As dificuldades de aprendizagem surgem em
crianças com baixo rendimento escolar e um potencial normal de aprendizagem,
sendo assim, apresentam uma discrepância entre a sua capacidade e o seu nível
de realização."
Cada estágio do desenvolvimento humano possui
um potencial normal de aprendizagem, porém, quando esse potencial não condiz
com sua faixa etária é preciso investigar. Existem dois tipos de problemas
relacionados à aprendizagem: a dificuldade e o distúrbio. Quem possui
dificuldade de aprendizado pode ou não apresentar algum tipo de distúrbio,
contudo quem apresenta distúrbio também possui dificuldade.
As dificuldades de aprendizagem surgem em
crianças com baixo rendimento escolar e um potencial normal de aprendizagem,
sendo assim, apresentam uma discrepância entre a sua capacidade e o seu nível
de realização. Os principais causadores são desarranjos de ordem sócio
culturais, neste caso o problema é de ordem e origem pedagógica, por esta
razão, não está atrelada unicamente a pessoa, e sim ao ambiente onde vive.
Os distúrbios de aprendizagem possuem caráter
funcional, pois são derivados de alguma disfunção do sistema nervoso central
que altera os processos de aquisição de informações.
Podem afetar a percepção, recordação ou
aprendizagem, como também limitações nos processamentos de linguagem,
fonológico, visuoespacial, na velocidade de processamento, atenção, memória e
funções executivas (planejamento e tomada de decisão).
São conhecidos vários tipos de distúrbios,
por exemplo:
• Dislexia
- distúrbio de leitura e escrita.
• Discalculia
- distúrbio de matemática.
• Disgrafia
- distúrbio na expressão escrita.
• TDAH
- Transtorno de Déficit de Atenção por hiperatividade.
Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
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Fonte:http://www.brainongames.com/dificuldades.html
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