Google+

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

MASTIGAR É TÃO IMPORTANTE QUANTO MAMAR CORRETAMENTE? POR QUÊ?

Assim como, inicialmente, o bebê necessita sugar para desenvolver suas estruturas orais, ele, posteriormente, necessitará mastigar para continuar este desenvolvimento e amadurecimento.
A mastigação é uma função condicionada e aprendida e, conseqüentemente, necessita de treino. Este treino deve ser iniciado logo que o pediatra começa a introduzir alimentos na dieta do bebê.
Nas sopinhas, os legumes devem ser amassados com garfo e oferecidos na colher. Engana-se quem pensa que quanto mais facilitar a consistência dos alimentos que oferece ao seu filho mais o estará ajudando. Ao contrário, quanto mais os pais puderem oferecer alimentos com sabores e consistências variadas, melhor poderá ser o desenvolvimento dos músculos, ossos e dentes de seus filhos.
A criança necessita, fundamentalmente, mastigar para continuar tendo um bom desenvolvimento das suas estruturas orais. Aos dois anos, a sucção deixa de ter total importância para este desenvolvimento, podendo prejudicá-lo.
É fundamental que a criança possua os dente em bom estado de conservação e que não haja alterações quanto ao encaixe dos dentes superiores com os inferiores. Tudo isso favorece e é indispensável para que a criança consiga mastigar adequadamente.
Algumas vezes, a criança pode evitar comer algum tipo de alimento porque sente dor ou algum desconforto, ou ainda porque seus dentes não conseguem triturar bem o alimento. É importante que os pais saibam que isso pode ocorrer para ficarem atentos, e não simplesmente substituírem um alimento por outro, mais fácil de ser mastigado.


Livro Amamentação, Hábitos Orais e Mastigação – Patrícia Junqueira.



Dúvidas? Procure um Fonoaudiólogo.
Nós podemos lhe ajudar!
Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 / ID:14*12367
Homepage: http://fonoaudiorj.wix.com/fonoaudiologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Por favor aguarde a liberação do mesmo.