Google+

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Dicas de Saúde Auditiva



A audição é peça fundamental para a comunicação e interação com as pessoas, desempenhando um papel importante no mundo social, assim como a integridade do sistema auditivo como um todo é essencial na saúde geral do indivíduo.

· Ouvir sons em volume alto pode ser muito prejudicial à saúde, ocasionando perda da audição, zumbido, sensação de ouvido tapado e outros sintomas. Proteja-se: fique longe de amplificadores/caixas acústicas que produzem sons fortes; abaixe o volume do som que você escuta: rádio, TV, MP3, CD player;

· Cuide da audição de seu bebê: esteja com sua vacinação em dia ao engravidar. A vacina da rubéola deve ser tomada pelo menos 6 meses antes de engravidar; realize as consultas e os exames do pré-natal;  faça o teste da orelhinha no seu bebê logo após o nascimento: antes da alta da maternidade ou durante o primeiro mês de vida;  amamente o bebê. Procure uma posição confortável, posicione a barriga do bebê encostada à sua e procure deixá-lo o mais inclinado possível, para que não mame deitado; acompanhe o desenvolvimento do bebê, especialmente como ele está reagindo aos sons; mantenha a vacinação do bebê em dia e leve-o ao médico se ocorrerem inflamações no ouvido, nariz ou garganta; evite barulhos fortes perto dele.

·Cera de ouvido é sujeira? A cera produzida no ouvido tem importante papel de proteção. Nunca introduza objetos dentro da orelha, nem mesmo cotonete. Ao tomar banho ou molhar a cabeça, seque a orelha com uma toalha, mas somente onde seu dedo alcança, retirando apenas o excesso de cera que veio para fora.








Saúde Auditiva Ocupacional

A maior causa de perda auditiva é a causada por níveis de pressão sonora elevada (ruído), diante disso existem políticas de saúde para a prevenção e controle desta. A perda auditiva ocupacional é silenciosa, gradual e permanente. Inicia nas freqüências agudas (sons finos) até atingir as freqüências médias e graves (sons da fala). Assim a pessoa acometida por uma perda auditiva ocasionada pela exposição a níveis elevados de ruído, não percebe que está perdendo a audição, pois estas freqüências atingidas inicialmente não fazem parte do espectro da fala.
A principal ação no combate ao agravo e ao desencadeamento da PAIR é a prevenção e a prevenção das perdas auditivas relacionadas ao trabalho se faz principalmente pela:

· Melhoria dos ambientes de trabalho, com a eliminação ou o controle rigoroso dos riscos existentes.
· Implantação de medidas de proteção individual, que nada mais são do que paliativos de protetores auditivos até que as medidas ambientais sejam implantadas.
· O Programa de Conservação Auditiva - PCA  que é um conjunto de ações coordenadas que tem por objetivo prevenir ou estabilizar as perdas auditivas ocupacionais. É um processo continuo e dinâmico de implantação de rotinas nas empresas cujos processos geram o aparecimento de ruídos. 
·  Orientações quanto ao uso do headset em empresas de telemarketing.
·Use protetores auriculares (plugs/fones) em ambientes ruidosos, especialmente se você trabalha em local barulhento.



Dúvidas? Procure um Fonoaudiólogo. Nós podemos lhe ajudar!

Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 / ID:14*12367
Homepage: http://fonoaudiorj.wix.com/fonoaudiologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Por favor aguarde a liberação do mesmo.