Google+

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Esclarecendo dúvidas...




QUAL RELAÇÃO ENTRE ALIMENTAÇÃO E FALA?
Durante a alimentação, a criança exercita a musculatura orofacial, estimulando o desenvolvimento dos órgãos fonoarticulatórios. Desta forma, a sucção e a mastigação adequadas evitam alterações dentárias e dificuldades na movimentação de estruturas como lábios e língua, fundamentais para a produção dos sons da fala.





QUAIS AS VANTAGEM DO ALEITAMENTO NO SEIO MATERNO?
Além de todas as vantagens nutricionais e imunológicas, a prática do aleitamento em seio materno estimula o funcionamento adequado das estruturas da boca e da face. Mamar no peito fortalece a musculatura orofacial do bebê, diminuindo riscos de problemas futuros em funções importantes, tais como a respiração, mastigação, deglutição e fala.





PORQUE ALGUNS BEBÊS TEM DIFICULDADES PARA SUGAR?
 As dificuldades de sugar podem ocorrer devido a: ausência do reflexo de sucção; diminuição da força de sucção; incoordenação entre as ações de sugar, deglutir e respirar; posicionamento inadequado da mãe e/ou bebê; ausência de selamento (fechamento) dos lábios ao redor do bico do seio materno; e inadequada movimentação de língua e mandíbula durante a amamentação.





O QUE FAZER QUANDO A ALIMENTAÇÃO NO SEIO MATERNO NÃO É POSSÍVEL?
Na impossibilidade de o bebê mamar diretamente no seio materno, o próprio leite materno ordenhado ou outro tipo de leite, recomendado pelo pediatra, pode ser oferecido por meio de colher ou copinho. O fonoaudiólogo, após avaliação de cada caso, poderá indicar a forma mais adequada de amamentar o bebê.



COMO ALIMENTAR UM BEBÊ COM FISSURA LABIOPALATINA?
Para amamentação de bebês com fissura de lábio, as orientações são as mesmas dadas para os bebês sem fissura. Grande parte dos bebês com fissura labial consegue ter aleitamento exclusivo no seio materno. Entretanto, nas fissuras de palato, muitas crianças não conseguem ter o suprimento de leite adequado mamando apenas no seio materno. Nestes casos, o leite materno pode ser ofertado por meio de mamadeiras.

http://www.sbfa.org.br/portal/pdf/faq_motricidade_orofacial.pdf





Dúvidas? Procure um Fonoaudiólogo.
Nós podemos lhe ajudar!

Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ

Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 / ID:14*12367

Homepage: http://fonoaudiorj.wix.com/fonoaudiologia
Blog: http://www.fonoaudiologarj.blogspot.com.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Por favor aguarde a liberação do mesmo.