A audição exerce papel
fundamental nas etapas do desenvolvimento infantil, garantindo informações que
propiciam a aquisição da linguagem oral, assegurando a integridade do
desempenho educacional, além de preservar os aspectos individuais, sociais e
psíquicos da criança.
Alterações auditivas nesta fase
podem acarretar muitas dificuldades no desenvolvimento global da criança,
porque interferem na sua capacidade de perceber a fala, o que, por sua vez,
pode resultar na deficiência do desenvolvimento da sua fala e linguagem, na
redução do aproveitamento escolar e em distúrbios no seu desenvolvimento social
e emocional, mas o quanto antes forem detectadas, melhores serão as condições
de reabilitação para a normalização de suas potencialidades, já que um
tratamento precoce pode ser realizado antes de maiores prejuízos.
A deficiência auditiva mínima que não trás
praticamente nenhum prejuízo a um adulto, pode representar dificuldades
importantes para as crianças, como não perceberem todos os fonemas igualmente e
não ouvirem a voz fraca ou distante. Geralmente estas crianças são consideradas
desatentas e costumam pedir para que os outros repitam o que disseram. Além
disto, uma perda leve trás o handicap de se perder alguns sons da fala, como as
consoantes surdas (/s/, /p/, /t/, /k/, /f/, /th/, /sh/), que precisam de um
mínimo de energia, onde em conversação rápida, caem abaixo do limiar de audição
normal.
Crianças
com perda auditiva leve a moderada podem apresentar:
- atrasos em termos de
rendimento escolar, tais como: repetência, desatenção
as aulas, hiperatividade
gerando dificuldades na aquisição de habilidades de
novos conhecimentos;
- problemas significativos de
capacidade verbal, leitura globalizada, matemática e síntese fonêmica;
- dificuldade de discriminação
auditiva na presença de ruído-fundo competitivo;
- quanto ao desenvolvimento
mental Q.I. levemente rebaixado;
- diminuição da capacidade de
concentração em um determinado som na
presença de outros (atenção
seletiva);
- déficit quanto as habilidades
fonológicas e articulatórias, realizando na fala
várias omissões e substituições
fonêmicas;
- retardo na aquisição da
linguagem com incidência duas vezes mais em
crianças com perda auditiva
leve em comparação com crianças de audição
normal;
- diferenças de localização da
fonte sonora, bem como de lateralidade;
- inadaptação social,
agressividade ou retração de comportamento ou
hiperatividade.
A
IMPORTÂNCIA DA TRIAGEM AUDITIVA ESCOLAR E O PROGRAMA DE SAÚDE AUDITIVA NAS
ESCOLAS:
A detecção e identificação
precoce da deficiência auditiva leve permite um trabalho imediato, oferecendo
condições para o desenvolvimento da fala adequada, linguagem social
estruturada. A triagem auditiva escolar tem o objetivo principal não de
diagnosticar a perda auditiva, mas sim examinar um grande número de indivíduos,
sem sintomas aparentes, no sentido de identificar aqueles que possam ter a perda,
para com isto encaminhá-los a realizar procedimentos mais elaborados, a fim de
alcançar diagnósticos precisos e tentar sanar ou minimizar os efeitos que a
perda auditiva pode acarretar nos
processos de aprendizagem. A triagem deve ser feita em crianças na pré-escola até o 5º ano (antiga 4ª série).
É possível realizar as
avaliações audiométricas através da implantação de um Programa de Saúde
Auditiva na própria escola, o que facilita aos responsáveis que não precisam se
deslocar com as crianças para a realização do exame e garante uma assessoria
especializada nos moldes do Sistema Americano (onde a triagem auditiva é obrigatória
na rede escolar desde 1927). A implantação desse Programa de Saúde Auditiva em
Escolas faz com que a Escola que adota esse Programa tenha um diferencial das
outras, permitindo assim que haja um menor número de dificuldades no
aprendizado e logo um menor número de repetência escolar. O Programa de Saúde
Auditiva nas Escolas identifica precisamente e eficientemente alunos com
dificuldade auditiva. Além disso, após a realização de exames mais detalhados e
a identificação da perda o Fonoaudiólogo desenvolve um trabalho de orientação
aos pais e professores.
Toda deficiência auditiva que
não é detectada e tratada a tempo, faz com que o desenvolvimento educacional,
intelectual, lingüístico, cognitivo e principalmente social da criança seja
bastante prejudicado.
Para
que seu filho tenha um bom desenvolvimento no aprendizado escolar, é necessário
que ele escute bem!
Dra. Roberta
Pereira - Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21
2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21
7712-4670 /ID:14*12367
dra.robertapereira@hotmail.com
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