Os primeiros anos de vida têm
sido considerados como o período crítico para o desenvolvimento de habilidades
auditivas e aquisição da linguagem, pois nessa fase ocorre o processo de
maturação do sistema auditivo central.
Dessa forma, é extremamente
importante investigar como o sistema auditivo de uma criança recebe, analisa e
organiza as informações acústicas do ambiente. A criança deve ser capaz de
prestar atenção, detectar, discriminar e localizar sons, além de memorizar e
integrar as experiências auditivas, para atingir o reconhecimento e a
compreensão da linguagem.
Quando a criança apresenta uma
perda auditiva grave, desde o nascimento, não diagnosticada, ela não terá uma
estimulação auditiva, lingüística e social adequada. Clinicamente essa criança
pode ser confundida com portador de síndrome de autismo ou de retardo mental.
Nas formas mais leves, a criança pode ter dificuldades de comunicação e de
interação, tanto com os familiares como na escola. Daí decorre a importância de
identificar precocemente a perda auditiva, durante o primeiro ano de vida,
possibilitando que a intervenção seja adequada e o prognóstico mais favorável
em relação ao desenvolvimento global da criança.
Dúvidas? Procure um Fonoaudiólogo.
Nós podemos lhe ajudar!
Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
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