Audiometria Ocupacional
A finalidade da audiometria,
antes mesmo de ser uma obrigação legal, é avaliar a audição dos trabalhadores
expostos ao ruído no trabalho, com o intuito de se detectar possíveis
alterações e tomar as medidas preventivas cabíveis, evitando assim o
agravamento de perdas auditivas e eventuais conseqüências danosas para a
empresa. Realizo exames admissionais, demissionais e periódicos, retorno ao
trabalho e complemento de periódico. Equipamento portátil (cabine e
audiômetro) o que possibilita a realização das
audiometrias dentro da sua empresa.
Consultoria em audiologia
ocupacional
O objetivo deste trabalho é
investigar os exames audiométricos da empresa, envolvendo: ambiente da
realização, condições dos equipamentos utilizados, competência do examinador,
coerência das respostas obtidas, relação inter-testes de cada empregado e,
principalmente, se atendem aos requisitos previstos em lei.
Gerenciamento audiométrico
É a utilização dos dados
obtidos nas audiometrias para fins de controle do perfil audiométrico de seus
colaboradores. Utilizamos um software para analisar todas as audiometrias dos
funcionários e dessa forma obtemos informações importantes para o controle de
perdas e adoção de medidas necessárias relacionadas à saúde e também o
cumprimento da legislação exigida pelo Ministério do Trabalho.
Com esse serviço é possível
saber exatamente quais são os casos de perdas auditivas sugestivas de serem
relacionadas ao ruído, quais os casos não estão relacionados, se houve
desencadeamento de perda auditiva ou se houve agravamento, por exemplo.
Fornece um levantamento
estatístico de todas as informações relacionadas a audição dos funcionários da
empresa auxiliando o trabalho do médico, e permitindo que medidas adequadas com
relação a legislação e também a saúde de seus funcionários sejam tomadas.
PCA (Programa de Conservação
Auditiva)
Tem como objetivo:
1. Prevenir ou estabilizar as PAO (Perdas
Auditivas Ocupacionais);
2. diagnosticar precocemente os casos de perdas
auditivas ocupacionais, estabelecendo
medidas eficazes de prevenção;
3. preservar a saúde dos trabalhadores;
4. melhorar a qualidade de vida do
trabalhador evitando a surdez e reduzindo os efeitos extra auditivos causados
pela exposição prolongada a níveis elevados de pressão sonora;
5. Reduzir a Insalubridade no ambiente de
trabalho
6. Adotar medidas que conservem o ambiente
de trabalho dentro dos limites de tolerância;
7. Proteger a saúde do trabalhador.
O PCA faz parte integrante do
conjunto mais amplo de iniciativas da empresa na área da saúde dos seus
empregados e é desenvolvido e implantado em acordo com as exigências legais.(NR
7 anexo 1 e NR 9)
Dra. Roberta Pereira - Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ
Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 /ID:14*12367
dra.robertapereira@hotmail.com
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