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quarta-feira, 24 de abril de 2013

Pair - Perda Auditiva Induzida por Ruído


A Perda Auditiva Induzida por Ruído é uma patologia cada vez mais presente nos trabalhadores expostos a ruídos ocupacionais. Ela afeta não só a audição, mas também traz conseqüências graves para a qualidade de vida do indivíduo, contribuindo desta maneira para aumentar as preocupações e esforços no seu controle.
Os fonoaudiólogos fazem parte no processo de transformação que visa a redução destas perdas em trabalhadores. A atuação do Audiologista Ocupacional não é somente a realização de audiometrias, mas também preventiva agindo com outros profissionais e principalmente com os trabalhadores sendo capaz de mudar a incidência das perdas auditivas em ambientes ruidosos, tão marcante e crescente nos dias atuais. Os trabalhadores precisam ser motivados e educados para prevenir e conservar a sua audição. As empresas precisam ser sensibilizadas, porque se preocupam muito com a produtividade e pouco com o trabalhador. Os profissionais da área de Saúde do Trabalhador devem mostrar a importância de um Programa de Conservação Auditiva nas empresas e de Gerenciamento Audiométrico nos operários. Deve-se enfatizar que, com a prevenção, as empresas terão trabalhadores mais saudáveis e produtivos, como também diminuirão as ações indenizatórias na justiça.



Dúvidas? Procure um Fonoaudiólogo.

Nós podemos lhe ajudar!

Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 / ID:14*12367

Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído






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segunda-feira, 22 de abril de 2013

Fonoaudiologia para Estrangeiros



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Zumbido


O zumbido é uma sensação de som percebido pelo indivíduo, independente do estímulo sonoro externo. Suas principais causas podem ser de origem muscular, tubária e vascular. Pode ser periférico, quando originado no órgão espiral ou no nervo coclear e central, quando tem origem nas vias auditivas do sistema nervoso central. Este tipo de zumbido é o mais freqüente, é o que incomoda mais o paciente e é difícil de ser tratado, pois sua fisiopatologia ainda não é bem conhecida.
 O zumbido é uma das três grandes manifestações otoneurológicas, ao lado da perda auditiva neurossensorial e da tontura, sendo muitas vezes a principal queixa do paciente, principalmente na população idosa.
 O zumbido e a tontura são sintomas comuns na prática clínica; podem ocorrer simultaneamente ou isolados. Ambos possuem grande incidência na população e trazem diversos prejuízos à qualidade de vida do indivíduo. O zumbido pode interferir no sono, na concentração, no equilíbrio emocional e na vida social do indivíduo. A tontura, além dos sintomas acima citados, pode dificultar o desempenho do indivíduo em realizar atividades que necessitem de movimentos rápidos da cabeça e, também, em tarefas que impliquem flexão do tronco e da cabeça.
Os pacientes são submetidos aos seguintes procedimentos: anamnese, inspeção otológica, avaliação vestibular por meio da vectoeletronistagmografia para que a partir desses achados se possa traçar uma linha de tratamento.



Reabilitação vestibular no tratamento da tontura e do zumbido 

A Reabilitação Vestibular é o tratamento através de programa de exercícios com o objetivo de reduzir, e se possível, eliminar os sintomas de tontura e desequilíbrio corporal, característicos das labirintites, cuja denominação correta é labirintopatias (afecções da orelha interna ou labirinto) ou vestibulopatias (problemas no sistema vestibular ou de equilíbrio).

Sintomas das Labirintopatias:
As principais são:
- tontura (falta de equilíbrio)
- vertigem (movimento giratório do corpo ou do ambiente em relação ao corpo).
- zumbido.
- nistagmo (movimentos involuntários de um ou ambos os olhos).
- sensação de ouvido tampado.
- dores na nuca.
- perda auditiva.

Causas das Labirintopatias:
São várias, eis algumas:
- Doenças Metabólicas (colesterol alto, hiperglicemia; doenças da tireóide).
- Distúrbios Vasculares (hipertensão arterial; arteriosclerose).
- Alterações articulares (articulação temporo mandibular – ATM).
- Doenças do Sistema Nervoso Central.
- Erros Alimentares (evite se puder: alimentos com muito açúcar e/ou sal; bebidas alcoólicas, bebidas com cafeína; não fique em jejum; não deixe de tomar água com freqüência).

