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quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Os Professores e as Disfônias.


Freqüentemente os professores apresentam um quadro inicial de rouquidão, ou de "faltar voz, ou falhar" no final do dia, ou de cansaço vocal ao final da semana de trabalho. Em alguns casos mais graves, o professor chega a perder a voz, tendo que ser afastado de sala de aula, para obter algum repouso vocal e assim melhorar a qualidade de sua voz. Isso prejudica não só a saúde, mas também o desempenho do profissional. Se o instrumento de trabalho está ruim, o trabalho também está. A rouquidão na grande maioria das vezes é o primeiro sintoma que percebemos de que nossa voz não está bem. Ela geralmente é o indicativo de que estamos cometendo abusos ou mau uso vocal. Quando está ligado a um resfriado ou gripe, o problema costuma desaparecer em poucos dias. Mas, se a rouquidão durar mais de duas semanas, ela pode ser indício de algo mais grave, como refluxo gastroesofágico, nódulos, fendas ou câncer da laringe.




Dicas para os professores evitarem as disfônias:

- Em sala de aula, o professor deve ter o cuidado com a intensidade vocal, ou seja, evitar de gritar. Isso provoca um impacto muito grande de uma prega vocal com a outra, provocando edema.
- Se utilizar quadro de giz, procure usar giz antialérgico e quando for limpar o quadro, utilize pano úmido, para não levantar tanta poeira e conseqüentemente provocar tosse ou pigarro durante a aula.
- É importante verificar o nível de ruído ambiental em sala de aula, ou seja, ventiladores muito barulhentos e janelas abertas durante a aula provocam uma competição sonora entre os ruídos e a voz, aumentando assim o esforço vocal, prejudicando as pregas vocais.
- Ao falar, articule bem, pois a articulação bem precisa projeta melhor a voz.
- Manter o organismo hidratado ingerindo água (recomenda-se de 6 a 8 copos por dia), principalmente em pequenos goles durante as aulas;
- Realizar pequenos movimentos corporais relaxantes nos intervalos das aulas, principalmente aqueles que soltam a musculatura do pescoço e ombros;
- Evite o cigarro, pois o fumo ocasiona edema nas pregais vocais e conseqüentemente o aparecimento de rouquidão por conta do edema.
- Utilizar o intervalo na sala dos professores para descansar a voz e relaxar a mente e o corpo;
- Se possível dê aula com microfone, pois diminui bastante o esforço vocal, lembrando que é necessário também aprender falar ao microfone.
- Sempre procurar um fonoaudiólogo ou médico otorrinolaringologista para orientações específicas; métodos caseiros nem sempre são bons para todos.
Além dos professores, todos os profissionais que utilizam a voz na comunicação falada ou cantada exigem cuidados e maleabilidade nas inflexões utilizadas, tanto na fala como no canto, para oferecer ao interlocutor pistas que complementam o sentido da mensagem, que cativam o ouvinte, que estabelecem facilidades para que o processo comunicativo seja efetivado na sua máxima performance. Por exemplo: cantores dos diversos estilos, advogados, locutores, técnicos esportivos, políticos, religiosos, telefonistas e operadores de telemarketing.




Dra. Roberta Pereira - Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 /ID:14*12367
dra.robertapereira@hotmail.com

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Serviços em Audiologia Ocupacional



Audiometria Ocupacional

A finalidade da audiometria, antes mesmo de ser uma obrigação legal, é avaliar a audição dos trabalhadores expostos ao ruído no trabalho, com o intuito de se detectar possíveis alterações e tomar as medidas preventivas cabíveis, evitando assim o agravamento de perdas auditivas e eventuais conseqüências danosas para a empresa. Realizo exames admissionais, demissionais e periódicos, retorno ao trabalho e complemento de periódico. Equipamento portátil (cabine e audiômetro) o que possibilita a realização das  audiometrias  dentro da sua empresa.

Consultoria em audiologia ocupacional

O objetivo deste trabalho é investigar os exames audiométricos da empresa, envolvendo: ambiente da realização, condições dos equipamentos utilizados, competência do examinador, coerência das respostas obtidas, relação inter-testes de cada empregado e, principalmente, se atendem aos requisitos previstos em lei.

