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sábado, 21 de julho de 2012

Disfêmia e Dislexia


*Disfêmia ou gagueira é uma desordem na fluência da fala. Os sintomas mais evidentes da gagueira são a repetição de sílabas, os prolongamentos de sons os bloqueios dos movimentos da fala, sobretudo na primeira sílaba, no momento em que o fluxo suave de movimentos da fala precisa ser iniciado.
A gagueira é um problema de infância, geralmente tendo seu início antes dos seis anos de idade, apresenta um padrão de incidência familiar, pode ser precipitada e perpetuada por certos eventos ambientais, tende a aparecer mais freqüentemente em crianças descritas como sensíveis, que podem ser mais vulneráveis ou sucetíveis à tensão, tende a exibir ciclos de freqüência e severidade em um mesmo indivíduo, consiste em grande parte em um comportamento de evitação e de fuga, é freqüentemente associada com a expectativa e a antecipação de sua ocorrência, é um problema pessoal: indivíduos que gaguejam podem relatar medo, frustrações, perda da auto-estima. É um evento psico-social. Em geral, as pessoas não gaguejam quando falam sozinhas, com bebês ou animais de estimação. 




*Dislexia é uma alteração neurológica de causa genética e hereditária que se caracteriza como uma específica dificuldade de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração. Apresentando também em alguns casos dificuldades com cálculos matemáticos e na linguagem corporal e social. Atrapalha muito a aprendizagem da criança principalmente na fase da alfabetização.  Por esse motivo quanto mais cedo detectada e tratada menos impacto terá na aprendizagem escolar evitando um comprometimento também na área emocional e social dessa criança.
É de extrema importância ressaltar que os indivíduos disléxicos são pessoas inteligentes que apenas aprendem de maneira diferente dos demais. Tendo um acompanhamento adequado essas dificuldades serão superadas e essas pessoas poderão ter uma vida normal sem qualquer tipo de comprometimento emocional, social e ou profissional.

Alguns sinais que podem indicar dislexia em crianças:  
        
                     dificuldades com a linguagem e escrita ;
                     dificuldades em escrever;
                     dificuldades com a ortografia;
                     lentidão na aprendizagem da leitura
                     histórico familiar de problemas de leitura e escrita;
                     atraso para começar a falar de modo inteligível;
                     atraso no desenvolvimento visual;
                     fraco desenvolvimento da atenção;
                     dificuldade para organizações.
                     confusão no uso de palavras que indicam direção, como dentro/fora, em cima/embaixo, direita esquerda;
                     dificuldades de coordenação motora: tropeços, colisões com objetos ou quedas freqüentes;
                     dificuldade em aprender cantigas infantis com rimas;
                     dificuldade em aprender o alfabeto, as tabuadas e seqüências como meses do ano;
                     falta de atenção ou pobre concentração;
                     dificuldade continuada com certas atividades motoras como amarrar cadarço de sapato, agarrar bolas, saltar etc.
                     dificuldade com direita e esquerda;
                     reversão de letras e números (15-51; b-d);
                     frustração, podendo levar a problemas comportamentais.

Os sinais que podem indicar dislexia nos adolescentes são:

                     tendência a ler sem compreensão;
                     escrita incorreta, com letras faltando ou na ordem errada.
                     maior tempo que a média para terminar os trabalhos escritos;
                     dificuldade com planejamento e organização de trabalhos escritos;
                     dificuldade em copiar acuradamente da lousa ou de livros;
                     tendência a confundir instruções verbais e números de telefone;
                    dificuldades severas para aprender línguas estrangeiras;  
                     crescente perda da auto-confiança, frustração e baixa auto-estima.
Tais características podem se manifestar de forma isolada ou combinada. A intensidade com que aparecem também pode variar de pessoa para pessoa, variando desde muito leve a muito severa. Geralmente a dislexia começa a ser notada por volta dos 6 ou 7 anos de idade, na fase de alfabetização, quando os fracassos começam a se destacar. Porém, em idades mais precoces, ainda na pré-escola, já é possível algumas características de uma criança de risco para desenvolver problemas de leitura.



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