Incidência das Labirintopatias:
- Pode ocorrer em qualquer idade, mas a incidência é maior no sexo feminino, e na faixa etária de 40 a 60 anos.
- Pode ocorrer também em crianças que apresentam: enjôo em veículo em movimento (cinetose), enxaqueca, baixo rendimento escolar por problemas de equilíbrio.

Diagnóstico:
É feito pelo médico otorrino através de avaliação clínica e exame Otoneurológico, e exames complementares como Audiometria, Imitanciometria, entre outros.

Tratamento :
O tratamento depende da causa, e um diagnóstico bem feito vai ajudar na recuperação do paciente. Caso seja necessário, o médico poderá orientar procurar outros profissionais, como por exemplo, o fonoaudiólogo, para colaborar no tratamento.

Reabilitação Vestibular:
Nas sessões de fono, são feitos exercícios ou manobras, dependendo de cada caso. É importante que o paciente seja disciplinado quanto às presenças nas terapias e faça também os treinos em casa, para que a recuperação seja satisfatória.


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sexta-feira, 19 de abril de 2013

A língua e suas funções

A língua é um órgão situado na cavidade bucal e que é responsável por várias funções que são desempenhadas a fim de suprir, as necessidades básicas do indivíduo, fundamentais à sobrevivência, que são: a respiração, sucção, deglutição, mastigação e fala. Na respiração a língua possibilita que esta aconteça mantendo-se bem posicionada; na sucção sua forma de pressão possibilita o ato de sugar; na deglutição é responsável por todo o processo de levar o alimento ou líquido a ser engolido; na mastigação favorece que o alimento seja triturado e misturado à saliva, e na fala os pontos de articulação de cada fonema são de responsabilidade também da língua tanto seu corpo como o ápice. Sua capacidade de adaptação faz com que, mesmo havendo alterações morfológicas e funcionais, ela sempre vá em busca de realizar suas funções.



Ao tomar uma posição diferente dentro da cavidade oral, a língua, além de deixar de cumprir seu papel modelador dos arcos dentários, causa prejuízo de acordo com o posicionamento lingual podendo causar diversos tipos de mal-oclusão. Ainda, quando a língua encontra-se com o dorso elevado e a ponta baixa, ela irá inibir o crescimento mandibular e estimulará o crescimento da parte anterior da maxila, podendo levar uma classe II. Este posicionamento da língua pode causar ceceio lateral pelo estreitamento criado entre o palato e o dorso da língua, dificultando a saída do ar.
Porém, a língua pode ficar totalmente rebaixada no soalho da boca levando a mandíbula para a frente, estimulando o prognatismo. Pode ainda, a língua ficar interposta entre as arcadas, levando a uma mordida aberta anterior. Há presença de respiração oral na grande maioria dos portadores de mordida aberta na dentição mista ou decídua. Atualmente acredita-se que alterações em posições dentárias, ou mesmo, o direcionamento de crescimento inadequado é causado muito mais pela postura de repouso da língua inadequada, do que pela deglutição atípica.




A Fonoaudiologia trabalha na área de Motricidade Orofacial para adequar a posição correta da língua em repouso e durante a fala, através da realização de exercícios diariamente. Se você possuir algumas dessas queixas procure um Fonoaudiólogo e proporcione uma melhor qualidade de vida.


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quarta-feira, 17 de abril de 2013

Avaliação:




TESTE DA LINGUINHA


Um Diagnóstico Precoce da "Língua Presa".


Prevenindo alterações na: Sucção e (evitando o desmame precoce), na mastigação, na deglutição e na fala. Este teste está sendo realizado no consultório de Fonoaudiologia na Rua Silva Rabelo, n° 57 sala: 304 no bairro do Méier, no Rio de Janeiro.


ATENDIMENTO COM HORA MARCADA.


Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ.

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Como cuidar corretamente dos dentes!

Os dentes estão diretamente envolvidos com a fala e a mastigação, sua ausência prejudica não só a comunicação como também a harmonia facial... e é claro que dentes cuidados e bonitos, ajudam a melhorar qualquer sorriso!!! 
Cuide-se!! 

Dra. Roberta Pereira - Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ

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terça-feira, 16 de abril de 2013

Dia nacional da Voz - 16 de Abril!!!