Gerenciamento audiométrico

É a utilização dos dados obtidos nas audiometrias para fins de controle do perfil audiométrico de seus colaboradores. Utilizamos um software para analisar todas as audiometrias dos funcionários e dessa forma obtemos informações importantes para o controle de perdas e adoção de medidas necessárias relacionadas à saúde e também o cumprimento da legislação exigida pelo Ministério do Trabalho.
Com esse serviço é possível saber exatamente quais são os casos de perdas auditivas sugestivas de serem relacionadas ao ruído, quais os casos não estão relacionados, se houve desencadeamento de perda auditiva ou se houve agravamento, por exemplo.
Fornece um levantamento estatístico de todas as informações relacionadas a audição dos funcionários da empresa auxiliando o trabalho do médico, e permitindo que medidas adequadas com relação a legislação e também a saúde de seus funcionários sejam tomadas.


PCA (Programa de Conservação Auditiva)

Tem como objetivo:

1.       Prevenir ou estabilizar as PAO (Perdas Auditivas Ocupacionais);
2.       diagnosticar precocemente os casos de perdas auditivas ocupacionais, estabelecendo  medidas eficazes de prevenção;
3.       preservar a saúde dos trabalhadores;
4.       melhorar a qualidade de vida do trabalhador evitando a surdez e reduzindo os efeitos extra auditivos causados pela exposição prolongada a níveis elevados de pressão sonora;
5.        Reduzir a Insalubridade no ambiente de trabalho
6.       Adotar medidas que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância;
7.       Proteger a saúde do trabalhador.

O PCA faz parte integrante do conjunto mais amplo de iniciativas da empresa na área da saúde dos seus empregados e é desenvolvido e implantado em acordo com as exigências legais.(NR 7 anexo 1 e NR 9)

Dra. Roberta Pereira - Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
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Dicas de Saúde Auditiva



A audição é peça fundamental para a comunicação e interação com as pessoas, desempenhando um papel importante no mundo social, assim como a integridade do sistema auditivo como um todo é essencial na saúde geral do indivíduo.

· Ouvir sons em volume alto pode ser muito prejudicial à saúde, ocasionando perda da audição, zumbido, sensação de ouvido tapado e outros sintomas. Proteja-se: fique longe de amplificadores/caixas acústicas que produzem sons fortes; abaixe o volume do som que você escuta: rádio, TV, MP3, CD player;

· Cuide da audição de seu bebê: esteja com sua vacinação em dia ao engravidar. A vacina da rubéola deve ser tomada pelo menos 6 meses antes de engravidar; realize as consultas e os exames do pré-natal;  faça o teste da orelhinha no seu bebê logo após o nascimento: antes da alta da maternidade ou durante o primeiro mês de vida;  amamente o bebê. Procure uma posição confortável, posicione a barriga do bebê encostada à sua e procure deixá-lo o mais inclinado possível, para que não mame deitado; acompanhe o desenvolvimento do bebê, especialmente como ele está reagindo aos sons; mantenha a vacinação do bebê em dia e leve-o ao médico se ocorrerem inflamações no ouvido, nariz ou garganta; evite barulhos fortes perto dele.

·Cera de ouvido é sujeira? A cera produzida no ouvido tem importante papel de proteção. Nunca introduza objetos dentro da orelha, nem mesmo cotonete. Ao tomar banho ou molhar a cabeça, seque a orelha com uma toalha, mas somente onde seu dedo alcança, retirando apenas o excesso de cera que veio para fora.








Saúde Auditiva Ocupacional

A maior causa de perda auditiva é a causada por níveis de pressão sonora elevada (ruído), diante disso existem políticas de saúde para a prevenção e controle desta. A perda auditiva ocupacional é silenciosa, gradual e permanente. Inicia nas freqüências agudas (sons finos) até atingir as freqüências médias e graves (sons da fala). Assim a pessoa acometida por uma perda auditiva ocasionada pela exposição a níveis elevados de ruído, não percebe que está perdendo a audição, pois estas freqüências atingidas inicialmente não fazem parte do espectro da fala.
A principal ação no combate ao agravo e ao desencadeamento da PAIR é a prevenção e a prevenção das perdas auditivas relacionadas ao trabalho se faz principalmente pela:

