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quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Distúrbios de Aprendizagem: Disortografia e Disgrafia



Os distúrbios de aprendizagem manifestam-se como dificuldade para integrar os elementos simbólicos percebidos na unidade de uma palavra ou frase. Alterações no aprendizado da linguagem escrita, relaciona-se com os aspectos morfossintáticos e semântico da língua (Disortografia) e ainda a alteração se relaciona com o traçado ou gestos gráficos (Disgrafia).

Requisitos para a escrita:
  • Desenvolvimento da inteligência
  • Desenvolvimento da linguagem
  • Desenvolvimento neurológico
  • Desenvolvimento sócio afetivo
  • Desenvolvimento sensório motor





DISGRAFIA

A Disgrafia é uma alteração na escrita normalmente ligada a problemas  perceptivos motores, caracteriza-se pela dificuldade motora, letra ilegível (letra feia, irregular) má organização da escrita, ou seja, ocorre uma  incoordenação dos movimentos gráficos, levando a um transtorno no ato motor que afeta a forma da escrita. Leva a formação de uma letra feia,  difícil de ser compreendida, as vezes não podendo ser lida pela própria pessoa que a escreve.


Características:

  • Incoordenação de movimentos
  •  Repasses, Traços, Rasuras, Cadernos sujos, Letras de difícil compreensão
  •  Orelhas nos cadernos e livros, Mau uso do espaço gráfico, Traçados fortes
  •  Escrita desorganizada, Páginas amassadas, furadas por tentar apagar erros
  •  Insegurança, Isolamento ou perfil hiperativo, Agressividade
  • Cai e tropeça muito, Deixa objetos cair com facilidade
  • Dificuldade para vestir–se e calçar–se
  • Imagem corporal deficiente entre outras.


DISORTOGRAFIA

Disortografia - Perturbação que afeta as aptidões da escrita e que se traduz por dificuldades persistentes e recorrentes na capacidade da criança em compor textos escritos. As dificuldades centram-se na organização, estruturação e composição de textos escritos; a construção frásica é pobre e geralmente curta, observa-se a presença de múltiplos erros ortográficos e má qualidade gráfica.” (Pereira, 2009). 

A Disortografia consiste em uma escrita não necessariamente disgráfica, mas com numerosos erros ortográficos, que se manifestam logo que  tenham adquirido os mecanismos da leitura e escrita. É um distúrbio no qual a criança escreve de forma errada devido a um déficit que a mesma apresenta na via fonológica.
A consciência fonológica é deficitária e por isso apresenta muita dificuldade em associar o grafema (letra) com o fonema (som).



Características:
  • Erros ortográficos
  • Representações múltiplas
  • Omissões, Substituições, Acréscimos, Inversões de grafemas (letras)
  • Confusões entre letras parecidas
  • Problemas de ligações lógicas de idéias ( subordinação e coordenação)
  • Erros na percepção visual
  • Falhas na atenção, não permitindo a fixação do grafema (letras) e fonemas (som)




Tratamento

Depois de uma avaliação fonoaudiológica o profissional irá traçar um plano de tratamento para que a disortografia e /ou a disgrafia não se torne uma vilã na aprendizagem. É importante que haja uma intervenção fonoaudiológica o quanto antes, evitando-se assim o fracasso escolar.
O fonoaudiólogo poderá desenvolver um atendimento preventivo antes mesmo do terceiro ano (antiga 2ª série). Quanto antes o tratamento com um fonoaudiólogo melhor será o prognóstico!


Dúvidas? Procure um Fonoaudiólogo.
Nós podemos lhe ajudar!
Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 / ID:14*12367
Homepage: http://fonoaudiorj.wix.com/fonoaudiologia

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