DÚVIDAS? PROCURE UM FONOAUDIÓLOGO,
NÓS PODEMOS LHE AJUDAR!!
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segunda-feira, 15 de abril de 2013

SEJA AMIGO DA SUA VOZ ! PREVINA-SE!



As pregas vocais são as grandes responsáveis pela produção da voz, quando elas não estão bem, isso pode refletir de várias maneiras, e alguns desses sintomas abaixo podem aparecer:

•Rouquidão
•Cansaço e ou esforço para falar
•Necessidade de raspar a garganta constantemente
•Perceber a voz sumindo ou falhando
•Engasgar muito durante a alimentação
•Perda súbita da voz

Se estes sinais e/ou sintomas persistirem por mais de 15 dias, procure um especialista (Otorrinolaringologista, Fonoaudiólogo)!
Importante: Professores, atores, telefonistas, atendentes, vendedores, advogados, cantores e tantos outros que usam a voz em sua profissão são considerados PROFISSIONAIS DA VOZ. Pelo uso constante, estes profissionais tem mais chances de apresentarem problemas de voz. Previna-se! Procure um fonoaudiólogo! Ele pode orientá-lo a como cuidar bem da sua voz.
É melhor prevenir o aparecimento de um problema, do que tratar um problema instalado.


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sexta-feira, 12 de abril de 2013

DOENÇA DE PARKINSON - DICAS DA FONOAUDIOLOGIA




As  alterações  motoras  causadas  pela  Doença  de  Parkinson - tremor, rigidez, lentidão dos movimentos e instabilidade postural  levam a prejuízos na comunicação  e  na  capacidade  para  a  alimentação,  sendo que, o surgimento dos sintomas difere para cada indivíduo.
O portador  da doença possui dificuldade para se comunicar, devido à rigidez e, conseqüentemente, à redução de movimentos dos músculos, que controlam os órgãos  responsáveis  pela  produção  e  articulação dos sons, assim   como   falta   de   coordenação,  tornando  a  fala  pouco  articulada, dificultando a sua inteligibilidade.

CUIDADO NA HORA DA ALIMENTAÇÃO

• Observamos um tempo de alimentação aumentado.
• dificuldade no preparo oral do alimento (mastigação).
• Acúmulo do alimento na boca e na garganta após a deglutição, causando risco de broncoaspiração (entrada de alimento nos pulmões).
• Escape extra-oral de saliva e alimentos.
• Presença  de  pigarro, tosse e engasgos durante a refeição e ingestão de líquidos.

ATENÇÃO: A Pneumonia Aspirativa é muitas vezes a causa mais frequente de óbito nos estágios avançados da Doença de Parkinson

ALGUMAS ORIENTAÇÕES E CUIDADOS PARA O PORTADOR DE DOENÇA DE PARKINSON

• Massagear sempre que possível o rosto, o pescoço e os ombros.
• Mover a cabeça  lentamente  para baixo e para cima, virar para direita e
para esquerda.
• Falar mais devagar, articulando bem  as palavras.
• Manter a cabeça erguida e as costas  retas enquanto fala.
• Mastigar bem os alimentos antes de degluti-los e preferir alimentos mais
úmidos.
• Escrever,   digitar,   fazer   cálculos,   palavras    cruzadas,   desenhar    e
atividades prazerosas.

AOS FAMILIARES E CUIDADORES

• Procurar  não pedir,  constantemente, que repita o que falou ou que fale mais alto, reclamando que a voz é baixa.
• Respeitar o tempo que necessita para executar as tarefas solicitadas.
• Auxiliar  na  realização  dos  exercícios estimulando e elogiando, sempre que possível.
• Informar-se sobre as fases da doença e procurar o auxílio profissional.



 
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11 de Abril dia Mundial da Doença de Parkinson



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quarta-feira, 10 de abril de 2013

16 de Abril - Dia mundial da Voz


A VOZ NAS DIFERENTES FASES DA VIDA



Na Infância



Você sabia que é indispensável os cuidados com a voz na infância?
A voz pode impactar na sua eficiência comunicativa, no seu desenvolvimento social e educacional e na participação nas suas atividades escolares em grupo. Estudos internacionais apontam que 36% das crianças apresentam distúrbio vocal, sendo mais prevalente na faixa etária entre os 5 e 10 anos de idade.

