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terça-feira, 7 de maio de 2013

VOCÊ SABE O QUE É O DISTÚRBIO ESPECÍFICO DE LINGUAGEM (DEL)?

O termo Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) refere-se a crianças que apresentam dificuldade em adquirir e desenvolver habilidades de linguagem na ausência de deficiência mental, déficits físicos e sensoriais, distúrbio emocional severo, fatores ambientais prejudiciais e lesão cerebral.

Diagnóstico precoce do Distúrbio Específico de Linguagem é essencial para reabilitação das crianças.
Entre 5% e 7% da população infantil, a cada mil nascidos, tem o diagnóstico do DEL. É possível diagnosticar, com mais precisão, em crianças entre 5 e 6 anos de idade, embora isso não ocorra de forma tão regular, o que compromete o desenvolvimento de crianças em larga escala.
Mais que um mero número estatístico, o DEL tem reflexos imediatos no aprendizado, desde o período inicial da educação formal, se estendendo até a fase adulta, nas atividades de comunicação oral e /ou escrita.
Crianças com DEL, quando não diagnosticadas e tratadas precocemente, têm dificuldades com a aquisição da escrita, e podem ser facilmente confundidas com crianças disléxicas, em virtude de um diagnóstico incorreto, o que pode resultar no fracasso da reabilitação.
Embora estudado e identificável, não existe ainda um comprovação científica estabelecida para o DEL, justamente pela inexistência de marcas biológicas que justifiquem o comprometimento de linguagem.
Por outro lado, há evidências da presença de um componente genético determinante nesta patologia, ainda que de origem e localização incertas.

Diagnóstico

O diagnóstico do Distúrbio Específico de Linguagem é multidisciplinar e deve ser feito por exclusão, ou seja, descartando-se a possibilidade de qualquer outra patologia. Na avaliação de linguagem, examina-se a expressão e recepção de diferentes aspectos, como fonológico, lexical, morfossintático, semântico e pragmático.

Características principais do DEL:

· Dificuldade de linguagem expressiva e/ou receptiva, sendo a compreensão normalmente melhor do que a expressão;
· Atraso na aquisição das primeiras palavras;
· Falha na discriminação dos fonemas;
·Frases mal elaboradas (algumas vezes sem artigos, preposições ou concordância verbal);
· Fonologia, semântica, sintaxe e pragmática são atingidas em graus diferentes.
· Uma mesma criança pode apresentar maiores problemas em relação à fonologia num momento e em relação à semântica, num outro. Ou seja, o quadro nem sempre é estável.


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