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quarta-feira, 29 de maio de 2013

OPERAÇÃO SORRISO AGENDA 2013 - RIO DE JANEIRO

Acontece nos dias 08 a 09 de outubro, a seleção de pacientes para CIRURGIAS GRATUITAS DE LÁBIO LEPORINO E FENDA PALATINA.

Inscrições: CTAC - Av. Marechal Rondon, 381 - São Francisco Xavier - RJ - início às 8h.

DATAS DAS CIRURGIAS

12 a 16 de Outubro CTAC – Centro de Tratamento de Anomalias Craniofaciais no Hospital Universitário Pedro Ernesto, com alojamento gratuito para o paciente e 1 acompanhante.

Mais informações pelo Telefone: (21) 7979-5870



sexta-feira, 24 de maio de 2013

Leitura e Escrita



Dúvidas? Procure um Fonoaudiólogo.
Nós podemos lhe ajudar!
Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 / ID:14*12367
Homepage: http://fonoaudiorj.wix.com/fonoaudiologia
Blog: http://www.fonoaudiologarj.blogspot.com.br/

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Parceria e Serviços


Interessado em obter um diferencial para a sua escola no mercado?
Otimizar o processo educacional dos seus alunos?
Promover a prevenção de alterações fonoaudiológicas que acarretam distúrbios de aprendizagem, dificultando o bom andamento do processo educacional?

Dra. Roberta Pereira - Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ

Além da parceria, desenvolvo serviços disponíveis as escolas como: Palestras, Triagens, Assessoria, Consultoria e um Programa de Assistência aos Professores que garante aos docentes informações importante sobre saúde vocal e seus cuidados.

Entre em contato, tire suas dúvidas e vamos formalizar nossa parceria!!:)

Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 / ID:14*12367



Orientações sobre a gagueira infantil


A gagueira se caracteriza por interrupções atípicas e involuntárias na fluência da fala, tais como repetições, bloqueios, prolongamentos, tensões orofaciais e/ou corporais e alterações do ritmo respiratório.

A aquisição de todos os sons da fala termina por volta dos seis anos de idade e, preferencialmente, ela deve estar íntegra até o início da alfabetização.

COMO OS PAIS DEVEM AGIR:

(Algumas orientações aos familiares que convivem com problemas de fala em casa)

Prestar mais atenção ao conteúdo da fala da criança e não à forma como ela fala.
Não completar as palavras para a criança.
Não dizer “pare, pense, respire, calma”. Dêem tempo para a criança se acalmar e diminuir a ansiedade.
Não interromper a fala da criança.
Olhar nos olhos da criança quando ela estiver falando; isto a encoraja a continuar a falar.
Não criticar a maneira como ela fala e nunca a chamar de gaga.
Não gritar quando a criança gagueja; esta atitude pode ter consequências emocionais negativas a ela.
Tornar as situações de fala em momentos descontraídos.
Não forçar a criança a falar em público.
Não fazer comparação entre filhos, primos e amigos. Respeitar as diferenças individuais.

COMO AS ESCOLAS PODEM AJUDAR:
(Veja quais atitudes são positivas em ambientes coletivos, como os escolares)

Adotar uma postura de acolhimento à criança.
Não pedir à criança para falar desta ou daquela maneira nem a expor à classe.
Estabelecer uma dinâmica de leitura em duplas ou coletivas.
Em atividades pré-escolares, não deixar a criança para o fim da brincadeira porque esta atitude pode aumentar sua ansiedade.

PROCURE AJUDA SE:

a criança tiver gagueira verdadeira (repetições de sons, sílabas ou partes de palavras a partir do 5º ano de idade);
a gagueira vier associada a tiques nervosos ou trejeitos;
houver antecedentes em idade adulta na família;
existir também retardo do desenvolvimento linguístico (a criança não disser nenhuma palavra até os 18 meses, ou não disser nenhuma frase até os dois anos e meio);
a linguagem for totalmente incompreensível para outras pessoas.



