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quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Trocas fonêmicas na fala


Ele (a) vive trocando as letras....
É comum até +ou- os 04 anos a criança apresentar trocas na fala, pois até esta idade ocorre a aquisição dos fonemas sendo o / r / o último fonema a ser adquirido. A partir dessa idade qualquer alteração na fala deve ser avaliada, pois já podemos ter ai um distúrbio denominado: Dislalia.


Etapas do desenvolvimento dos fonemas, segundo a idade;
* 18 meses: b, m
* 2 anos: p, t, d, n
* 2 anos e meio: k, g, nh
* 3 anos: f, v, s, z
* 3 anos e meio: x (ch), j (ge - gi)
* 4 anos: l, lh, r, rr, s e r intermediários e encontros consonantais
* 5 anos: desenvolvimento completo

A Dislalia é alteração da fala mais comum e a mais fácil de identificar, pois a maioria dos casos acontece entorno dos 03 e 05 anos quando a criança esta aprendendo a falar. Sua principal característica é a dificuldade em articular os fonemas, levando a pronuncia das palavras de forma incorreta, podendo ser através de omissões, trocas, distorções ou até mesmo acréscimos de fonemas ou sílabas nas mesmas.
A criança acaba por confundir o som de certos fonemas como o /r/ pelo / l /, que são os casos mais comuns, o /v/ pelo /g, o / t / pelo / d / entre outros.
As trocas na fala podem acontecer por vários motivos entre eles vale citar: perdas auditivas que levam a uma dificuldade de discriminar o som correto de cada fonema, alterações físicas nos órgãos fonoarticulatórios que são os lábios, a língua, as bochechas, os dentes e arcada dentária, o palato (céu da boca) e o velo, qualquer alteração em um desses órgãos pode acarretar uma dislalia, um exemplo seria o lábio leporino e a fenda palatina, má-oclusão dentária, paralisia facial e respiração bucal. Os hábitos orais como: uso prolongado de chupeta e mamadeira, também podem acarretar alterações funcionais. É importante ressaltar que o estímulo mal empregado pode levar a pronuncia errada das palavras, tais como um exemplo errado: O pai fala framengo à criança acaba por repetir aquilo que sempre escuta: framengo fazendo disso um vício articulatório.

Etapas da aquisição da fala:
* 10 - 14 meses: iniciam-se as primeiras palavras.
* 18 meses: o bebê já possui um vocabulário de 10 - 20 palavras.
* 2 anos: poderá estar usando até 200 palavras
* 2 anos e meio: iniciam-se as sentenças
* 3 anos: a criança já entende o que o adulto fala e faz uso de novas palavras. Também nesta fase usa a ''sua linguagem para conseguir o que deseja.
* 4 anos: pronuncia adequadamente os fonemas da língua.

Entre 02 e 04 anos, a criança tem o ápice do desenvolvimento da linguagem e nesta fase são formadas as primeiras palavras isoladas e depois as frases. Esta é uma fase muito importante onde a criança “possui” o direito de falar errado, pois está no amadurecimento do desenvolvimento da linguagem.
A partir dos 05 anos ela já se encontra totalmente desenvolvida e amadurecida para a linguagem.



Os pais devem ficar atentos ao desenvolvimento da fala de seus filhos, pois quando a criança chega à fase da alfabetização apresentando algum tipo de troca, essa alteração poder interferir e comprometer a aprendizagem da escrita assim como acontece na fala. Por isso é de extrema importância o estímulo da fala de forma correta, através de conversas, diálogos, leitura de histórias, nomeações de partes do corpo, nomear objetos, animais de forma clara, objetiva, sem diminutivos e palavras difíceis. O convívio com outras crianças também é importante para a aquisição e desenvolvimento da fala assim como o desenvolvimento global e social. Não diga a seu filho: Você fala errado” ou Não é assim que se fala”, isso prejudica muito o desenvolvimento emocional e a auto estima dele. Caso a criança diga algo de forma errada, posso corrigi-la dando-lhe, de uma forma indireta e bastante eficiente, o modelo correto. Por exemplo, se a criança diz "O caio da mamãe quebo" (O carro da mamãe quebrou), eu repetirei a mesma frase, mostrando, ao que compreendi o que ela queria dizer e, ao mesmo tempo, dando-lhe o padrão de pronúncia correta: "Puxa! O carro da mamãe quebrou?". Estas podem ser formas eficientes e naturais de se ajudar alguém que tem dificuldades. 

Sempre que notado alguma dificuldade na comunicação da criança devemos procurar uma fonoaudióloga para uma avaliação, obter orientações e esclarecer dúvidas.

Muito freqüentemente, crianças podem necessitar de tratamento fonoaudiológico. Nestes casos os pais podem ajudar, o que não significa que serão técnicos da fala, como os fonoaudiólogos. Mais importante, muitas vezes, são as atitudes que devem ser tomadas e que facilitarão a aprendizagem por parte da criança.  Se nossos filhos estão com problemas de fala infantilizada porque estamos oferecendo para eles padrões também infantilizados de pronúncia, o papel dos pais será o de fornecer modelos mais apropriados, de fala não alterada. Se os pais são muito exigentes e seus filhos estão com dificuldades para falar em função de tal nível de expectativas, devem se tornar mais compreensivos e tolerantes. Qualquer que seja a situação, a criança deve ser incentivada a falar e sentir que há um clima de expectativa saudável no sentido de que ela aprenda a pronunciar as palavras de uma forma correta.  O comprometimento e a seriedade dos pais com o tratamento também é de grande valia para um bom resultado terapêutico.

Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 / ID:14*12367
Blog: http://fonoaudiologarj.blogspot.com.br/
Homepage:  http://fonoaudiorj.wix.com/fonoaudiologia

2 comentários:

  1. Olá! Você indica algum profissional que atenda criança com dislalia em Niterói - RJ? Grata!

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    Respostas
    1. Oi! Me envia um e-mail: dra.robertapereira@hotmail.com que te indico uma profissional. Fico no aguardo! :)

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