Google+

terça-feira, 13 de novembro de 2012

A Fonoaudiologia no Tratamento do Ronco e Apnéia do Sono


O ronco é um ruído predominantemente inspiratório produzido pela vibração das partes moles da orofaringe . Normalmente a inspiração é iniciada pelos músculos da asa do nariz e propaga-se pela faringe , laringe e parede toráxica até alcançar o diafragma. E pode estar relacionado à obesidade, hábitos alimentares, cansaço e flacidez da musculatura que encontra-se na região de boca e pescoço.
Sabe-se que a flacidez de língua é uma das maiores responsáveis pelo barulho do ronco que ocorre a partir da vibração de estruturas amolecidas, podendo ser a língua, o palato mole (úvula) ou a musculatura existente no interior da garganta.


A Fonoaudiologia vem a cada dia contribuindo cada vez mais com o tratamento indicado ao paciente roncador.
Os exercícios fonoaudiológicos objetivam fortalecer a musculatura da garganta envolvendo a língua e o palato mole (parte posterior do céu da boca) podendo reduzir em até 40% a gravidade e os sintomas da apneia do sono -distúrbio que tem como características ronco alto e interrupções da respiração durante o sono.
Os exercícios devem ser feitos com a orientação de um fonoaudiólogo, em frente a um espelho. Para manter os resultados conseguidos na fase inicial, em que os exercícios são mais intensos, eles devem ser continuados todos os dias. Se forem interrompidos, os músculos voltam ao estado de fraqueza e flacidez, permitindo que a apnéia e o ronco retornem.
Ainda que esses exercícios não sejam uma solução definitiva para estes problemas, podem aliviar bastante o incômodo e melhorar a saúde de quem sofre com o ronco e a apnéia. Em alguns casos, os exercícios deverão ser feitos como um complemento a outros tratamentos (como o uso de placas para o maxilar, o CPAP ou a perda de peso).



Dicas da Fono:
  •        Ao deitar-se para dormir evite ficar de barriga para cima, prefira dormir na posição “de lado”. Ao deita-se de barriga para cima, você favorecerá para que sua língua ao relaxar durante o sono, “caia” para o fundo da boca, facilitando sua vibração e produção do ronco ao respirar. Com o tempo e o aumento da flacidez da língua, isto pode provocar a Apnéia do Sono, fazendo com que você tenha pequenas paradas respiratórias à noite, devido a língua “cair” muito ao fundo da boca.
  •          Abra sua boca na frente do espelho e tente enxergar sua “campainha” ( úvula) ao fundo da garganta. Se não conseguir é sinal de que sua língua está muito alta...este é o primeiro sinal que de a língua está em processo de flacidez. É comum neste caso, você ter a sensação que ela está maior, ocupando muito espaço na boca.
  •          Se não conseguir enxergar sua campainha naturalmente, comece diariamente a forçar baixar a língua na frente do espelho e deixá-la bem encaixadinha dentro da arcada dentária inferior, para que assim consiga ver a campainha ao fundo.
  •          Enquanto estiver com a boca fechada, deixe a ponta da língua sempre em contato com o céu da boca, logo atrás dos dentes centrais superiores, onde existem pequenas rugosidades no palato.
  •          Evite álcool, tranqüilizantes ou soníferos, pois, favorecem deixar a musculatura da língua muito relaxada e assim ficará mais vulnerável durante o sono à vibração excessiva provocando o ronco ou facilitará a ocorrência da Apnéia durante o sono.
  •          Lembre-se que a língua só possui músculos, e para mantê-la forte e bem posicionada na boca é fundamental fazer exercícios, colocá-la para trabalhar.


Dúvidas? Procure um Fonoaudiólogo. Nós podemos lhe ajudar!

Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 / ID:14*12367
Homepage: http://fonoaudiorj.wix.com/fonoaudiologia



Um comentário:

Obrigada pelo seu comentário! Por favor aguarde a liberação do mesmo.