Google+

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Fonoaudiologia Estética


As tão indesejadas marcas de expressão do rosto também podem ser alvo do trabalho de fonoaudiólogos. Ao fazer exercícios para modificar o uso da musculatura facial, é possível deixar o rosto mais jovem. Além de combater as linhas de expressão, esses exercícios ajudam a melhorar a aparência flácida, o olhar caído e os lábios frouxos. A contração exagerada dos músculos é responsável pelo aparecimento das marcas ao redor da boca. A tensão muscular marca e pele e, conseqüentemente, facilita o aparecimento das rugas. Mas ao mesmo tempo, algumas regiões deixam de ser trabalhadas porque mastigamos, respiramos, engolimos ou até falamos errado. O grande objetivo das sessões é harmonizar o rosto, aumentando ou ativando certos músculos por meio do alongamento ou relaxamento facial.

A Fonoaudiologia Estética destina-se aos indivíduos que evitam procedimentos que causam dor, alergia ou problemas de coagulação, aqueles que fizeram cirurgia bariátrica (redução do estomago) e atletas. Preventivamente pode iniciar-se aos 20 ou 30 anos e como tratamento a partir dos 40 anos. Pessoas mais velhas que queiram diminuir rugas ou linhas de expressão ou até mesmo para complementar o tratamento dermatológico ou plástico também podem se beneficiar do tratamento.
Existem algumas contra-indicações como: pele com acnes, quem fez ou faz tratamento a base de isotretinoina via oral, durante os primeiros 6 meses após cirurgia da face, bioplastia.

Tendo como base a Motricidade Orofacial, ela objetiva:

• Harmonizar o estético e o funcional;
• Adequar a postura, a respiração, a mastigação, a deglutição e fala;
• Equilibrar as forcas musculares da face e pescoço;
• Minimizar ou eliminar as mímicas faciais exacerbadas ou inadequadas;
• Fortalecer e sustentar a face;
• Proporcionar aquisição de hábitos saudáveis orofaciais e cervicais.




"A abordagem terapêutica da Fonoaudiologia é voltada para quem busca rejuvenescimento facial"


A idéia das sessões de Fonoaudiologia Estética, portanto, é ensinar a relaxar os músculos, bem como tonificar aqueles que não são tão usados, para que escapem da flacidez. Assim como no resto do corpo, não é bom que a musculatura do rosto fique fortalecida ou flácida demais. A escassez ou o excesso de mímica facial pode provocar o desgaste de fibras elásticas e colagenas, o que leva ao aparecimento de marcas de expressão. Por isso, é preciso buscar equilíbrio.



Alguns movimentos que podem causar o envelhecimento precoce:

Sucção: Está diretamente relacionada com a respiração e mastigação. O desvio nessas áreas pode causar flacidez na face. Comum em fumantes.
Respiração: A forma errada como respiramos pode trazer alterações em toda face, principalmente, na região das maçãs do rosto e nariz. Pessoas com rinite, que respiram pela boca precisam também de tratamento médico.

Fala: É relacionada com linhas ao redor dos lábios e testas. Quem faz caretas ou franze a testa ao falar pode causar essas marcas de expressão.


É importante enfatizar que é feita uma avaliação detalhada do paciente e em cima desta é formulado um plano terapêutico individual. Por essa razão, tenha cuidado! Não faça exercícios indicados a uma amiga, eles podem fortalecer uma musculatura que você precisa relaxar, por exemplo, acentuando ainda mais as marcas de expressões tão indesejadas.


O tratamento consiste em sessões semanais de 45 minutos à uma hora, na qual são feitos movimentos para soltar, alongar e aquecer a musculatura facial, seguidos de manipulação e exercícios indicados para cada caso. Mulheres e homens com idade a partir dos 25 anos podem procurar esse procedimento, já que a partir dessa idade a pele começa a diminuir a produção de colágeno e elastina, o que compromete o fortalecimento e a sustentação da face. Ainda assim, a fonoaudiologia estética garante resultados para pessoas de qualquer idade.

Dúvidas? Procure um Fonoaudiólogo. Nós podemos lhe ajudar!

Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 / ID:14*12367
Homepage: http://fonoaudiorj.wix.com/fonoaudiologia



2 comentários:

  1. Você é uma ótima fono,dedicada,atenciosa muito carinhosa e gosta do que faz,sempre tentando da melhor forma possível ajudar seu pacientes,
    Dr. Roberta ha você eu só tenho a agradecer!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário! Por favor aguarde a liberação do mesmo.