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Nós podemos lhe ajudar!
Dra. Roberta Pereira
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Dicas da Fono!!!


Observe a postura de seu filho!
Alterações na boca modificam o equilíbrio postural. Existe uma relação entre a boca e a postura. Tratar a má oclusão precocemente ajuda a criança a crescer e se desenvolver com uma postura correta e uma melhor saúde! Pois a má oclusão interfere em várias funções como: FALA, RESPIRAÇÃO, DEGLUTIÇÃO E MASTIGAÇÃO.


Tratar a má oclusão precocemente ajuda a criança a crescer e se desenvolver com uma postura correta, evitando problemas futuros.


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domingo, 12 de maio de 2013

DIA DAS MÃES

O amor de uma mãe torna-a mais corajosa que um

herói, as vezes em meio a tantas dificuldades ela

nunca desiste, sempre acredita e tem a fé que tudo vai 

dar certo, tudo vai melhorar... possui uma persistência 

incrível, está sempre pronta para defender e proteger 

aqueles que são frutos do seu ventre, em verdade 

somente a palavra sublime pode definir a grandeza e a 

força do seu amor. Que neste dia tão especial Deus 

possa colocar na sua vida muitas coisas boas... 

Principalmente saúde, alegria e felicidade. 

Feliz dia das mães!!! 


Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ

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sexta-feira, 10 de maio de 2013

O desenvolvimento da fala e da linguagem da sua criança em idade pré-escolar


A sua criança em idade pré-escolar está ocupada em falar, explorar e brincar. Todas estas atividades são importantes para o crescimento e desenvolvimento dela – e para aprender capacidades de comunicação. A sua criança precisará de capacidades de comunicação bem desenvolvidas quando chegar o momento de começar a escola – para fazer amigos, aprender coisas novas e começar a aprender a ler e escrever. As capacidades de comunicação são cruciais para o sucesso futuro da sua criança. Você desempenha uma parte importante no desenvolvimento contínuo da comunicação da sua criança. Falando, ouvindo e brincando com a sua criança ajudará a criar as capacidades que ela precisa para ter sucesso na escola e na vida.
Cerca de uma em cada dez crianças precisa de ajuda no desenvolvimento das capacidades normais de fala e linguagem. Sem ajuda, é uma luta ouvir e falar, é difícil aprender a ler e é difícil brincar com outras crianças.
Se estiver preocupado/a com as capacidades de fala e linguagem da sua criança, procure um Fonoaudiólogo para  obter orientação e ajuda  no desenvolvimento das capacidades de comunicação da sua criança, para lhe dar a melhor oportunidade para um desenvolvimento saudável.

Marcos de desenvolvimento

Estes marcos de desenvolvimento mostram algumas das capacidades que marcam o progresso das crianças à medida que aprendem a comunicar. Se a sua criança não está a atingir um, ou mais, destes marcos, por favor contacte um Fonoaudiólogo.


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terça-feira, 7 de maio de 2013

Gagueira




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VOCÊ SABE O QUE É O DISTÚRBIO ESPECÍFICO DE LINGUAGEM (DEL)?

O termo Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) refere-se a crianças que apresentam dificuldade em adquirir e desenvolver habilidades de linguagem na ausência de deficiência mental, déficits físicos e sensoriais, distúrbio emocional severo, fatores ambientais prejudiciais e lesão cerebral.

Diagnóstico precoce do Distúrbio Específico de Linguagem é essencial para reabilitação das crianças.
Entre 5% e 7% da população infantil, a cada mil nascidos, tem o diagnóstico do DEL. É possível diagnosticar, com mais precisão, em crianças entre 5 e 6 anos de idade, embora isso não ocorra de forma tão regular, o que compromete o desenvolvimento de crianças em larga escala.
Mais que um mero número estatístico, o DEL tem reflexos imediatos no aprendizado, desde o período inicial da educação formal, se estendendo até a fase adulta, nas atividades de comunicação oral e /ou escrita.
Crianças com DEL, quando não diagnosticadas e tratadas precocemente, têm dificuldades com a aquisição da escrita, e podem ser facilmente confundidas com crianças disléxicas, em virtude de um diagnóstico incorreto, o que pode resultar no fracasso da reabilitação.
Embora estudado e identificável, não existe ainda um comprovação científica estabelecida para o DEL, justamente pela inexistência de marcas biológicas que justifiquem o comprometimento de linguagem.
Por outro lado, há evidências da presença de um componente genético determinante nesta patologia, ainda que de origem e localização incertas.

