POSTURA:
Cabeça ereta sem rigidez. Coluna vertebral na posição vertical,
peito ligeiramente elevado e os pés firmes e separados de modo que o peso do corpo
fique distribuído e confortavelmente apoiado sobre eles.
RESPIRAÇÃO:
Com o peito ligeiramente elevado, respirar utilizando o músculo
diafragma, sem elevar o peito ou ombros. A expansão das costelas circunda todo
o peito, especialmente na direção das costelas de baixo, enquanto e diafragma e
paredes abdominais permanecem flexíveis pois são essenciais para o controle da
emissão de ar.
RELAXAMENTO:
O relaxamento é a liberdade de ação, estado de balanço e
equilíbrio ou prontidão para a execução. Não apenas afrouxamento ou inércia.
Deve ser entendido como a habilidade necessária para um bom cantar exigindo uma
maior delicadeza, balanço e interação dos ajustes musculares ao redor da
laringe, pescoço, língua e boca. Ajustes que devem sempre estarem prontos a
mudar com grande rapidez durante o canto.
RESSONÂNCIA:
A atividade vibratória da voz engloba várias estruturas: músculos,
ossos, ligamentos e cavidades de todo o corpo. O corpo deve ser considerado
como um ressonador complexo da voz. A ausência de contração de esforços
musculares com o sentimento resultante da completa liberdade assegura uma
correta coordenação de todas as partes da região vocal com a máxima ressonância
e qualidade vocal.
REGISTRO:
O registro no canto refere-se as mudanças ou paradas na qualidade
vocal que ocorrem quando as cordas vocais se reajustam para produzir
freqüências altas ou baixas (notas altas ou baixas). A maioria dos cantores que
não possuem os benefícios de uma técnica vocal apropriada, sentirão uma notável
mudança na qualidade quando eles alcançam determinado ponto na tessitura
(alcance vocal) da voz enquanto cantam determinada passagem na escala musical.
Esse elevador na voz marca o ponto de transição onde a voz de peito termina e a
voz de cabeça começa. A sensação de mudança de registro, o qual pode flutuar de
acordo com a intensidade do som da vogal usada nos exercícios ou frases
musicais, normalmente ocorre em algum lugar na área logo abaixo do tom da voz
falada.
DICÇÃO:
Em seu completo sentido, dicção significa não somente a clareza,
beleza, sensibilidade e inteligibilidade de comunicação da língua, mas a total
técnica e arte da distribuição do texto cantado, por exemplo: ênfase ou fusão
numa palavra, cor emotiva, nuança, continuidade da linha melódica, etc. As
vogais são os veículos da voz e assim, são ressonadas através de todas as áreas
de ressonância. A posição da língua e forma da boca, são fatores que contribuem
para a formação da vogal. As consoantes são formadas na região da boca pelo
movimento dos lábios, língua, dentes e palato. Cada movimento não deve
perturbar a liberdade da garganta de produzir os sons.
APARELHO RESPIRATÓRIO:
Para uma boa realização no canto e na fala é preciso ter controle
da respiração. A respiração e a postura estão intimamente interligados. Para
realizar uma respiração correta é preciso estar numa postura adequada. A
respiração é uma função vital que, no canto, aprendemos a controlá-la.
A respiração, sempre que possível deve ser nasal, pois assim o ar
é filtrado e aquecido pelas narinas.
A respiração usada para o canto recebe às vezes nomes diferentes,
dependendo do autor. Alguns a chamam costo-diafragmática, outros
abdominal-intercostal. O fato é que devemos encher desde a base do pulmão, suas
laterais até às costas, sem levantar os ombros. " Quando se pede aos
alunos, no início das aulas de fala ou de canto, para inspirarem profundamente,
80% inspiram com uma elevação forçada das costelas e das clavículas, mantendo
os músculos abdominais contraídos, erguendo os ombros, ficando vermelhos no
rosto e pescoço... Esta respiração forçada tem conseqüencias desastrosas, em
primeiro lugar para a voz. Deve-se também praticar a inspiração rápida, quer
dizer, inspirar a maior quantidade de ar em menor tempo possível, após ter
dominado esses movimentos corretamente.
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Dra. Roberta Pereira
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