Google+

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Taquifemia e Taquilalia (fala acelerada)





Quando a fala apresenta uma velocidade muito rápida ao ponto de comprometer o seu entendimento, temos aí dois distúrbios os quais chamamos de Taquilalia e Taquifemia.

Em ambas temos uma articulação muito rápida da fala, na qual a pessoa definitivamente atropela as palavras, mas na Taquifemia além dessa alteração ocorre também as disfluências / hesitações e/ ou alterações da linguagem e apesar de não serem sintomas obrigatórios, costumam estar presentes também: História familiar de distúrbio de fluência ou de linguagem, Distúrbio fonológico (troca de letras na fala e/ou na escrita), Dificuldades de acesso lexical (dificuldade para encontrar as palavras), Dificuldades sintáticas, Dificuldades com macroestruturas textuais (discurso confuso), Dificuldades de leitura e escrita, Retardo no desenvolvimento de linguagem, Retardo no desenvolvimento motor, Desatenção, hiperatividade e/ou impulsividade. O que não acontece na Taquilalia.

Esses transtornos dificultam muito a comunicação do indivíduo, pois a intengibilidade da informação fica deficitária, dificultando a transmissão da mensagem e conseqüentemente as suas relações interpessoais.



Vale lembrar que Taquifemia não é Gagueira. Entre os distúrbios da fluência, a gagueira e a taquifemia, representam as duas principais patologias que podem ser confundidas, pois apresentam manifestações semelhantes. A Gagueira tem na sua grande maioria a taquifemia inserida no seu quadro de características, juntamente com outras que a compõem, portanto um fator isolado não justifica a gagueira, mas sim vários fatores, por isso a gagueira é um distúrbio multifatorial caracterizando assim sua diferença.

Faz-se necessário todo um trabalho de conscientização da fala alterada, pois uma das maiores dificuldades do indivíduo é ter a percepção da alteração durante a sua conversação e conseguir manter um monitoramento da mesma para que associado ao tratamento fonoaudiológico se obtenha o restabelecimento da comunicação de forma clara, com velocidade apropriada e compreensiva.


Dúvidas? Procure um Fonoaudiólogo. Nós podemos lhe ajudar!

Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 / ID:14*12367
Homepage: http://fonoaudiorj.wix.com/fonoaudiologia

3 comentários:

  1. Bom dia... Estou com um paciente de 4 anos e 9 meses, apresenta fala acelerada c prejuízo na compreensão da mesma. Apresenta hesitações como aaaaaaa e as percebe. História de pai c disfluência. Super inteligente, linguagem compreensiva preservada, fala sem nenhuma troca, mas com leve sigmatismo anterior. Já lê e escreve! Estou com dúvidas em relação ao diagnóstico! Acho q n é gagueira! Podes me ajudar? Obrigada. Michelle Aguiar

    ResponderExcluir
  2. eu falo rapido qro falar normal tds fikam me zuando

    ResponderExcluir
  3. eu falo rapido qro falar normal tds fikam me zuando

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário! Por favor aguarde a liberação do mesmo.