Google+

sábado, 18 de janeiro de 2014

OS PROBLEMAS ORTODÔNTICOS E AS CRIANÇAS.


Mordida cruzada ou aberta, dentes projetados para frente, língua mal posicionada são os problemas ortodônticos que mais ouvimos falar. São chamados desvios de oclusão. A maioria dos problemas bucais tem origem nos primeiros anos de vida. O primeiro grande surto de crescimento do maxilar, por exemplo, ocorre do primeiro ao quarto ano de vida.

Os pais devem evitar que os filhos se habituem a chupar o dedo ou chupeta que prejudicam o desenvolvimento muscular e ósseo e os dentistas sempre advertem que esses hábitos podem provocar problemas como dentes superiores projetados para frente e interposição da língua no meio dos dentes.

O crescimento do rosto é influenciado pelo desenvolvimento adequado da respiração, mastigação, fonação e deglutição. A maloclusão prejudica todas essas funções e, portanto, a atuação preventiva do ortodontista é recomendável exatamente no período em que o crescimento ósseo está ocorrendo.

Confira abaixo mais informações sobre os problemas ortodônticos mais comuns:

APINHAMENTO
Caracterizado pelo posicionamento inadequado dos dentes, o apinhamento é um dos problemas mais comuns noconsultório odontológico. É o popular “dente torto” ou “dente montado”. A principal causa do problema é a falta de espaço na mandíbula, sendo muito comum durante a transição dos dentes de leite para os permanentes.
Além de ser esteticamente desfavorável, o apinhamento dificulta a correta higienização bucal e, consequentemente, favorece o acúmulo de tártaro, desenvolvimento de cáries e inflamações na gengiva.

SOBREMORDIDA EXAGERADA
A sobremordida é um tipo de maloclusão vertical em que os dentes superiores recobrem grande parte dos inferiores. Em casos mais acentuados, a arcada inferior pode ficar totalmente encoberta, encostando no palato mole do paciente. Essa disfunção está associada principalmente à genética e a alterações no crescimento mandibular. O problema traz prejuízos estéticos e causa alterações na mastigação e deglutição, além de dificultar a limpeza.

MORDIDA ABERTA
Considerada um dos problemas ortodônticos de tratamento mais difícil, a mordida aberta é caracterizada pela ausência de contato entre as arcadas dentárias superior e inferior. Geralmente, ocorre na região anterior da boca, embora não haja uma regra. A ocorrência da disfunção está associada principalmente a fatores ambientais, como o hábito de chupar o dedo ou uso prolongado de chupetas e mamadeiras. Além do uso de aparelho ortodôntico, o tratamento da mordida aberta pode, ainda, necessitar de cirurgia ortognática.

MORDIDA CRUZADA
De modo simplificado, a mordida cruzada ocorre quando um ou mais dentes da arcada superior não se encaixa corretamente na inferior, que deve ser recoberta. Assim, a anomalia resulta em uma inversão da oclusão no sentido vestíbulo-lingual. Esse tipo de má formação é causado por traumas na dentição ou perda precoce dos dentes de leite, o que desvia o eixo de erupção dos dentes permanentes. Falta de espaço na arcada,dentes extranumerários e respiração bucal também podem ser destacados como fatores que favorecem a mordida cruzada. A anomalia interfere nos processos normais de crescimento e desenvolvimento e, por isso, deve ser tratada precocemente.

DIASTEMA
Definido na Odontologia como espaço existente entre os dentes resultando em ausência de contato entre dois ou mais componentes da arcada dentária, o diastema não é apenas um problema estético. Trata-se de uma anomalia que, se muito acentuada, pode interferir na dicção do paciente, impossibilitando a entonação correta de alguns fonemas e provocando sons indesejáveis. O espaço entre dentes também favorece o acúmulo de restos de alimentos, aumentando as chances de desenvolvimento de cáries e outros problemas bucais. Em geral, os diastemas estão associados a fatores como hereditariedade, espaço de sobra na boca, lesão de tecidos moles e postura inadequada da língua.

DESVIO DE LINHA MÉDIA
A linha média intermediária é um dos pontos importantes na análise estrutural dos dentes, principalmente por causa de sua localização de destaque na face. A linha média nada mais é que o espaço entre os dois dentes centrais da arcada superior, e seu posicionamento correto deve coincidir tanto com o filtro labial quanto com o centro da arcada dentária inferior. Desse alinhamento, uma sutil assimetria das linhas médias é aceitável, mas desvios significativos podem prejudicar consideravelmente a estética dentofacial. O diagnóstico exige atenção a diversos fatores, uma vez que eles podem estar ligados a causas variadas, como mordida cruzada, discrepância no tamanho dos dentes, ausência de componentes da arcada, diastemas, apinhamento e má formação esquelética.

FONTE: http://cosmosclinica.com.br/blog/problemas-ortodonticos-surgem-na-infancia/




Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 / ID:14*12367
Homepage: http://fonoaudiorj.wix.com/fonoaudiologia
Blog: http://www.fonoaudiologarj.blogspot.com.br/ —

em Rua Manuela Barbosa n 01 sala: 401 - Méier - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Por favor aguarde a liberação do mesmo.