Na Adolescência


É na adolescência, dos 10 anos aos 19 anos, que ocorrem as grandes mudanças vocais.
Essas mudanças são decorrentes de alterações hormonais que transformam a laringe infantil em adulta.
Estudos mostram que quanto maior a alteração vocal em adolescentes, maior o impacto na sua qualidade de vida.

Na fase Adulta


Na fase adulta, um dos aspectos mais marcantes é a vida profissional. Independente da atividade que se exerça, os cuidados com a voz são fundamentais no dia a dia, por ser um dos fatores que podem influenciar positiva ou negativamente, seja em reuniões em uma empresa ou até mesmo na busca por novas recolocações no mercado de trabalho.

Na Terceira Idade


Você sabia que é muito importante também ser amigo da voz na terceira idade?
Nesta fase, os cuidados com a saúde, resistência e aprimoramento da voz são fundamentais para desenvolver a plasticidade vocal.

Fonte: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

Seja Amigo da Sua Voz!!!

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segunda-feira, 8 de abril de 2013

Processamento Auditivo Central



O PAC é o conjunto de habilidades auditivas necessárias para que o indivíduo compreenda a mensagem. É a interpretação que o cérebro faz do som ouvido.
 Os processamentos auditivos centrais, são processos que necessitam de um bom funcionamento das estruturas do sistema nervoso central. Um simples distúrbio leva a criança a não conseguir interpretar o som, já que essa interpretação depende das habilidades auditivas organizadas e estruturadas. Estas etapas são: detecção do som, discriminação do som, reconhecimento, localização da fonte sonora e compreensão do som. Todos ligados às funções cerebrais, como: atenção e memória.
Muitas vezes a criança apresenta tais dificuldades, não por “burrice” ou “falta de interesse para com as coisas ou pessoas”, mas sim por apresentar um distúrbio chamado de alteração do processamento auditivo central.




DISTÚRBIO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL É DIFERENTE DE SURDEZ


Quem deve fazer esse exame ?

É indicado para crianças ou adultos que apresentam Dificuldades de Aprendizagem, Dispersão, Dificuldade de Comunicação Oral e/ou Escrita, Dificuldade de Compreensão em Ambientes Ruidosos.

Vale lembrar que essas dificuldades podem trazer inclusive Prejuízos ao Desempenho Social.

Outras manifestações de desordem do Processamento Auditivo Central são:

– Problemas de produção de fala envolvendo os sons /r/ e /l/;

- Dificuldade em compreender o que lê;

- Indivíduos distraídos, agitados, hiperativos ou muito quietos;

- Atraso de Linguagem;

- Inversões ou trocas de letras e problemas de orientação direita e esquerda (escrevem em espelho);

- Atenção ao som prejudicada.

Há também outros fatores considerados de risco para desordem do PAC como:

- Perda Auditiva nos Primeiros Anos de Vida;

- Otites de Repetição;

- Enxaqueca;

- Distúrbio do Sono.




Como é o exame ?

A avaliação do PAC é realizado com crianças a partir dos 4 anos de idade e irá permitir analisar e diagnosticar como o cérebro está interpretando a mensagem recebida;

Avalia a audição periférica e alguns testes avaliam a função auditiva central;

É totalmente indolor, depende da colaboração do paciente e é realizado dentro da cabina acústica com fones de ouvido. O paciente escutará estímulos verbais e não verbais com distorção. Ele precisará ouvir e produzir oralmente ou apontar uma figura, ou palavra escrita para produzir a resposta sensorial envolvida;

A avaliação do PAC deve ser posterior à audiometria completa (audiometria tonal + audiometria vocal + impedânciometria) e recente (menos de 03 meses);

A duração varia de 60 a 80 minutos e em alguns casos há necessidade de remarcar o paciente. No Centro de Fonoaudiologia o relatório fica pronto em 2 dias.



Tratamento – Após a realização do PAC

A terapia fonoaudiológica da Disfunção do PAC é diferenciada de acordo com cada caso. Porém, consiste em estimulação do que for necessário, que pode ser: consciência fonológica com apoio da leitura, análise e síntese fonêmica, compreensão de linguagem e memória sequencial para sons verbais e não verbais.
(No resultado da avaliação do PAC além dos resultados de cada prova haverá um relatório detalhado identificando as habilidades prejudicadas. Essas serão estimuladas durante a Terapia Fonoaudiológica)


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