Muitas pessoas, mesmo sem ter gagueira, encontram
dificuldades para usar o telefone.
Ouça pessoas que não têm gagueira usando o telefone: algumas
levam vários segundos para responder, porque precisam organizar suas idéias ou
deixar o pensamento mais claro. Algumas dizem hum... e éh... diversas vezes e
geralmente estão longe de serem muito fluentes. Outras podem ser muito
expressivas com o rosto ou com as mãos, às vezes falando alto e de forma
agressiva.
Usar o telefone pode ser fonte de ansiedade para muitos e
cada pessoa aprende a lidar com isso à sua maneira.
Se, pelo fato de ter gagueira, o telefone representa um
problema especial para você, então as dicas a seguir podem ser úteis.
* Fazendo ligações
O ato de fazer uma ligação telefônica pode ser dividido em
três etapas: a preparação, a conversação e a avaliação final, quando ponderamos
se a ligação atingiu seu objetivo.
* A preparação
Tenha clareza a respeito do motivo pelo qual você está
ligando. É conveniente anotar em um papel aquilo que você gostaria de falar com
o destinatário da ligação. Se estiver nervoso, ligue para um amigo ou parente
antes de fazer a ligação principal. Isso às vezes ajuda a relaxar e coloca seu
cérebro no estado de concentração ideal para fazer a ligação mais difícil. Se
você tem várias ligações a fazer, elabore uma lista, colocando-as em ordem
crescente de dificuldade. Faça primeiro aquelas que deixam você menos
apreensivo. Procure não deixar de fazer uma ligação por achá-la particularmente
difícil. Se você realmente precisa fazê-la, adiar só a tornará mais difícil e
estressante.
A ligação
Geralmente, a parte mais difícil da ligação é conseguir
chegar à pessoa correta. Se você tiver que falar primeiro com um atendente, o
número do ramal ou o nome do departamento seria mais fácil de dizer do que o
nome da pessoa com quem você quer falar? Tenha outras alternativas em mente,
procurando ser flexível naquilo que você quer dizer.
Se você sentir que está prestes a bloquear, deixe-se
gaguejar. Tente não forçar as palavras e, o mais importante, lembre-se de falar
lentamente.
Não se preocupe muito com os silêncios, porque eles ocorrem
em qualquer conversação. Concentre-se naquilo que você tem a dizer. Seu
objetivo deve ser comunicar a mensagem, não importa se gaguejando ou não.
Preste atenção à sua fala fluente. Muitas pessoas que gaguejam esquecem de seus
momentos de fluência e dão ênfase apenas à gagueira. Saboreie sua fluência.
Faça outras ligações quando se sentir mais fluente, aproveite os momentos de
maior confiança. A fala fluente alimenta a confiança e a confiança alimenta a
fala fluente. Ver-se no espelho enquanto fala ao telefone pode ajudar. O
cérebro modifica a forma como controla a fala quando é retroalimentado por
informações sensoriais que normalmente não estão presentes na fala espontânea.
Se você foi persistente e conseguiu se comunicar bem em uma ligação difícil,
lembre da sensação agradável que uma ligação bem sucedida proporciona.
*Avaliando a ligação
A maioria das pessoas, não só as com gagueira, ficam
desapontadas quando sentem que, por não terem sido suficientemente fluentes,
não conseguiram transmitir adequadamente a mensagem.
Se você sentiu que uma determinada ligação foi estressante e
que você gaguejou mais do que o habitual, tente esquecê-la. Adote uma atitude
positiva. Lembre-se de que haverá outras ligações em que você gaguejará menos.
Você pode tirar lições úteis de cada experiência de fala, mesmo das negativas.
Em casa, grave suas conversas ao telefone se puder. Caso
tenha computador e uma boa conexão à internet, use o programa Skype (um
software de ligação telefônica pela internet) e instale junto com ele o plug-in
Pamela para gravar as conversas. Depois de gravar, analise sua fala
cuidadosamente, especialmente a velocidade de fala e os momentos em que
ocorreram os bloqueios. Tente aprender com cada ligação e prepare uma
estratégia para a próxima. Fazer isso rotineiramente ajudará a identificar os
problemas recorrentes.
* Recebendo ligações
Esta é a parte sobre a qual você tem menos controle. Mesmo
assim, você ainda pode usar certas estratégias para aliviar parte da pressão
que sente. Procure atender ao telefone sem precipitação, no seu próprio tempo.
Não corra em direção ao telefone quando ouvi-lo tocar. Mais uma vez, tenha
palavras alternativas para contornar eventuais bloqueios: o nome de sua
empresa, o nome de seu setor ou departamento, ou mesmo seu sobrenome. Use a
palavra que lhe parecer mais fácil naquele momento.
Se você receber uma ligação em um ambiente tumultuado, tente
abstrair a presença das outras pessoas. Aceite o fato de que as outras pessoas
podem ouvir e ver seus bloqueios, mas não permita que a presença delas o
distraia de sua ligação.
Não se preocupe com os silêncios iniciais ao telefone, caso
tenha dificuldade nas primeiras palavras. É um fato comum para muitas pessoas
atender ao telefone e não falar imediatamente, porque estão terminando uma
conversa com outras pessoas. A pessoa que está ligando para você também pode ter
gagueira. Seja paciente e lembre-se de que ela pode estar ansiosa também,
tentando pôr em prática alguns dos pontos acima.
* Conselhos gerais
A prática pode ajudá-lo a se sentir mais tranqüilo para usar
o telefone.
Enfrente seu medo do telefone. Reflita sobre o que faz você
sentir medo e o que pode fazer sobre isso.
Procure estar consciente das situações em que você
normalmente evita falar ao telefone e gradualmente enfrente esse medo.
Escolha usar o telefone em vez de recorrer a mensagens
escritas.
Torne-se a pessoa que atende ao telefone em sua casa.
Assuma abertamente que você tem gagueira. Isto pode ser
muito difícil, principalmente se tiver evitado falar sobre o assunto durante
toda a vida.
Fale mais sobre seu problema. Muitas pessoas relatam que
falar sobre a gagueira reduz a ansiedade e o medo de gaguejar.
Ao telefonar para um conhecido, lembre-se que ele já sabe
que você gagueja.
Observe pessoas que não gaguejam falando ao telefone. Preste
atenção à sua falta de fluência e às suas hesitações.
Finalmente: pratique, pratique, pratique. Não deixe que essa
peça de plástico moderna domine sua vida. É muito melhor usar o telefone e
gaguejar do que evitar usá-lo.
Fonte: The
British Stammering Association / Instituto Brasileiro de Fluência - IBF"
Autor: Edwin
Farr
Tradução
adaptada: Hugo Silva. Revisão: Sandra Merlo.
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Fonoaudióloga
e Consultora em Comunicação
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