Uma das principais
preocupações do Fonoaudiólogo é a grande chance que as crianças com diagnóstico
tardio de Transtorno Fonológico têm de apresentar dificuldades no processo de
alfabetização. As alterações observadas na fala podem ser transpostas para a
leitura e a escrita e com isso, afetar o rendimento escolar. Por isso, é muito
importante o diagnóstico e o tratamento precoce.
Dúvidas freqüentes:
até que idade algumas trocas são esperadas?
§ Trocar o Ca por Ta: caiu: “taiu”: até 3 anos;
§ Trocar o Ga por Da: gato: “dato”: até 3 anos;
§ Trocar o Ta por Ga: tatu: “gagu”: até 3 anos e meio;
§ Trocar o R por L: morango: “molango”: 3 anos e meio/4 anos;
§ Trocar o cha pelo sa: “Suva” para chuva: até 4 anos e meio;
§ Omissão de encontros consonantais: blusa: “busa”; prato: “pato”: até 6 anos e meio/ 7anos;
Algumas trocas não fazem parte do desenvolvimento normal e quando acontecerem devemos ficar bem atentos e procurar um Fonoaudiólogo para avaliação. Alguns exemplos:
V por F: “ufa” para uva; “faca” para vaca;
G por Ca: “cato” para gato; “calo” para galo;
B por P: “pola” para bola; “pepê” para bebê;
D por T: “teto” para dedo; “tato” para dado;
Z por S: “cassa” para casa; “assul” para azul;
J por Ch/X: "chanela" para janela;
§ Trocar o Ca por Ta: caiu: “taiu”: até 3 anos;
§ Trocar o Ga por Da: gato: “dato”: até 3 anos;
§ Trocar o Ta por Ga: tatu: “gagu”: até 3 anos e meio;
§ Trocar o R por L: morango: “molango”: 3 anos e meio/4 anos;
§ Trocar o cha pelo sa: “Suva” para chuva: até 4 anos e meio;
§ Omissão de encontros consonantais: blusa: “busa”; prato: “pato”: até 6 anos e meio/ 7anos;
Algumas trocas não fazem parte do desenvolvimento normal e quando acontecerem devemos ficar bem atentos e procurar um Fonoaudiólogo para avaliação. Alguns exemplos:
V por F: “ufa” para uva; “faca” para vaca;
G por Ca: “cato” para gato; “calo” para galo;
B por P: “pola” para bola; “pepê” para bebê;
D por T: “teto” para dedo; “tato” para dado;
Z por S: “cassa” para casa; “assul” para azul;
J por Ch/X: "chanela" para janela;
Estas trocas são conhecidas como ensurdecimentos (são fonemas sonoros que passam a ser produzidos como fonemas surdos, ou seja, a criança deixa de fazer a vibração laríngea). Estas trocas necessitam de intervenção terapêutica e se não forem corrigidas, podem afetar o desempenho escolar (a criança poderá escrever da forma como ela fala).
Falar errado não pode ser “bonitinho” ou “engraçado”. Com o tratamento adequado, é possível superar estas dificuldades.
Texto elaborado por: Dra.Elisabete Giusti
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