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quinta-feira, 20 de junho de 2013

Falta de estímulo prejudica o desenvolvimento da linguagem da criança.


Com um ano e meio os bebês já conseguem balbuciar "mama" ou "papa". É assim que acontece com a maioria dos bebês, que deixam os pais em um misto de alegria e ansiedade para ouvir a próxima palavra. Porém, para algumas crianças, essa fase pode demorar bastante para se iniciar, deixando a ansiedade dos pais dar lugar à preocupação. Falar, para nós, é tão natural que é difícil perceber o quanto é complexo esse processo. Imagine você converter movimento em vibrações nas cordas vocais, que produzem sons. Como se não bastasse, você ainda precisa articular muito bem a boca e os lábios, para que esse som saia em forma de palavra. É muito difícil. Quando a criança não é estimulada a falar pelos pais, pode ficar preguiçosa e acaba demorando mais do que o normal. Se os pais dão tudo o que ela quer, ela não sente a necessidade de falar, a partir dos cinco meses de idade, os bebês já começam a emitir alguns sons na tentativa de se comunicar, mas é por volta dos dez meses que eles começam a falar palavras bilabiais, tipo, "ma" e "pa". 



Com um ano, as crianças já falam palavras que são reconhecidas pelos adultos. As meninas, normalmente, começam a falar mais cedo que os meninos. Com dois anos, dois anos e meio, a criança já é capaz de formular pequenas frases e de sair tagarelando por aí. Se chegar a essa fase e o bebê ainda não tentar falar, a mãe já deve notar que há algo errado. Os pais precisam se certificar de que o filho não esteja sofrendo com alguma patologia associada. A surdez, por exemplo, é muito fácil de ser percebida pelos pais. É só notar se o bebê reage aos sons do cotidiano, como uma porta batendo, adulto que fala alto, cachorro latindo.



 Caso os pais, ao levaram a criança a um especialista, descobrirem que não há nenhum problema físico, não tenha dúvida de que o motivo do silêncio está ligado ao psicológico e os próprios pais podem ser, em grande parte, os responsáveis. "O excesso de zelo ou de mimo com a criança pode ser o fator responsável. Um dos exemplos mais claros são aqueles pais que dão tudo que o filho quer assim que ele aponta o dedinho. Não deixam, portanto, espaço para ele falar e pedir. Isso, para a criança, dá a impressão de que a comunicação é desnecessária.
Para essas crianças com "preguiça" de falar, é muito importante o trabalho de um fonoaudiólogo. Ele vai descobrir o que está errado na relação entre pais e filhos e vai indicar a melhor maneira para que os pais estimulem seus filhos, substituindo práticas comuns, por corretas.



A melhor maneira de uma criança aprender a falar é convivendo com um mundo onde todos falam. A melhor maneira dela aprender sobre coisas do mundo é fazendo-a interagir com o ambiente que a cerca. A criança deve conseguir estabelecer relações entre objetos e fatos, construindo assim seu conhecimento a respeito do meio que a cerca. Muitos crêem que o surgimento da linguagem é uma questão de tempo, que se pode esperar até os quatro anos, que depende do amadurecimento etc. Pensamentos como estes levam muitos pais a procurarem tratamento fonoaudiológico tardiamente.



Espera-se que até os dois anos a criança comece a produzir as primeiras palavras. Passada esta idade, ou se sua linguagem estiver aquém do esperado, deve-se procurar um profissional habilitado (o fonoaudiólogo) para confirmar ou descartar a suspeita de atraso. Não se deve deixar o tempo passar para só então encaminhá-la. Sabe-se que quanto mais precoce for a intervenção, maior a probabilidade de superação ou atenuação do problema.



Se o bebê não quer falar, não se afobe, estimule!


Se o bebê está se esforçando bastante para falar, não precisa se assustar. O segredo é continuar incentivando a fala, mas sem exagerar. A seguir, veja como fazer o pequeno se sentir mais seguro:

1.      Abaixe-se até ficar na altura da criança toda vez que for falar com ela. Assim, ela poderá enxergar melhor os seus movimentos de lábio e mandíbula;
2.      Fale sempre a forma correta das palavras;
3.      Se você perceber que ela tem dificuldade para falar certas palavras, tente usá-las com mais frequência quando estiver conversando. Não se esqueça de que a criança aprende por repetição;
4.      Incentive-a a conversar mais quando ela disser alguma palavra. Faça sempre pequenas perguntas enquanto estiver conversando com ela e espere a tentativa de resposta.


Desenvolvimento normal da linguagem

De 0 a 2 meses: o bebê reage ao meio através dos reflexos e os adultos dão significados a esses comportamentos.

De 2 a 8 meses: nesta fase o bebê deixa de reagir e passa a agir sobre o ambiente, aumentando sua atividade exploratória e interessando-se por pessoas e objetos. A compreensão dos comportamentos do bebê se torna mais fácil por parte dos adultos.

De 8 a 12 meses: surge a comunicação intencional, ou seja, a criança compreende que pode usar o outro como meio para satisfazer seus desejos. Porém, utiliza formas de comunicação elementares, como levar a mão do adulto na direção do objeto, olhar para o objeto e para o adulto alternadamente, gritar etc.

De 12 a 18 meses: a criança passa a utilizar gestos convencionais de comunicação, como "jogar beijo", "dar tchau". Nesta idade também surgem as primeiras palavras, que podem ter múltiplas significações; p. ex.: "cachorro" pode significar qualquer animal de quatro patas. As palavras se referem a fatos de situação imediata.

Entre 18 e 24 meses as orações apresentam dois ou três vocábulos; p. ex.: "nenê bola", "qué leite".
Por volta dos 24 meses surge a fala telegráfica, com omissão de elementos como preposições, artigos, pronomes. O vocabulário aumenta e a fala começa a tornar-se mais inteligível.

De 3 a 5 anos: a criança faz uso dos principais tempos verbais. Ocorre um aumento significativo da capacidade de compreensão e expressão e da complexidade gramatical. Nesta fase a linguagem desliga-se progressivamente do imediato.

Após os 5 ou 6 anos, aproximadamente, espera-se que a criança tenha dominado os sons da fala, ou seja, que esta seja produzida corretamente.



Dúvidas? Procure um Fonoaudiólogo.
Nós podemos lhe ajudar!

Dra. Roberta Pereira
Fonoaudióloga - Crfa.10822/RJ

Contatos: 21 2143-3451 Celular: 21 9926-9900
Nextel: 21 7712-4670 / ID:14*12367

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