Google+

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Paralisia Facial


Paralisia Facial

A Paralisia  Facial  é uma doença que acomete parte da face do indivíduo e pode  se apresentar  de  várias  maneiras,  podendo  ser  completa ou incompleta, súbita ou se desenvolver ao longo de vários anos, vir acompanhada de acometimento auditivo ou não.É um  dos  acometimentos  que  mais  afeta a imagem das pessoas, já que o nervo facial é responsável por várias funções da mímica e expressões da face, e, na hipótese de lesão desse nervo, podem ocorrer alterações como dormência ou fraqueza, sensação de pressão ou inchaço do lado afetado, intolerância a sons fortes, olho ressecado e, algumas vezes, dor ao redor da orelha, ausência de fechamento da pálpebra,  dificuldade na  movimentação  voluntária dos  músculos  da  face e outras, alterando sua própria identidade.  O indivíduo portador de paralisia facial quase  sempre  sente-se  inseguro e envergonhado em  função das  alterações, procurando o  isolamento até  mesmo dentro da  família,  já que apresenta dificuldades para se comunicar e em alguns casos de se alimentar normalmente.

Causas: Estresse, infecções virais (herpes zoster), acidente, tumor, trauma, choque térmico e outras complicações podem ser algumas das causas da paralisia facial. O distúrbio é caracterizado pela ausência ou diminuição dos movimentos da musculatura do rosto, provocada por uma alteração do nervo facial, um dos 12 nervos cranianos, responsável pela parte motora dessa região do corpo.

Sintomas como desvio dos lábios para um dos lados do rosto, imobilização da pálpebra, impedindo o fechamento ou abertura do olho, alteração no lacrimejamento, além da sensação de formigamento na pele e perda de sensibilidades olfativa e degustativa são comuns em pacientes com paralisia facial.  A alteração no rosto pode ocorrer por influência de vírus ou bactérias, por lesão, disfunção metabólica, falta de irrigação sangüínea na região neural, por influência de toxinas ou até por fatores congênitos, além de também estar associada ao estresse e traumas de face.

A Fonoaudiologia na Paralisia Facial

O trabalho fonoaudiológico nos casos de paralisia facial visa dar funcionalidade aos movimentos e à musculatura, bem como a adequação das funções neurovegetativas, fala e expressão do indivíduo promovendo a melhora e a minimização das seqüelas. A melhora depende de diversos fatores, como a idades do paciente, a causa da paralisia, o tipo de lesão entre outros fatores. O tratamento deve se iniciar o mais cedo possível para se evitar a atrofia muscular e assim  se conseguir obter a melhor resposta possível dos músculos envolvidos.



Dúvidas? Procure um Fonoaudiólogo. Nós podemos lhe ajudar!

Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 / ID:14*12367
Homepage: http://fonoaudiorj.wix.com/fonoaudiologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Por favor aguarde a liberação do mesmo.