Google+

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Paralisia Cerebral



A paralisia cerebral é uma doença do sistema nervoso central caracterizada por uma alteração do movimento e da postura, onde a coordenação muscular apresenta-se não correta e o tônus muscular está com alterações mais ou menos importantes; tudo isso devido a uma lesão no cérebro ainda em desenvolvimento, nos primeiros anos de vida.
Os distúrbios da comunicação são variáveis de acordo com os graus de acometimento encefálico, aparecem em função das alterações provenientes de mímica facial, reflexos orais, alimentação, respiração, articulação, fonação, linguagem, voz e audição. A criança com paralisia cerebral geralmente não possui o controle completo dos músculos de seu corpo, o que leva a dificuldades motoras e incoordenação,que podem afetar desde seu desenvolvimento físico até sua fonação.

O que pode causar Paralisia Cerebral?

Normalmente estas lesões são provocadas ao longo da gravidez, durante os trabalhos de parto ou logo após sua conclusão. Estes problemas podem também se manifestar no período da infância.
Algumas causas da Paralisia Cerebral podem ser listadas: no período anterior ao nascimento, destacam-se a rubéola, a sífilis, a toxoplasmose, a AIDS, o consumo de drogas, álcool e fumo; durante o parto, são mais comuns as hemorragias intracranianas; no intervalo do pós-parto podem ocorrer traumas cerebrais, meningites, convulsões, desnutrição, traumatismo crânio-encefálico e hipóxia cerebral grave (quase afogamento, convulsões prolongadas e paradas cardíacas).




A Fonoaudiologia na Paralisia Cerebral:

A fonoaudiologia no processo terapêutico de crianças portadoras de Paralisia Cerebral vai intervir nos aspectos da linguagem, fala, dos órgãos fonoarticulatórios e funções neurovegetativas (deglutição, sucção, mastigação, e respiração), bem como na facilitação postural, aspectos familiares e escolares, levando em conta a forma e o grau (leve, moderada ou severa, de acordo com o nível de locomoção da criança) de manifestação da paralisia cerebral. Embora seja ainda irreversível, os danos causados à musculatura podem ser parcialmente eliminados com as terapêuticas apropriadas.

Orientações a pais e cuidadores:

A atuação dos familiares e do cuidador é fundamental, devido à colaboração que podem oferecer em diversos pontos do tratamento e que são basicamente:
Tudo que estiver relacionado ao desenvolvimento:
-Comunicação (linguagem, fala)
-Cordenação motora;
-Visão;
-Audição;
-Olfato / Paladar
-Aspectos específicos do tratamento como: baba, fonação ou
sistemas alternativos.
Metodologia:
- Explicar aos pais e ao cuidador os objetivos gerais e parciais.
- Designar-lhes atividades concretas a serem realizadas.
- Reforçar continuamente seu trabalho.
- Buscar a colaboração de toda a família e do cuidador. Além das atividades gerais, cada membro da família deve ter alguma função específica à qual se dedicará periodicamente.
- Assessorar os pais e o cuidador com frequência sobre material e atividades.
-Evitar que a família delegue toda a responsabilidade do tratamento aos especialistas, fazendo-a ver que uma parte importante dependente dela, explicando-lhe também os resultados.


Dúvidas? Procure um Fonoaudiólogo. Nós podemos lhe ajudar!

Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 / ID:14*12367
Homepage: http://fonoaudiorj.wix.com/fonoaudiologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Por favor aguarde a liberação do mesmo.