Google+

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Teste da Linguinha. Por que fazer?

O “Teste da Linguinha” tem como base o “Protocolo de Avaliação do Frênulo Lingual para bebês. Apesar de a investigação da língua presa ser citada como rotina atual nas maternidades e consultórios, na prática não ocorre, especialmente pelo desconhecimento a respeito de suas implicações.

Os bebês com língua presa mamam, mas cansam e não se saciam. Portanto, há um ciclo de alimentação ineficiente e estressante. A proposta do Teste da Linguinha tem o objetivo de diagnosticar as limitações dos movimentos causadas pela língua presa, que podem comprometer as suas funções: sugar, engolir, mastigar e falar.

Muitas pessoas sofrem com as consequências dessa alteração sem saber a causa. Dificuldades durante a amamentação, dificuldade para mastigar, engolir, lamber sorvete, falar com distorção, afetando a comunicação e o relacionamento social e até beijar são exemplos das possíveis consequências da não intervenção.



"Se o corte é feito depois que a criança já não fala bem, a fala nunca vai ficar perfeita", afirma Irene Marchesan, Presidente da Sociedade Brasileira na matéria da Folha de S.Paulo.

Dúvidas? Procure um Fonoaudiólogo.
Nós podemos lhe ajudar!
Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 / ID:14*12367
Homepage: http://fonoaudiorj.wix.com/fonoaudiologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Por favor aguarde a liberação do mesmo.