· Melhoria dos ambientes de trabalho, com a eliminação ou o controle rigoroso dos riscos existentes.
· Implantação de medidas de proteção individual, que nada mais são do que paliativos de protetores auditivos até que as medidas ambientais sejam implantadas.
· O Programa de Conservação Auditiva - PCA  que é um conjunto de ações coordenadas que tem por objetivo prevenir ou estabilizar as perdas auditivas ocupacionais. É um processo continuo e dinâmico de implantação de rotinas nas empresas cujos processos geram o aparecimento de ruídos. 
·  Orientações quanto ao uso do headset em empresas de telemarketing.
·Use protetores auriculares (plugs/fones) em ambientes ruidosos, especialmente se você trabalha em local barulhento.



Dúvidas? Procure um Fonoaudiólogo. Nós podemos lhe ajudar!

Dra. Roberta Pereira
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Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
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domingo, 19 de agosto de 2012

Fonoaudiologia Empresarial - Call Center

A voz é uma das expressões mais fortes da nossa personalidade. É a ferramenta estratégica das relações profissionais e interpessoais, sendo o principal instrumento de trabalho do profissional do telemarketing, uma vez que ele é a Imagem Sonora da Empresa. Porém, no atendimento ao cliente, a importância da escuta é fundamental para a fidelização do negócio. 





A Consultoria para Call Center é um trabalho que visa dar excelência ao serviço de telemarketing, televendas e centrais de atendimento, conforme as necessidades da sua empresa. 
Dra. Roberta Pereira - Tel: 2143-3451

Fonoaudiologia Empresarial

Seu foco é o aperfeiçoamento e a eficácia na comunicação profissional e pessoal, a fim de melhorar a relação interpessoal e promover a Saúde Vocal dos profissionais.
Atuando de forma preventiva e desenvolvendo habilidades e posturas que agregam um maior valor na tradução de idéias que o indivíduo deseja passar.
A Comunicação é a maior habilidade que um profissional possui para alcançar melhores posições profissionais, pois atua de modo decisivo na transmissão clara e compreensiva da mensagem. Aperfeiçoando sua comunicação você atinge a eficiência na sua performance comunicativa. Procure um Fonoaudiólogo e aprimore sua comunicação!








“A comunicação é uma habilidade e, por isso, pode ser desenvolvida, treinada e aperfeiçoada.”





Dra. Roberta Pereira
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Será que preciso levar meu filho ao Fonoaudiólogo?



Descubra se o seu filho precisa de um fonoaudiólogo, segue algumas dicas e informações sobre o tema:

- Se a criança articula pouco ou quase nada aos dois anos, marque uma consulta com um especialista, essa é a idade em que deveria conseguir se comunicar com frases simples.

- Aos 3 anos , eles trocam os fonemas, mas isso pode não se um problema. Vai depender da substituição que ele faz e da etapa em que isso acontece. Por exemplo, nessa idade é comum a criança “comer” o R, e nem por isso é preciso procurar um especialista.

- Lembre-se de que até os 5, a criança deve falar todos os sons corretamente – essa regra não vale para prematuros que, em geral, têm mais chances de sofrer atrasos no desenvolvimento. Se perceber algo diferente, procure um especialista.

- Não existem dados nacionais, mas estima-se que 5% das crianças vão ter algum tipo de dificuldade na fala.

- Ouça seu filho com muita paciência, não chame a atenção para esse comportamento e não mande ele falar mais devagar – isso só vai fazê-lo se sentir inadequado.


Dúvidas? Procure um Fonoaudiólogo. Nós podemos lhe ajudar!

