Google+

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Serviços em Audiologia Ocupacional



Audiometria Ocupacional

A finalidade da audiometria, antes mesmo de ser uma obrigação legal, é avaliar a audição dos trabalhadores expostos ao ruído no trabalho, com o intuito de se detectar possíveis alterações e tomar as medidas preventivas cabíveis, evitando assim o agravamento de perdas auditivas e eventuais conseqüências danosas para a empresa. Realizo exames admissionais, demissionais e periódicos, retorno ao trabalho e complemento de periódico. Equipamento portátil (cabine e audiômetro) o que possibilita a realização das  audiometrias  dentro da sua empresa.

Consultoria em audiologia ocupacional

O objetivo deste trabalho é investigar os exames audiométricos da empresa, envolvendo: ambiente da realização, condições dos equipamentos utilizados, competência do examinador, coerência das respostas obtidas, relação inter-testes de cada empregado e, principalmente, se atendem aos requisitos previstos em lei.

Gerenciamento audiométrico

É a utilização dos dados obtidos nas audiometrias para fins de controle do perfil audiométrico de seus colaboradores. Utilizamos um software para analisar todas as audiometrias dos funcionários e dessa forma obtemos informações importantes para o controle de perdas e adoção de medidas necessárias relacionadas à saúde e também o cumprimento da legislação exigida pelo Ministério do Trabalho.
Com esse serviço é possível saber exatamente quais são os casos de perdas auditivas sugestivas de serem relacionadas ao ruído, quais os casos não estão relacionados, se houve desencadeamento de perda auditiva ou se houve agravamento, por exemplo.
Fornece um levantamento estatístico de todas as informações relacionadas a audição dos funcionários da empresa auxiliando o trabalho do médico, e permitindo que medidas adequadas com relação a legislação e também a saúde de seus funcionários sejam tomadas.


PCA (Programa de Conservação Auditiva)

Tem como objetivo:

1.       Prevenir ou estabilizar as PAO (Perdas Auditivas Ocupacionais);
2.       diagnosticar precocemente os casos de perdas auditivas ocupacionais, estabelecendo  medidas eficazes de prevenção;
3.       preservar a saúde dos trabalhadores;
4.       melhorar a qualidade de vida do trabalhador evitando a surdez e reduzindo os efeitos extra auditivos causados pela exposição prolongada a níveis elevados de pressão sonora;
5.        Reduzir a Insalubridade no ambiente de trabalho
6.       Adotar medidas que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância;
7.       Proteger a saúde do trabalhador.

O PCA faz parte integrante do conjunto mais amplo de iniciativas da empresa na área da saúde dos seus empregados e é desenvolvido e implantado em acordo com as exigências legais.(NR 7 anexo 1 e NR 9)

Dra. Roberta Pereira - Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 /ID:14*12367
dra.robertapereira@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Por favor aguarde a liberação do mesmo.