Google+

sexta-feira, 19 de abril de 2013

A língua e suas funções

A língua é um órgão situado na cavidade bucal e que é responsável por várias funções que são desempenhadas a fim de suprir, as necessidades básicas do indivíduo, fundamentais à sobrevivência, que são: a respiração, sucção, deglutição, mastigação e fala. Na respiração a língua possibilita que esta aconteça mantendo-se bem posicionada; na sucção sua forma de pressão possibilita o ato de sugar; na deglutição é responsável por todo o processo de levar o alimento ou líquido a ser engolido; na mastigação favorece que o alimento seja triturado e misturado à saliva, e na fala os pontos de articulação de cada fonema são de responsabilidade também da língua tanto seu corpo como o ápice. Sua capacidade de adaptação faz com que, mesmo havendo alterações morfológicas e funcionais, ela sempre vá em busca de realizar suas funções.



Ao tomar uma posição diferente dentro da cavidade oral, a língua, além de deixar de cumprir seu papel modelador dos arcos dentários, causa prejuízo de acordo com o posicionamento lingual podendo causar diversos tipos de mal-oclusão. Ainda, quando a língua encontra-se com o dorso elevado e a ponta baixa, ela irá inibir o crescimento mandibular e estimulará o crescimento da parte anterior da maxila, podendo levar uma classe II. Este posicionamento da língua pode causar ceceio lateral pelo estreitamento criado entre o palato e o dorso da língua, dificultando a saída do ar.
Porém, a língua pode ficar totalmente rebaixada no soalho da boca levando a mandíbula para a frente, estimulando o prognatismo. Pode ainda, a língua ficar interposta entre as arcadas, levando a uma mordida aberta anterior. Há presença de respiração oral na grande maioria dos portadores de mordida aberta na dentição mista ou decídua. Atualmente acredita-se que alterações em posições dentárias, ou mesmo, o direcionamento de crescimento inadequado é causado muito mais pela postura de repouso da língua inadequada, do que pela deglutição atípica.




A Fonoaudiologia trabalha na área de Motricidade Orofacial para adequar a posição correta da língua em repouso e durante a fala, através da realização de exercícios diariamente. Se você possuir algumas dessas queixas procure um Fonoaudiólogo e proporcione uma melhor qualidade de vida.


Dúvidas? Procure um Fonoaudiólogo.
Nós podemos lhe ajudar!
Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 / ID:14*12367
Homepage: http://fonoaudiorj.wix.com/fonoaudiologia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Por favor aguarde a liberação do mesmo.