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Desenvolvimento normal da fala e audição


Seu bebê vai aprender aos poucos a usar palavras para descrever o que vê, ouve, sente e pensa na medida em que completa as fases do desenvolvimento mental, emocional e comportamental. Muito antes de um bebê murmurar sua primeira palavra, ele aprende as regras da linguagem e percebe como os adultos a usam para se comunicar. O choro é a primeira manifestação sonora do bebê e surge como resposta à sensação de fome, frio ou outro mal estar. Logo aparecem outros sons (gritos), provavelmente, ligados à sensação de bem estar.
O bebê está descobrindo as sensações proporcionadas pelo funcionamento do seu corpo. Assim como  exercita a musculatura dos seus membros agitando as pernas, também exercita a musculatura dos órgãos da fala neste jogo vocal.  É por isso que, neste período, todos os bebês do mundo, incluindo as crianças surdas, emitem os mesmos sons. Somente depois, quando a linguagem começa a se esboçar, que estes sons assumem características da língua falada na família. A emissão dos bebês surdos cessará no final desta fase.




É preciso estímulo e paciência, pois o aprendizado das crianças, dos sons simples até as frases completas com argumentação coerente, demora cerca de quatro anos. Tire as dúvidas sobre esse processo e saiba como incentivar seu filho.

Como o bebê aprende a falar?
Ouvindo conversas, tentando imitar os sons, praticando e dando significado a cada palavra. Por isso, não é aconselhável conversar de forma infantilizada com a criança, pois ela ficará sem referência do que é correto. Também não é o caso de corrigi-la a cada tropeço. Basta repetir o que foi dito do jeito certo.

De que forma evolui a fala?
Entre 2 e 4 meses, o bebê pronuncia sons guturais. Lá pelo oitavo mês, é capaz de dizer sílabas simples, que só exigem a movimentação dos lábios, como "ma" e "pa". Com cerca de 10 meses, essas sílabas se tornam mais elaboradas e ganham significado: papá é a comida, por exemplo. Por volta de 1 ano e meio, surgem pequenas frases com duas ou até três palavras. Aos 3 anos, a criança consegue manter uma conversação. Seu vocabulário pode alcançar cerca de 900 palavras.

Que estímulos são bons?
O principal é conversar muito com o bebê desde o nascimento. Ler livros para as crianças também é muito importante. As historinhas, além do estímulo que representam à imaginação, aumentam o vocabulário e a curiosidade sobre a linguagem. Cantar é outro bom estímulo. Leva a criança a perceber as sílabas, o ritmo e a entonação das palavras.

E se a criança demora a falar?
Se ela não diz nenhuma palavra até os 2 anos, talvez exista algo errado. Um especialista poderá analisar se o problema é apenas físico ou se indica falhas na audição ou nos processos cognitivos do cérebro. Quanto mais rápido for feito o diagnóstico, menores serão os prejuízos para a comunicação.



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fonte:Revista Crescer 

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Mal de Parkinson


Mal de Parkinson – é uma doença degenerativa e causada pela deterioração progressiva de neurônios secretores de dopamina, responsável pela condução de correntes nervosas e, logo, pelo movimento muscular. A causa ainda não é conhecida e os sintomas característicos da doença são lentidão nos movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, alterações na fala e na escrita e os típicos tremores nos membros.
Apesar dos avanços médicos, como a causa da doença ainda não foi determinada, não existe cura. Vale lembrar que o Mal de Parkinson é crônico e progressivo, ou seja, vai piorando conforme o tempo passa. Porém não é contagiosa e tão pouco fatal. Com o tratamento adequado, é possível ter os sintomas amenizados.

Sintomas Gerais da doença:




A Fonoaudiologia e o Paciente Parkinsoniano

O paciente parkinsoniano apresenta vários sintomas, mas na visão fonoaudiológica o que é de nossa competência e tratamento são os transtornos da linguagem e distúrbios neuromotores, interferindo na fala, a qual pode se apresentar deficitária durante a articulação dos fonemas e com alterações na fluência, a voz se encontra fraca, trêmula, rouca, com dificuldade de emissão e o funcionamento dos órgaos fonoarticulatórios prejudicados.
Na deglutição as alterações desta função podem estar presentes no quadro sintomático da doença levando a disfagia (dificuldade de deglutição e/ou de alimentação).  Apresentando engasgos e tosses que podem ser antes, durante ou após a deglutição, dificuldade na mastigação dos alimentos ou pigarros, perda de saliva, seu acúmulo ou espessamento. Quando a disfagia é detectada e tratada precocemente, os pacientes recuperam a função da deglutição.