Diagnóstico

O diagnóstico do Distúrbio Específico de Linguagem é multidisciplinar e deve ser feito por exclusão, ou seja, descartando-se a possibilidade de qualquer outra patologia. Na avaliação de linguagem, examina-se a expressão e recepção de diferentes aspectos, como fonológico, lexical, morfossintático, semântico e pragmático.

Características principais do DEL:

· Dificuldade de linguagem expressiva e/ou receptiva, sendo a compreensão normalmente melhor do que a expressão;
· Atraso na aquisição das primeiras palavras;
· Falha na discriminação dos fonemas;
·Frases mal elaboradas (algumas vezes sem artigos, preposições ou concordância verbal);
· Fonologia, semântica, sintaxe e pragmática são atingidas em graus diferentes.
· Uma mesma criança pode apresentar maiores problemas em relação à fonologia num momento e em relação à semântica, num outro. Ou seja, o quadro nem sempre é estável.


QUANDO DEVO PROCURAR UM FONOAUDIÓLOGO?






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Implante Coclear


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Quando procurar um Fonoaudiólogo?



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quarta-feira, 1 de maio de 2013

Estimular o cérebro é prepará-lo para o aprendizado.



Estimular o cérebro é prepará-lo para o aprendizado, os benefícios são muitos: melhora a memória, a concentração, o aprendizado, a criatividade. Exercícios simples, como ler, dançar, desenhar e jogar xadrez, estimulam a atividade dos neurônios, melhoram a memória, as habilidades e o raciocínio. Exercitar a mente é fundamental para a juventude do órgão e protegendo contra o mal de Alzheimer – doença neurodegenerativa que pode surgir com o envelhecimento, os estímulos tem papel importante na proteção do cérebro contra a doença, ao manter os neurônios ativos e saudáveis.



O cérebro começa a se formar a partir da terceira semana de gestação e vai se aprimorando no decorrer da vida, para os bebês a estimulação pode ser conseguida a partir de gestos simples, como manter o hábito de conversar diretamente com o bebê ou colocar músicas para ele ouvir. As células nervosas ficam esperando os exercícios, que vão estimular, aos poucos, a atividade dessa rede para que ela continue a progredir. O primeiro ano de vida é fundamental nesse processo, Isso porque é nesse período que a criança está aberta para um grande número de sinapses entre os neurônios. Sinapses são pontes feitas entre as células nervosas para a transmissão de informações por meio de sinais elétricos ou químicos. Mas, se o bebê for pouco estimulado, serão feitas poucas sinapses, o que significa uma trilha menor de neurônios ativados. Ao incentivar atividades variadas, no entanto, novas células nervosas serão requisitadas e mais sinapses serão feitas. Dessa maneira, será ampliada a malha de transmissão de informações. Essa ampliação é importante porque aumenta a capacidade do cérebro de processar o conhecimento. É como se existissem mais caminhos para esse mecanismo acontecer.


Até um ano, o cérebro pode ser exercitado por meio de atividades simples. Um toque na pele do bebê, brincadeiras com objetos coloridos e de texturas diferentes, conversas olho no olho com os pais e outras atitudes ajudam a fazer crescer a rede neuronial. Depois dessa idade, valem outras estratégias, como incentivar a fantasia e a imaginação com a ajuda de histórias, teatrinhos e fantoches. As atividades ajudam, inclusive, no desenvolvimento da linguagem.
Por volta dos dois anos, o estímulo que a criança recebe também é fundamental. Para se ter uma idéia, nessa fase o cérebro de uma criança consome duas vezes mais energia do que o de um adulto e tem a capacidade de realizar o dobro de sinapses. 


