Google+

quarta-feira, 1 de maio de 2013

VOZ: saiba como ter uma voz bonita, limpa e saudável


Higiene Vocal é o cuidado que se deve ter com a voz para mantê-la sempre bonita, limpa, saudável, conservando a saúde das estruturas que a produzem. Para manter a voz saudável devemos:

1-FALAR SOLTO E FÁCIL: Não se deve gritar nem se esforçar para falar. Se possível procure se aproximar das pessoas para conversar.

2-FALAR NA HORA CERTA: Quando estiver ouvindo música, abaixe o volume se quiser conversar com alguém. Durante festas, recreio escolar, jogos, shows, não competir com outras vozes ou barulhos, espere sua vez para falar.

3-IMITAR SEM ESFORÇO: Algumas pessoas têm facilidade para imitar as vozes dos outros, mas se você forçar muito a garganta pode arder e manchar suas pregas vocais.

4-MANTER A RESPIRAÇÃO LIVRE: Quando fizer exercícios físicos, evite falar, deixe sua respiração acontecer de forma livre e solta.

5-BEBER MUITO LÍQUIDO: Beber muita água hidrata nosso corpo e faz as pregas vocais funcionarem melhor. Procure beber água sempre que estiver falando demais.

6-CUIDADO COM O PIGARRO E TOSSE: Quando sentir algum catarro na garganta, procure tirá-lo sem fazer muita força e muito som, pois o pigarro e a tosse machucam as nossas pregas vocais.

7-USAR ROUPAS ADEQUADAS: Nossa roupa também pode interferir na produção da voz. Ex.: calças apertadas na cintura, golas justas na garganta e lenços amarrados no pescoço, incomodam durante a fala.

8-ATENÇÃO COM ALIMENTAÇÃO: Procure manter uma alimentação saudável, baseada em frutas e legumes. Mastigue bem os alimentos, pois além de ajudar na digestão é muito relaxante para as pregas vocais.

9-O FUMO E O ÁLCOOL SÃO ALTAMENTE NOCIVOS: Causam irritação, pigarro, edema, tosse, aumento da secreção e infecções na garganta, fazendo com que a voz fique rouca e fraca. O fumo e o álcool são considerados uma das maiores causas do câncer de laringe e pulmão.

10-FALAR SUSSURRANDO OU COCHICHANDO: Também devem ser evitados, pois representam um esforço maior que o necessário para a produção normal da voz. Aconselha-se também evitar ficar muito tempo em ambientes com ar condicionado; se for inevitável, procure beber bastante água para não ressecar a garganta.





Dúvidas? Procure um Fonoaudiólogo.
Nós podemos lhe ajudar!

Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ

Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 / ID:14*12367


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Por favor aguarde a liberação do mesmo.