Estas manifestações podem atrapalhar muito a comunicação. Às vezes as pessoas não compreendem a fala do indivíduo com Doença de Parkinson e pedem para repetir o que foi dito, ou às vezes reclamam que a voz está muito "baixa" e que não conseguem compreendê-lo por isso. Existem algumas dicas que podem ajudar a melhorar a comunicação:

• Procure falar alto
Aumente seu volume de voz. A princípio, você pode achar que está falando alto demais ou gritando, quando na verdade você está apenas falando numa intensidade normal a audível. O ouvido se habitua a ouvir numa intensidade reduzida e então no começo pode parecer estranho, mas aos poucos você se acostumará a falar na sua intensidade habitual e as pessoas vão te compreender melhor.

• Procure articular melhor as palavras
Quanto melhor articular as palavras, melhor será a compreensão delas. Uma boa articulação deixa a fala mais clara, aberta e audível.
  
• Velocidade de fala
Cuidado com a velocidade de fala. Falar rápido demais dificulta a articulação e a compreensão das palavras. E falar lento demais pode tornar a fala monótona e desinteressante. Equilibre a velocidade, seja dinâmico!

• Postura adequada
Procure falar de frente para as pessoas, assim, elas poderão compreender melhor a fala. A expressão facial ajuda a transmitir a mensagem. Mantenha a cabeça erguida, sem esticar demais o pescoço; mantenha as costas eretas e os ombros não devem ficar arqueados para a frente. Deixe o corpo livre para se movimentar. Uma postura adequada permite uma boa respiração que é essencial na comunicação.

• Beba muita água
Manter sempre uma boa hidratação ajuda no funcionamento das cordas vocais. Procure beber pelo menos 2 litros de água por dia.

• Evite pigarrear
O ato de pigarrear (ficar raspando a garganta) pode "machucar" as cordas vocais, causando uma irritação. Quando sentir necessidade de pigarrear respire e engula em seguida. A ingestão de água também ajuda a aliviar o pigarro.




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Dicas para os Locutores de Rádio






•Para tornar-se um locutor de sucesso você tem que sentir prazer no que faz. Fazer de verdade, não simplesmente por fazer. Fazer por um objetivo na vida.

•Seja extraordinário e dê o melhor de si.

•Evite corrigir. Tem vezes que o melhor é deixar o erro passar, e se desculpar, ao invés de tentar corrigir e errar novamente. Se você não tem certeza, informe-se primeiro, mas nunca “chute” uma informação. Você nunca deve “achar alguma coisa” quando estiver no ar, tenha sempre certeza do que está falando.

• Concentre-se. Pense bem no que vai falar.

• Leia bastante jornais, revistas e livros.

•Treine a voz. Faça aquecimento vocal.

•Não fuja do seu roteiro.

• Seja você mesmo, nenhuma técnica é mais importante que a sua naturalidade.

• Não chegue em cima da hora. Prepare-se antes.

•Fale num bom volume de voz e no seu tom certo. Fale com bom ritmo, alternando a velocidade da fala para manter aceso o interesse dos ouvintes.

•Tenha um vocabulário adequado ao seu perfil de público.

•Fale com emoção. Demonstre interesse e envolvimento pelo assunto.

•Tenha postura física correta para sua voz sair melhor.

•Dê para a sua fala um início, meio e fim.

•Cuidado com as gaguejadas e com os hãaaaaa…. Isso passa insegurança.

•Não tente decorar sua fala. Faça um roteiro com as principais informações.

•Se der o “branco”, diga aos ouvintes que depois retomará esse assunto. É bom que você sempre tenha sempre um texto de apoio para caso você se perca na explicação.

•Gesticule e faça a expressão facial trabalhar a seu favor. A fisionomia tem que estar relaxada, com um ar natural e descontraída, mesmo que as pessoas não estejam lhe vendo.

•Entenda sobre o que você está falando. Nunca fale sobre algo que não conhece.

•Tenha sempre uma “carta na manga” para improvisar.

•Transmita objetividade, segurança e credibilidade na leitura da informação.

•Marque as palavras que devem ser lidas com ênfase.

•Marque pausas da sua respiração.