Mas a ciência já descobriu que a habilidade de formar novas redes diminui com o passar do tempo. É aí que a malhação se torna um trunfo. Isso porque, apesar de apresentar, uma queda de rendimento, o cérebro de um adulto continua capaz de estabelecer novas conexões. Só que para isso é preciso que ele continue a receber estímulos.

A possibilidade de reabilitar pacientes com lesões cerebrais

É de grande importância da reabilitação desses pacientes, pois na maioria das vezes é possível tratar sequelas, como perda dos movimentos. Quando alguns neurônios morrem, como pode ocorrer depois de uma lesão, outras células nervosas assumem a função das que se perderam. Os exercícios estimulam os neurônios sadios a recuperar as funções que as células mortas deixaram de cumprir. A estimulação é feita de forma gradual e de vários modos. Tudo dependerá do tipo de lesão e do grau de comprometimento sofrido pelo paciente.
Se a fala e a audição estão prejudicadas, fonoaudiólogos ajudam com exercícios específicos, onde até músicas podem ser usadas. No trabalho de recuperação, são utilizados também joguinhos de computador para estimular o raciocínio. Técnicas como a equoterapia (método em que o paciente anda a cavalo para treinar o equilíbrio) são adotadas quando há melhora. Outro recurso é o uso de medidas simples no dia-a-dia.



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Desenvolvimento da Linguagem




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Sinais comuns de Dislexia em cada fase.




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VOZ: saiba como ter uma voz bonita, limpa e saudável


Higiene Vocal é o cuidado que se deve ter com a voz para mantê-la sempre bonita, limpa, saudável, conservando a saúde das estruturas que a produzem. Para manter a voz saudável devemos:

1-FALAR SOLTO E FÁCIL: Não se deve gritar nem se esforçar para falar. Se possível procure se aproximar das pessoas para conversar.

2-FALAR NA HORA CERTA: Quando estiver ouvindo música, abaixe o volume se quiser conversar com alguém. Durante festas, recreio escolar, jogos, shows, não competir com outras vozes ou barulhos, espere sua vez para falar.

3-IMITAR SEM ESFORÇO: Algumas pessoas têm facilidade para imitar as vozes dos outros, mas se você forçar muito a garganta pode arder e manchar suas pregas vocais.

4-MANTER A RESPIRAÇÃO LIVRE: Quando fizer exercícios físicos, evite falar, deixe sua respiração acontecer de forma livre e solta.

5-BEBER MUITO LÍQUIDO: Beber muita água hidrata nosso corpo e faz as pregas vocais funcionarem melhor. Procure beber água sempre que estiver falando demais.

6-CUIDADO COM O PIGARRO E TOSSE: Quando sentir algum catarro na garganta, procure tirá-lo sem fazer muita força e muito som, pois o pigarro e a tosse machucam as nossas pregas vocais.

7-USAR ROUPAS ADEQUADAS: Nossa roupa também pode interferir na produção da voz. Ex.: calças apertadas na cintura, golas justas na garganta e lenços amarrados no pescoço, incomodam durante a fala.

8-ATENÇÃO COM ALIMENTAÇÃO: Procure manter uma alimentação saudável, baseada em frutas e legumes. Mastigue bem os alimentos, pois além de ajudar na digestão é muito relaxante para as pregas vocais.

9-O FUMO E O ÁLCOOL SÃO ALTAMENTE NOCIVOS: Causam irritação, pigarro, edema, tosse, aumento da secreção e infecções na garganta, fazendo com que a voz fique rouca e fraca. O fumo e o álcool são considerados uma das maiores causas do câncer de laringe e pulmão.

10-FALAR SUSSURRANDO OU COCHICHANDO: Também devem ser evitados, pois representam um esforço maior que o necessário para a produção normal da voz. Aconselha-se também evitar ficar muito tempo em ambientes com ar condicionado; se for inevitável, procure beber bastante água para não ressecar a garganta.





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