Google+

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Zumbido


O zumbido é uma sensação de som percebido pelo indivíduo, independente do estímulo sonoro externo. Suas principais causas podem ser de origem muscular, tubária e vascular. Pode ser periférico, quando originado no órgão espiral ou no nervo coclear e central, quando tem origem nas vias auditivas do sistema nervoso central. Este tipo de zumbido é o mais freqüente, é o que incomoda mais o paciente e é difícil de ser tratado, pois sua fisiopatologia ainda não é bem conhecida.
 O zumbido é uma das três grandes manifestações otoneurológicas, ao lado da perda auditiva neurossensorial e da tontura, sendo muitas vezes a principal queixa do paciente, principalmente na população idosa.
 O zumbido e a tontura são sintomas comuns na prática clínica; podem ocorrer simultaneamente ou isolados. Ambos possuem grande incidência na população e trazem diversos prejuízos à qualidade de vida do indivíduo. O zumbido pode interferir no sono, na concentração, no equilíbrio emocional e na vida social do indivíduo. A tontura, além dos sintomas acima citados, pode dificultar o desempenho do indivíduo em realizar atividades que necessitem de movimentos rápidos da cabeça e, também, em tarefas que impliquem flexão do tronco e da cabeça.
Os pacientes são submetidos aos seguintes procedimentos: anamnese, inspeção otológica, avaliação vestibular por meio da vectoeletronistagmografia para que a partir desses achados se possa traçar uma linha de tratamento.



Reabilitação vestibular no tratamento da tontura e do zumbido 

A Reabilitação Vestibular é o tratamento através de programa de exercícios com o objetivo de reduzir, e se possível, eliminar os sintomas de tontura e desequilíbrio corporal, característicos das labirintites, cuja denominação correta é labirintopatias (afecções da orelha interna ou labirinto) ou vestibulopatias (problemas no sistema vestibular ou de equilíbrio).

Sintomas das Labirintopatias:
As principais são:
- tontura (falta de equilíbrio)
- vertigem (movimento giratório do corpo ou do ambiente em relação ao corpo).
- zumbido.
- nistagmo (movimentos involuntários de um ou ambos os olhos).
- sensação de ouvido tampado.
- dores na nuca.
- perda auditiva.

Causas das Labirintopatias:
São várias, eis algumas:
- Doenças Metabólicas (colesterol alto, hiperglicemia; doenças da tireóide).
- Distúrbios Vasculares (hipertensão arterial; arteriosclerose).
- Alterações articulares (articulação temporo mandibular – ATM).
- Doenças do Sistema Nervoso Central.
- Erros Alimentares (evite se puder: alimentos com muito açúcar e/ou sal; bebidas alcoólicas, bebidas com cafeína; não fique em jejum; não deixe de tomar água com freqüência).

Incidência das Labirintopatias:
- Pode ocorrer em qualquer idade, mas a incidência é maior no sexo feminino, e na faixa etária de 40 a 60 anos.
- Pode ocorrer também em crianças que apresentam: enjôo em veículo em movimento (cinetose), enxaqueca, baixo rendimento escolar por problemas de equilíbrio.

Diagnóstico:
É feito pelo médico otorrino através de avaliação clínica e exame Otoneurológico, e exames complementares como Audiometria, Imitanciometria, entre outros.

Tratamento :
O tratamento depende da causa, e um diagnóstico bem feito vai ajudar na recuperação do paciente. Caso seja necessário, o médico poderá orientar procurar outros profissionais, como por exemplo, o fonoaudiólogo, para colaborar no tratamento.

Reabilitação Vestibular:
Nas sessões de fono, são feitos exercícios ou manobras, dependendo de cada caso. É importante que o paciente seja disciplinado quanto às presenças nas terapias e faça também os treinos em casa, para que a recuperação seja satisfatória.


Dúvidas? Procure um Fonoaudiólogo.
Nós podemos lhe ajudar!
Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 / ID:14*12367
Homepage: http://fonoaudiorj.wix.com/fonoaudiologia
Blog: http://www.fonoaudiologarj.blogspot.com.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Por favor aguarde a liberação do mesmo.