Google+

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Você sabia?


Dia 21 de Junho, se comemora o Dia Internacional da Música e nesse dia não podemos esquecer também que a audição é peça fundamental para a comunicação e interação com as pessoas, desempenhando um papel importante no mundo social, assim como a integridade do sistema auditivo como um todo é essencial na saúde geral do indivíduo.  Atualmente muitas pessoas optam por ouvir as canções nos fones de ouvido, tornando o uso do acessório cada vez mais comum, esse hábito, porém, exige atenção e cuidados.




Ouvir sons em volume alto pode ser muito prejudicial à saúde, ocasionando perda da audição, zumbido, sensação de ouvido tapado e outros sintomas.
É recomendado que o usuário mantenha o volume do fone de ouvido em até 60% da potência do aparelho, por no máximo uma hora. Depois disso, é bom que a pessoa faça uma pausa para descansar, podendo retornar à música depois de alguns minutos.

Se uma pessoa ouve música em um volume excessivo por muito tempo, pode causar problemas nas células auditivas, que não conseguem se regenerar. Desta forma, a capacidade de audição vai se perdendo aos poucos, até que o usuário se encontre impossibilitado de ouvir como antes. A lesão por ruído é a segunda maior causa de perda de audição no mundo, mas pode ser evitável. 
Proteja-se: fique longe de amplificadores/caixas acústicas que produzem sons fortes; abaixe o volume do som que você escuta: rádio, TV, MP3, CD player;



A música é um dos elementos que mais ajudam na hora de relaxar. Seja em casa, na rua ou no trabalho, ouvir a melodia certa pode fazer com que os problemas sumam por alguns momentos. Porém, é preciso tomar cuidado com a sua saúde auditiva, para que esses momentos possam ser a penas fonte de prazer e relaxamento e não um risco para a sua saúde.



Dúvidas? Procure um Fonoaudiólogo.
Nós podemos lhe ajudar!

Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ

Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 / ID:14*12367

Homepage: http://fonoaudiorj.wix.com/fonoaudiologia
Blog: http://www.fonoaudiologarj.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Por favor aguarde a liberação do mesmo.