Google+

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Mastigar de um lado só pode ser prejudicial?

Sim. Ao mastigar somente de um lado, também trabalhamos os músculos de apenas um lado do rosto. Isso faz com que haja uma assimetria facial com o passar do tempo.

Além disso, a mordida pode ficar alterada e a articulação temporomandibular (articulação que une a mandíbula ao crânio e permite que a boca se abra e feche) do lado oposto ao da mastigação pode sofrer uma sobrecarga.

www.sbfa.org.br



Dúvidas? Procure um Fonoaudiólogo.
Nós podemos lhe ajudar!
Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 / ID:14*12367

9 comentários:

  1. Olá! Como posso corrigir a assimetria? É possivel reverter a assimetria muscular causada pela mastigação unilateral mastigando do outro lado? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá Laryssa tudo bem?
      Primeiro é necessário avaliar ate que ponto as estruturas estão alteradas e o quanto da musculatura esta prejudicada. Pode ser necessário intervenção de outros profissionais...passar a mastigar do outro lado também, pode ajudar, dependendo do resultado das avaliações, mas só isso não corrige o problema se faz necessário consultar um profissional para um tratamento eficaz. Caso resida no Rio me encontro a disposição. Abraços e obrigada pelo seu contato!

      Excluir
  2. Muito obrigada por responder! Infelizmente não resido no Rio e não sei se os fonoaudiólogos da minha cidade trabalham nessa área.

    ResponderExcluir
  3. Olá dra roberta
    como eu sei qual é o lado que eu mastigo mais? um lado do meu rosto é mais magro e baixo, enquanto o outro é mais largo e alto...isso é reversível?

    ResponderExcluir
  4. Olá Cleo bom dia!
    O lado mais bem desenvolvido provavelmente é o lado que você mastiga mais. A mastigação acontece igual a uma musculação, quanto mais utilizada a musculatura, mais robusta, firme, forte e desenvolvida ela fica e esteticamente falando fica mais bonita e jovial. O ideal é que a mastigação seja bilateral e alternada, para que haja um equilíbrio nos movimentos realizados pelos músculos e dentes.
    Quanto ao tratamento, é possível corrigir a mastigação unilateral sim, primeiramente com uma avaliação com uma fonoaudióloga para que assim seja analisado os prejuízos e determinado os exercícios necessários. Obrigada pelo deu contato! Me encontro a disposição.
    Cordialmente, Dra. Roberta Pereira

    ResponderExcluir
  5. Olha tudo bem , mastigar somente de um lado prejudica o osso ou crescer mais o músculo ? to com esse problema e preciso de ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, mastigar mais de um lado do que do outro como informo na postagem é prejudicial sim, pois além de sobrecarregar a articulação temporo mandibular deste lado mais utilizado, também leva a uma desarmonia da musculatura e estética facial, pois no lado menos utilizado a musculatura fica menos desenvolvida, comprometendo toda a função. Te sugiro procurar uma fonoaudióloga para que você possa ser avaliado e iniciar um tratamento o quanto antes. Me encontro a disposição. Abraços!

      Excluir
    2. Olá, mastigar mais de um lado do que do outro como informo na postagem é prejudicial sim, pois além de sobrecarregar a articulação temporo mandibular deste lado mais utilizado, também leva a uma desarmonia da musculatura e estética facial, pois no lado menos utilizado a musculatura fica menos desenvolvida, comprometendo toda a função. Te sugiro procurar uma fonoaudióloga para que você possa ser avaliado e iniciar um tratamento o quanto antes. Me encontro a disposição. Abraços!

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário! Por favor aguarde a liberação do mesmo.