•Assinale a pronúncia correta de nomes e lugares.

•“Traduza” números romanos e ordinais.

•Procure “abrasileirar” palavras estrangeiras.

•Leia sem pressa.

•Interprete o texto.

•Respeite o tom da informação.

•Acredite no que está lendo.

•Cuide da dicção, articule bem as palavras, sem comer letras ou sílabas inteiras, nem deixar cair o tom de voz no final das frases.

•Dê um ritmo à leitura.

•Fique a uma boa distância do microfone para evitar a saturação do mesmo e acabar provocando distorção no áudio.

•Leia pelo menos duas vezes o texto antes de ser apresentado no ar.

•Antes de começar, teste e certifique-se que todos os comandos a serem dados à mesa de áudio estão preparados, tais como, músicas, vinhetas ou trilhas.

•Esteja sempre atento para saber se existe alguma novidade na programação, tais como novas músicas, promoções, ou alterações técnicas nos equipamentos do estúdio.

· Beba bastante água nos intervalos para hidratar suas pregas vocais.

· Utilize trava línguas para trabalhar sua dicção.


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Fonoaudiologia e Amamentação


O que a Fonoaudiologia tem haver com a Amamentação?

O Fonoaudiólogo é o profissional que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia na área da comunicação oral e escrita, voz e audição, bem como no aperfeiçoamento dos padrões de fala. Para que haja um bom desenvolvimento e equilíbrio da musculatura oral e consequentemente bom padrão articulatório, é necessária a estimulação desde o nascimento, através do ato de amamentar.




A amamentação correta ajuda no desenvolvimento da fala e amadurecimento da respiração, do ato de engolir e mastigação da criança. Sugar o leito direto no peito também é importante, pois o bebê fortalece os músculos e ossos da região da boca e da cabeça.



Os benefícios da amamentação para o desenvolvimento global do bebê


Guia para orientar a mamãe na hora da amamentação





DICAS PARA O SUCESSO NA AMAMENTAÇÃO

A pega da mama pelo bebê

•O queixo do bebê toca a mama;
•Boca bem aberta;
•Lábio inferior virado para fora;
•Bochechas arredondadas ou achatadas contra a mama;
•Vê-se pouca aréola;
•Vê-se mais aréola acima da boca do bebê do que abaixo dela;
•Durante a mamada, a mama parece arredondada;
•Sucções lentas e profundas: o bebê suga, dá uma pausa e suga novamente;
•A mãe pode ouvir o bebê deglutindo (engolindo).

O posicionamento

•O corpo do bebê próximo ao da mãe;
•Corpo e cabeça do bebê alinhados;
•Queixo do bebê tocando o peito;
•Nádegas do bebê apoiadas;
•A mãe deve segurar o bebê no colo com firmeza.


E vale á pena lembrar que é preciso escolher sempre uma posição confortável para amamentar. Além disso, neste momento, a mãe deve esquecer qualquer outra preocupação que não seja o bem-estar do seu filho: quando a mãe está tranqüila, o leite vaza, pinga, e isto é um excelente sinal!



Você sabia?

O bebê tem a tuba auditiva mais horizontal, mais curta e mais reta do que o adulto. Cuidado com a postura da amamentação, pois esses fatores facilitam a entrada de leite para orelha. A postura da amamentação deve ser sempre com o tronco superior mais alto do que os membros inferiores.


Mamãe os cuidados que você deve ter  com  a sua alimentação, saúde e corpo para proporcionar uma boa amamentação para seu bebê!

·         Beba 2 litros de água por dia, em dias muito quentes beba mais.

·         Tenha uma alimentação balanceada, com quantidade moderada.

·         Evite fumar e consumir bebidas alcoólicas.

·         Faça a higiene das mamas com sabonete neutro, lave as mãos antes de amamentar.

·         Alterne a posição das mamadas.

·         Se estiver com o mamilo sangrando, de mama no outro mamilo, deve-se deixar este seio descansar por 24 horas, pois amamentar com o seio sangrando pode trazer vômito com sangue ao bebê ou fezes escuras. Em casos de rachaduras não interrompa a amamentação, mas busque orientação de um especialista.



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