Google+

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Articulação Têmporo Mandibular (ATM) e Desordens da ATM


É a articulação entre a mandíbula e o maxilar, é ela que permite a abertura e o fechamento da boca, a lateralização e a protusão da mandíbula. Movimento de extrema importância para o ser humano, pois ela participa ativamente da fala, da mastigação e até mesmo do bocejo.
Quando existe algum comprometimento na ATM temos uma disfunção da mesma.

A disfunção têmporo-mandibular (DTM), é uma doença crônica, que se caracteriza por um conjunto de sinais e sintomas, como: dor de cabeça, dor e dificuldade na mastigação, redução na abertura da boca, zumbido e / ou dor de ouvido, ruídos na articulação temporo-mandibular (ATM), sensação de pressão ou peso perto do ouvido; piora da voz após falar muito; cansaço em algumas regiões da face ao acordar.

As causas são de origem multifatorial, não apresentando uma causa única, onde há vários aspectos relacionados como: as alterações na oclusão (perdas dentárias, desgaste dental, próteses mal adaptadas); lesões traumáticas ou degenerativas da ATM; problemas esqueléticos; fatores psicológicos (provocam tensão e aumentam a atividade muscular, gerando fadiga) e os hábitos parafuncionais (roer unhas, apoio de mão na mandíbula, bruxismo entre outros), podem ocasionar prejuízos levando ao desequilíbrio da ATM e desarmonia de todo o sistema estomatognático.

A Fonoaudiologia e as Desordens da ATM

O fonoaudiólogo na terapia das DTM realiza inicialmente uma anamnese detalhada, uma avaliação minuciosa, escolhendo métodos e técnicas que estejam voltados para a modificação dos fatores desencadeantes e ou que intensificam a dor, o desconforto e limitações, estabelecendo o equilíbrio miofuncional, reeducando a musculatura orofacial, basicamente através de termoterapia, massagens, mioterapia e restabelecimento das funções estomatognáticas.

O tratamento requer um trabalho multidisciplinar, sendo essa equipe composta por: fonoaudiólogo,otorrinolaringologista, neurologista, odontólogo, psicólogo e fisioterapeuta.

Se você tem algum desses sintomas, procure um fonoaudiólogo, nós podemos lhe ajudar!!





Dúvidas? Procure um Fonoaudiólogo. Nós podemos lhe ajudar!

Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 / ID:14*12367
Homepage: http://fonoaudiorj.wix.com/fonoaudiologia

Um comentário:

  1. Ola, dra estou com sintomas de ATM , gostaria de saber qual especialista devo procurar dentista ou fonoaudiologo?

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário! Por favor aguarde a liberação do mesmo.