4 anos.
Caracteriza-se pela ausência ou retardo no aparecimento da linguagem oral. Crianças que até um ano e meio não dizem palavras isoladas ou que aos dois anos não formam frases devem ser avaliadas. O Atraso de linguagem pode ser sinal de algum problema como deficiência mental, deficiência auditiva, falta de estímulos, problemas psicológicos, problemas neurológicos ou uma superproteção dos pais adiantando ou adivinhando a vontade da criança fazendo com que ela não tenha necessidade de se comunicar. Ele pode gerar transtornos cognitivos, sociais e emocionais que repercutem no processo escolar e na vida da criança.
Essas crianças devem ser encaminhadas à avaliação fonoaudiológica, para definição das categorias lingüísticas em déficit, orientação familiar e possíveis encaminhamentos para otorrinolaringologista, neurologista, psicólogo ou outros profissionais que se façam necessários.
Os atrasos de linguagem podem acarretar dificuldades em toda a vida do sujeito, pois a aquisição de linguagem acontece como uma continuidade durante todo o desenvolvimento.
Principais características das etapas do desenvolvimento da Linguagem:
Idade (meses)
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Aspectos gerais do desenvolvimento
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0-6
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Vocalizações sem a intenção do uso da fala
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6-9
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Vocalizações com características de fala - utiliza entoação, ritmo e tom.
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9-10
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Pré-conversação - sua fala já imita o diálogo do adulto com pausas para a resposta
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11-12
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Compreende algumas palavras, agrupa sons e sílabas.
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12-18
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Primeiras palavras funcionais
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18-24
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Aparecimento de frases com duas palavras, frases negativas e interrogativas, utilização do plural.
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24-30
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Frases com 3 elementos: nenê come pão
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30-36
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Frases com 4 elementos, utilizando conjunções, flexões de gênero, número e pronomes...
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36-42
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Já é capaz de fazer um dialogo estruturado, utilizando frases subordinadas (porém e porque) e comparativas como mais que. Começam a aparecer frases no futuro.
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42-54
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As estruturas gramaticais utilizadas nas frases ficam mais complexas e parecidas com o discurso do adulto
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54 ↑
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Seu discurso é igual ao do adulto utilizando estruturas gramaticais complexas. Apreciação de piadas e adivinhações e a utilização de palavras com duplo significado: manga da camisa e a fruta.
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Segue aqui dicas para ajudar na estimulação da criança que podem ser feitas nas atividades do dia a dia:
•Use frases curtas e palavras de fácil compreensão para a criança. Garanta uma plena compreensão para só depois exigir um expressão oral. Primeiro ela compreende para depois começar a se expressar.
•Aguarde, observe e as intenções que a criança está manifestando. Dê oportunidade e tempo para estas manifestações e procure não agir antes dela.
•Mantenha a proximidade física e o contato face a face. Abaixe-se para ficar de frente para a criança.
•Dê nome aos objetos e as ações realizadas. Não dê apelidos às pessoas e/ou objetos, e não repita os "apelidos" que a criança inventa para denominar o que está ao seu redor. Não fale no diminutivo.
•Dê valor às brincadeiras de imitação e faz de conta.
•Crie situações nas quais a criança necessite falar.
•Proporcione convívio com os outros grupos sociais, escolas, clubes e parques.
•Tenha brinquedos apropriados para a idade da criança e que favoreçam as interações.
•Conte histórias curtas. Utilize livros com figuras bem representativas.
- Brinque bastante com a criança e divirta-se!
Procure a opinião de um fonoaudiólogo, caso a criança esteja apresentando dificuldades. A prevenção é o ideal. Se a criança for muito novinha, nem sempre é preciso um tratamento sistemático. Neste caso, poderá ser feito um acompanhamento (de tempos em tempos).
Tudo depende das características do quadro. Cada caso é um caso, mas orientação é fundamental!!
Dúvidas? Procure um Fonoaudiólogo. Nós podemos lhe ajudar!
Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 / ID:14*12367
Homepage: http://fonoaudiorj.wix.com/fonoaudiologia
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