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quarta-feira, 1 de maio de 2013

Estimular o cérebro é prepará-lo para o aprendizado.



Estimular o cérebro é prepará-lo para o aprendizado, os benefícios são muitos: melhora a memória, a concentração, o aprendizado, a criatividade. Exercícios simples, como ler, dançar, desenhar e jogar xadrez, estimulam a atividade dos neurônios, melhoram a memória, as habilidades e o raciocínio. Exercitar a mente é fundamental para a juventude do órgão e protegendo contra o mal de Alzheimer – doença neurodegenerativa que pode surgir com o envelhecimento, os estímulos tem papel importante na proteção do cérebro contra a doença, ao manter os neurônios ativos e saudáveis.



O cérebro começa a se formar a partir da terceira semana de gestação e vai se aprimorando no decorrer da vida, para os bebês a estimulação pode ser conseguida a partir de gestos simples, como manter o hábito de conversar diretamente com o bebê ou colocar músicas para ele ouvir. As células nervosas ficam esperando os exercícios, que vão estimular, aos poucos, a atividade dessa rede para que ela continue a progredir. O primeiro ano de vida é fundamental nesse processo, Isso porque é nesse período que a criança está aberta para um grande número de sinapses entre os neurônios. Sinapses são pontes feitas entre as células nervosas para a transmissão de informações por meio de sinais elétricos ou químicos. Mas, se o bebê for pouco estimulado, serão feitas poucas sinapses, o que significa uma trilha menor de neurônios ativados. Ao incentivar atividades variadas, no entanto, novas células nervosas serão requisitadas e mais sinapses serão feitas. Dessa maneira, será ampliada a malha de transmissão de informações. Essa ampliação é importante porque aumenta a capacidade do cérebro de processar o conhecimento. É como se existissem mais caminhos para esse mecanismo acontecer.


Até um ano, o cérebro pode ser exercitado por meio de atividades simples. Um toque na pele do bebê, brincadeiras com objetos coloridos e de texturas diferentes, conversas olho no olho com os pais e outras atitudes ajudam a fazer crescer a rede neuronial. Depois dessa idade, valem outras estratégias, como incentivar a fantasia e a imaginação com a ajuda de histórias, teatrinhos e fantoches. As atividades ajudam, inclusive, no desenvolvimento da linguagem.
Por volta dos dois anos, o estímulo que a criança recebe também é fundamental. Para se ter uma idéia, nessa fase o cérebro de uma criança consome duas vezes mais energia do que o de um adulto e tem a capacidade de realizar o dobro de sinapses. 


Mas a ciência já descobriu que a habilidade de formar novas redes diminui com o passar do tempo. É aí que a malhação se torna um trunfo. Isso porque, apesar de apresentar, uma queda de rendimento, o cérebro de um adulto continua capaz de estabelecer novas conexões. Só que para isso é preciso que ele continue a receber estímulos.

A possibilidade de reabilitar pacientes com lesões cerebrais

É de grande importância da reabilitação desses pacientes, pois na maioria das vezes é possível tratar sequelas, como perda dos movimentos. Quando alguns neurônios morrem, como pode ocorrer depois de uma lesão, outras células nervosas assumem a função das que se perderam. Os exercícios estimulam os neurônios sadios a recuperar as funções que as células mortas deixaram de cumprir. A estimulação é feita de forma gradual e de vários modos. Tudo dependerá do tipo de lesão e do grau de comprometimento sofrido pelo paciente.
Se a fala e a audição estão prejudicadas, fonoaudiólogos ajudam com exercícios específicos, onde até músicas podem ser usadas. No trabalho de recuperação, são utilizados também joguinhos de computador para estimular o raciocínio. Técnicas como a equoterapia (método em que o paciente anda a cavalo para treinar o equilíbrio) são adotadas quando há melhora. Outro recurso é o uso de medidas simples no dia-a-dia.



Dúvidas? Procure um Fonoaudiólogo.
Nós podemos lhe ajudar!

Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ

Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 / ID:14*12367


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